📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lendas do “Universo” Portista: Carlos Resende

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoCarlos Alberto da Rocha Resende, atualmente com 46 anos de idade, foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre. Ao longo da sua carreira sénior, na qual apenas representou dois clubes (o ABC de Braga e o FC Porto) conquistou, pelos azuis e brancos, três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Supertaça de Portugal e três Taças da Liga.

Dono de uma compleição física invejável (1,92m de altura e 95Kg de peso), Carlos Resende foi considerado, no Campeonato Europeu que se disputou na Croácia, em 2000, o melhor lateral esquerdo da competição e foi eleito para o “sete ideal” da mesma, o que diz bem da sua projeção internacional. Chegado ao FC Porto na época 1988/89, para alinhar no campeonato de juniores, o “salto” para a equipa principal foi uma questão de (pouco) tempo. É certo que os títulos não surgiram de imediato, mas após vários anos enquanto vice-campeão (sempre atrás do ABC de Braga), na temporada 1993/94 o FC Porto retomaria o caminho das vitórias, ao conquistar a Taça de Portugal, depois de largos anos sem vencer qualquer prova oficial (desde 1980).

Chegados ao final da época 1993/94, questões ligadas à instabilidade administrativa colocaram dúvidas acerca da continuidade do andebol no clube. Por essa razão, Carlos Resende mudou-se para o ABC de Braga, mas, no ano 2000, acabaria por regressar aos azuis e brancos. Jogando lado a lado com nomes como os de Ricardo Rocha, Rui Rocha, Eduardo Filipe ou Petric, o FC Porto montou a melhor equipa de andebol da história do clube e, assim, foi sem surpresa que entre 2001 e 2004 os títulos de campeão nacional foram surgindo. Em 2006 Carlos Resende acabaria por colocar um ponto final na sua carreira, brilhante tanto ao nível de clubes como da seleção nacional.

Carlos Resende foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre Fonte: Facebook do FC Porto
Carlos Resende foi, provavelmente, o melhor andebolista português de sempre
Fonte: Facebook Oficial de Carlos Resende

Com 250 jogos disputados ao serviço da “equipa das quinas”, Resende apontou um impressionante total de 1444 golos. O atleta, que era também estudante de Engenharia Civil, era uma verdadeira máquina de fazer golos, frequentemente fletindo da esquerda para o meio e rematando com força e colocação por cima dos braços dos opositores. O homem que levou o andebol português a um nível nunca antes conseguido (sétimo lugar no Campeonato Europeu de 2000!), portista de coração, regressou a “casa” pouco tempo após o término da sua carreira de jogador, desta feita para ocupar o cargo de treinador. Aí o percurso foi ascendente e, nas três épocas em que esteve “ao leme”, acabaria por conquistar o título de campeão nacional na última, em 2008/09.

Tendo já sido distinguido com a medalha de mérito desportivo e, por duas vezes, com um Dragão de Ouro, Carlos Resende dispensa apresentações para os portistas. O atleta marcou uma época no clube e no andebol nacional e, como tal, é, sem margem para dúvidas, uma das lendas (mais recentes) do “Universo” portista.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Carlos Resende

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.