📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogar na pressão para jogar sem pressão | FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Apesar do golo sofrido – numa primeira parte em que os dragões nem concederam remates à baliza -, pode dizer-se que a pressão exercida pelo FC Porto foi uma pressão ganha. É de referir que, ao intervalo, os portistas até perdiam por 0-1, graças a uma saída rápida de Essende concluída com infortúnio por Pepe. No entanto, apesar de pecarem na finalização e de não terem conseguido impedir a cavalgada do “99” vizelense, os indicadores táticos na pressão foram abonatórios.

Com Evanilson e Francisco Conceição em parelha numa primeira linha e Nico ao meio um pouco mais atrás, a saída pelos centrais com apoio de um dos médios ficou desde logo condicionada. A colocação de Varela como médio mais recuado e Pepê e Galeno a fecharem como médios interiores (formando um losango com Nico) permitiram ao FC Porto fechar todos os espaços interiores.

O único espaço que a turma de Ruben de la Barrera tinha para explorar (e fê-lo no golo marcado) era nas costas do lateral que subia também na pressão, ficando a cobertura desse espaço entregue ao central do respetivo lado (centrais esses que estavam alinhados com a linha de meio-campo, havendo campo aberto para as projeções de Essende e Petrov).

André Villas-Boas Sérgio Conceição FC Porto
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

As costas de Wendell foram as mais exploradas, mas as correções de Sérgio Conceição não tardaram e o lateral brasileiro começou, a meados da primeira parte, a projetar-se menos, passando o FC Porto a ter os laterais mais em linha com os centrais, mas sem nunca recuar a linha ou o bloco em si. As dificuldades do Vizela foram-se acentuando ainda no primeiro tempo e, naturalmente, tudo ficou mais difícil após a expulsão de Lacava.

Fica na retina, no entanto, mais do que o resultado ou as incidências do jogo, a pressão alta portista (imagem de marca da equipa) mais feroz, mais intensa e mais assertiva ainda e moldada ao adversário que estava do outro lado – e recorde-se que o tempo que o FC Porto teve para preparar esta partida foi encurtado pela visita ao Emirates.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica aumenta série sem perder frente ao Vitória SC na Primeira Liga: última derrota foi em 2012

O Benfica aumentou a sequência de jogos sem perder frente ao Vitória SC. A última derrota das águias frente ao emblema de Guimarães para o campeonato foi em 2012.

José Mourinho responde às queixas de Luís Pinto: «Quando tinha a idade dele dizia mais parvoíces do que aquilo que digo agora»

José Mourinho respondeu às críticas de Luís Pinto sobre a arbitragem do Vitória SC x Benfica. O técnico foi confrontado com as queixas em conferência de imprensa.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Gostava mesmo muito de repetir este jogo, não sei, 7 vezes»

Ian Cathro marcou presença na sala de imprensa, após a goleada do Estoril Praia ao Rio Ave, por 0-4, na 10ª jornada da Primeira Liga.

Benfica tem baixa confirmada para o jogo frente ao Casa Pia

O Benfica já tem uma baixa confirmada para o encontro da próxima jornada: Nicolás Otamendi não joga com o Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho alcança registo positivo ao serviço do Benfica

José Mourinho conseguiu levar o Benfica a mais um jogo sem sofrer golos, depois do triunfo contra o Vitória SC por 3-0.

Luís Pinto furioso: «Enquanto está 11×11 foi mérito do Benfica, depois não há mérito nenhum do Benfica pelo decorrer no jogo»

Luís Pinto fez o rescaldo do Vitória SC x Benfica. O encontro terminou com o triunfo das águias por 3-0.

José Mourinho: «Os primeiros 15 minutos da segunda parte são demolidores»

José Mourinho fez o rescaldo do Vitória SC x Benfica. O encontro terminou com o triunfo das águias.