Jogar na pressão para jogar sem pressão | FC Porto

FC Porto Cabeçalho

Apesar do golo sofrido – numa primeira parte em que os dragões nem concederam remates à baliza -, pode dizer-se que a pressão exercida pelo FC Porto foi uma pressão ganha. É de referir que, ao intervalo, os portistas até perdiam por 0-1, graças a uma saída rápida de Essende concluída com infortúnio por Pepe. No entanto, apesar de pecarem na finalização e de não terem conseguido impedir a cavalgada do “99” vizelense, os indicadores táticos na pressão foram abonatórios.

Com Evanilson e Francisco Conceição em parelha numa primeira linha e Nico ao meio um pouco mais atrás, a saída pelos centrais com apoio de um dos médios ficou desde logo condicionada. A colocação de Varela como médio mais recuado e Pepê e Galeno a fecharem como médios interiores (formando um losango com Nico) permitiram ao FC Porto fechar todos os espaços interiores.

O único espaço que a turma de Ruben de la Barrera tinha para explorar (e fê-lo no golo marcado) era nas costas do lateral que subia também na pressão, ficando a cobertura desse espaço entregue ao central do respetivo lado (centrais esses que estavam alinhados com a linha de meio-campo, havendo campo aberto para as projeções de Essende e Petrov).

André Villas-Boas Sérgio Conceição FC Porto
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

As costas de Wendell foram as mais exploradas, mas as correções de Sérgio Conceição não tardaram e o lateral brasileiro começou, a meados da primeira parte, a projetar-se menos, passando o FC Porto a ter os laterais mais em linha com os centrais, mas sem nunca recuar a linha ou o bloco em si. As dificuldades do Vizela foram-se acentuando ainda no primeiro tempo e, naturalmente, tudo ficou mais difícil após a expulsão de Lacava.

Fica na retina, no entanto, mais do que o resultado ou as incidências do jogo, a pressão alta portista (imagem de marca da equipa) mais feroz, mais intensa e mais assertiva ainda e moldada ao adversário que estava do outro lado – e recorde-se que o tempo que o FC Porto teve para preparar esta partida foi encurtado pela visita ao Emirates.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Os desenvolvimentos sobre Conrad Harder: AC Milan em negociações com agente e Sporting nesta segunda-feira e já há detalhes sobre o negócio

Continuam as negociações do AC Milan por Conrad Harder. O clube italiano está em conversas com o Sporting e o agente do avançado dinamarquês.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo quer contratar guarda-redes do Fenerbahçe de José Mourinho

O Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo quer contratar Dominik Livakovic. O guarda-redes croata não faz parte dos planos de José Mourinho no Fenerbahçe.

Nuno Espírito Santo reage aos rumores de saída do Nottingham Forest: «Absurdo»

Nuno Espírito Santo afastou o cenário de possível saída do Nottingham Forest. O técnico português garantiu que o seu abandono não está em cima da mesa.

Já há árbitro para o Benfica x Fenerbahçe da Champions League e juiz é de má memória para as águias

Já está definida a equipa de arbitragem para o Benfica x Fenerbahçe, da segunda-mão dos playoffs de acesso à Champions League. Slavko Vincic foi o eleito pela UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Fortaleza de Renato Paiva volta a perder no Brasileirão e São Paulo vence com assistência de Cédric Soares

O Fortaleza de Renato Paiva voltou a perder no Brasileirão, agora frente ao Mirassol. Já o São Paulo venceu com uma assistência de Cédric Soares na partida.

Sporting não muda de ideias em relação a Jota Silva

O Sporting não quer comprar Jota Silva em definitivo e vai avançar para a contratação do jogador somente por empréstimo. Vai haver uma nova ronda negocial com o Nottingham Forest.

Ex-Benfica critica árbitro após derrota frente ao Galatasaray: «Querem ser respeitados e não demonstram respeito»

O ex-Benfica Lionel Carole deixou várias críticas para o árbitro do último encontro entre o Kayserispor e o Galatasaray. O lateral de 34 anos falou após a partida.