Não o estraguem, por favor

- Advertisement -

É sobretudo prudência o que se pede nas exigências que se vão multiplicar daqui por umas semanas, quando a época começar e a nova coqueluche azul e branca estiver à procura do seu espaço entre os mais velhos.

Podemos olhar para os números e logo reparar nos 33 golos que apontou em 39 partidas realizadas pela equipa de juniores do FC Porto, entre campeonato e youth league, provas que a formação às ordens de Mário Silva venceu de forma brilhante.

As marcas do jovem de 16 anos (completa 17 daqui a cerca de um mês) são verdadeiramente impressionantes, mas não deixam de estar ligadas a um contexto competitivo muito específico. É certo que Fábio Silva sempre esteve um passo à frente dos demais, que é como quem diz, andou sempre um patamar acima e isso serve, essencialmente, para atestar a competência de quem tem muito para dar ao clube e ao futebol português.

Fábio Silva renovou esta semana, até 2022, o contrato que o liga ao FC Porto
Fonte: FC Porto

A realidade que o espera no início do próximo mês (não é oficial, mas tudo indica que seja um dos quatro jovens da formação a fazer a pré época com o plantel principal) é substancialmente diferente daquela a que esteve e está habituado. Que deixe de sonhar acordado quem está à espera que o goleador de 16 anos seja a solução para todos os problemas de eficácia. Fábio Silva vai e tem de ser integrado, naturalmente, de forma progressiva e em contextos favoráveis, que lhe permitam ganhar a confiança necessária para encarar o grande desafio que o espera de maneira tranquila e livre de pressões (desnecessárias).

Não deve ser novidade para o leitor que estamos perante um prodígio de características só comparáveis aos melhores avançados do futebol mundial. Fábio Silva tem presença, movimentação, faro e, acima de tudo, frieza no momento da definição. Um excelente jogo de cabeça e capacidade para atirar à baliza com os dois pés. Isto é tudo o que já sabemos sobre Fábio Silva, em contexto de formação, onde o erro é tolerável uma, duas e três vezes. Aquilo que ainda falta saber é a resposta que o jovem dará no momento em que tiver de suportar o peso de 40 mil nas bancadas e as milhares de objetivas que estiverem apontadas sobre si. E quão mau seria se, à primeira dificuldade, o mundo desabasse sobre os seus ombros.

É o contexto, meus amigos, o contexto…

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Virgínia já tem substituto definido e prepara saída do Sporting

João Virgínia vai deixar o Sporting. Guarda-redes quer somar minutos e avalia as propostas que tem em mãos para o futuro.

A paciência de quem espera, a pressa de quem erra | Sporting 3-1 Alverca

O Sporting recebeu e venceu o Alverca por três bolas a uma, num encontro decidido em cinco minutos de segunda parte que inverteram o padrão das primeiras jornadas.

Jorge Mendes já trabalha para colocar alvo do Benfica no Manchester United

Alejandro Balde é alvo do Manchester United e o jogador autorizou Jorge Mendes a falar com os red devils. Lateral já foi apontado ao Benfica.

Bayern Munique começa a resolver situação de excedentários e, antes de João Palhinha, envia avançado para Espanha por 8 milhões de euros

O Bayern Munique tem três dossiers para resolver no mercado e já tem selado o primeiro. Bryan Zaragoza vai reforçar o Espanyol.

PUB

Mais Artigos Populares

Terem Moffi no Hamburgo: «Quando contei ao meu pai sobre o interesse ele soube imediatamente de que clube eu estava a falar e ficou...

Terem Moffi deixou o Nice e reforçou o Hamburgo neste mercado de verão. Avançado nigeriano prestou declarações.

Eusebio Di Francesco radiante com internacional jovem português: «Podia ter-se distraído com os rumores do mercado. Fez a diferença»

Eusebio Di Francesco fez o rescaldo do triunfo do Lecce sobre o Venezia. Técnico elogiou Olaf Gorter e Tiago Gabriel.

Estrela da Amadora vende SAD por 40 milhões de euros a grupo de investidores alemães que conta com participação de Thomas Muller, Mats Hummels...

O Estrela da Amadora chegou a acordo para vender a SAD a um grupo de investidores alemães. Thomas Muller, Mats Hummels e Yann Sommer são acionistas.