Mais Brahimi, Mais Desequilíbrio, Mais FC Porto

Neste momento, e com o argelino em campo, o FC Porto consegue combinar dois futebolistas tecnicamente soberbos (Brahimi e Corona) com um verdadeiro pêndulo do momento ofensivo da equipa (Óliver Torres). De um lado, o mexicano encontra-se extremamente confiante e, assim sendo, a sua qualidade técnica encontra-se potenciada a um nível assombroso; do outro lado, e bastando para tal receber a bola no pé, o argelino consegue chamar a si um número significativo de adversários, tal é a sua capacidade que este apresenta para desequilibrar no um para um. No meio, Óliver Torres é o fiel da balança, o ponto de equilíbrio que permite a Corona e Brahimi arriscar nas suas ações ofensivas.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

O atual FC Porto trata-se de uma equipa que reúne em campo futebolistas com grande capacidade técnica e com enorme potencial de desequilíbrio em jogadas individuais. Como tal, se a equipa conseguir circular a bola pacientemente e faze-la chegar em boas condições a Brahimi ou Corona, dois tipos de situação podem ocorrer: 1) o lateral oposto, sem cobertura, enfrenta os extremos do FC Porto no um para um e, provavelmente, criar-se-á desequilíbrio pela capacidade que estes têm em ultrapassar os adversários diretos; 2) a equipa opositora bascula e junta-se para procurar impedir o desequilíbrio individual potencialmente criado pelo extremo do FC Porto; caso o extremo consiga colocar a bola no corredor central, Óliver Torres pode criar desequilíbrios pela colocação da bola, com espaço, no corredor oposto ou entre linhas num dos avançados que surja naquela zona do terreno de jogo.

Longe de ser uma equipa com uma dinâmica coletiva perfeita, Nuno Espírito Santo continua a ter em mãos diamantes em bruto, tanto sob o ponto de vista individual como ao nível do potencial coletivo da equipa. Sendo até há bem pouco tempo uma equipa com pouca capacidade de desequilíbrio no ataque, a entrada de Corona e, sobretudo, de Brahimi na equipa parecem ter constituído o upgrade ofensivo de que o FC Porto tanto necessitava e, até ver, sem que se perdesse o equilíbrio defensivo. E agora, até onde pode ir este FC Porto?

Foto de Capa: FC Porto

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a data de lançamento do Football Manager 2026

O Football Manager 2026 já tem data de lançamento revelada. Jogo vai regressar ao mercado no dia 4 de novembro de 2025, ainda neste ano civil.

Pedro Pimentel assina pelo AVS SAD e segue para o Mirandela por empréstimo

O AVS SAD anunciou a assinatura de um contrato profissional com Pedro Pimentel. Jovem médio segue por empréstimo para o Mirandela.

Eis as contas de Portugal para garantir o apuramento para o Mundial 2026 já em outubro

Portugal pode fechar as contas do apuramento para o Mundial 2026 já em outubro. Para tal, é necessário vencer a Irlanda e a Hungria.

Georgiy Sudakov desiludido com o empate da Ucrânia e a passar momentos complicados devido à guerra: «É psicologicamente difícil»

Georgiy Sudakov foi um dos porta-vozes da Ucrânia depois do empate diante do Azerbaijão. Médio abordou casa destruída por míssil russo em solo ucraniano.

PUB

Mais Artigos Populares

Tondela vai receber 2 milhões de euros com transferência de jogador para a Rússia

Miro está a caminho do Dínamo Makhachkala. Avançado angolano vai deixar o Tondela e rumar à Liga Russa, encontrando-se já a caminho do país.

Eis todos os detalhes e valores da transferência de Luís Maximiano para a Arábia Saudita

Luís Maximiano está a caminho da Arábia Saudita. Guarda-redes português vai trocar o Almería pelo Neom, conjunto recém-promovido.

Era rival de Abel Ferreira e é admirador: «Devia ser uma espécie de Deus no Palmeiras»

Luis Zubeldía, antigo treinador do São Paulo, deixou muitos elogios a Abel Ferreira. Dois treinadores defrontaram-se várias vezes no Brasil no dérbi paulista.