Lendas do “Universo” Portista: Carlos Resende

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoCarlos Alberto da Rocha Resende, atualmente com 46 anos de idade, foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre. Ao longo da sua carreira sénior, na qual apenas representou dois clubes (o ABC de Braga e o FC Porto) conquistou, pelos azuis e brancos, três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Supertaça de Portugal e três Taças da Liga.

Dono de uma compleição física invejável (1,92m de altura e 95Kg de peso), Carlos Resende foi considerado, no Campeonato Europeu que se disputou na Croácia, em 2000, o melhor lateral esquerdo da competição e foi eleito para o “sete ideal” da mesma, o que diz bem da sua projeção internacional. Chegado ao FC Porto na época 1988/89, para alinhar no campeonato de juniores, o “salto” para a equipa principal foi uma questão de (pouco) tempo. É certo que os títulos não surgiram de imediato, mas após vários anos enquanto vice-campeão (sempre atrás do ABC de Braga), na temporada 1993/94 o FC Porto retomaria o caminho das vitórias, ao conquistar a Taça de Portugal, depois de largos anos sem vencer qualquer prova oficial (desde 1980).

Chegados ao final da época 1993/94, questões ligadas à instabilidade administrativa colocaram dúvidas acerca da continuidade do andebol no clube. Por essa razão, Carlos Resende mudou-se para o ABC de Braga, mas, no ano 2000, acabaria por regressar aos azuis e brancos. Jogando lado a lado com nomes como os de Ricardo Rocha, Rui Rocha, Eduardo Filipe ou Petric, o FC Porto montou a melhor equipa de andebol da história do clube e, assim, foi sem surpresa que entre 2001 e 2004 os títulos de campeão nacional foram surgindo. Em 2006 Carlos Resende acabaria por colocar um ponto final na sua carreira, brilhante tanto ao nível de clubes como da seleção nacional.

Carlos Resende foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre Fonte: Facebook do FC Porto
Carlos Resende foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre
Fonte: Facebook Oficial de Carlos Resende

Com 250 jogos disputados ao serviço da “equipa das quinas”, Resende apontou um impressionante total de 1444 golos. O atleta, que era também estudante de Engenharia Civil, era uma verdadeira máquina de fazer golos, frequentemente fletindo da esquerda para o meio e rematando com força e colocação por cima dos braços dos opositores. O homem que levou o andebol português a um nível nunca antes conseguido (sétimo lugar no Campeonato Europeu de 2000!), portista de coração, regressou a “casa” pouco tempo após o término da sua carreira de jogador, desta feita para ocupar o cargo de treinador. Aí o percurso foi ascendente e, nas três épocas em que esteve “ao leme”, acabaria por conquistar o título de campeão nacional na última, em 2008/09.

Tendo já sido distinguido com a medalha de mérito desportivo e, por duas vezes, com um Dragão de Ouro, Carlos Resende dispensa apresentações para os portistas. O atleta marcou uma época no clube e no andebol nacional e, como tal, é, sem margem para dúvidas, uma das lendas (mais recentes) do “Universo” portista.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Carlos Resende

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli rendido a Diogo Costa: «É o que dá ter um dos melhores guarda-redes do mundo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Vitória SC. Dragões arrancam segunda volta com mais três pontos.

Nuno Borges avança para a 2ª ronda do Open da Austrália após desistência por lesão

Nuno Borges está na próxima fase do Open da Austrália. Tenista português garante apuramento depois da lesão de Felix Auger-Aliassime. 

FC Porto responde a Enzo Barrenechea: «Uma vitória com 𝑚𝑢𝑐𝘩𝑜 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑗𝑜»

O FC Porto respondeu a Enzo Barrenechea. Mucho Trabajo, escreveu a conta dos dragões após a vitória frente ao Vitória SC.

Semana D para o Benfica à vista no negócio por Rafa Silva

O Benfica tem feito avanços nas negociações por Rafa Silva. Objetivo das águias é fechar a contratação do avançado esta semana.

PUB

Mais Artigos Populares

A grande penalidade convertida por Alan Varela que deu a vitória ao FC Porto em Guimarães

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0, em jogo da 18ª. jornada da Primeira Liga. Alan Varela marcou o único golo dos dragões ao minuto 85'.

Luís Pinto: «Perdemos o jogo no detalhe»

Luís Pinto analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques.

Francesco Farioli: «Fizemos 30 pontos em 10 jogos fora»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 18 da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o FC Porto no Estádio D.Afonso Henriques.