Não o estraguem, por favor

- Advertisement -

É sobretudo prudência o que se pede nas exigências que se vão multiplicar daqui por umas semanas, quando a época começar e a nova coqueluche azul e branca estiver à procura do seu espaço entre os mais velhos.

Podemos olhar para os números e logo reparar nos 33 golos que apontou em 39 partidas realizadas pela equipa de juniores do FC Porto, entre campeonato e youth league, provas que a formação às ordens de Mário Silva venceu de forma brilhante.

As marcas do jovem de 16 anos (completa 17 daqui a cerca de um mês) são verdadeiramente impressionantes, mas não deixam de estar ligadas a um contexto competitivo muito específico. É certo que Fábio Silva sempre esteve um passo à frente dos demais, que é como quem diz, andou sempre um patamar acima e isso serve, essencialmente, para atestar a competência de quem tem muito para dar ao clube e ao futebol português.

Fábio Silva renovou esta semana, até 2022, o contrato que o liga ao FC Porto
Fonte: FC Porto

A realidade que o espera no início do próximo mês (não é oficial, mas tudo indica que seja um dos quatro jovens da formação a fazer a pré época com o plantel principal) é substancialmente diferente daquela a que esteve e está habituado. Que deixe de sonhar acordado quem está à espera que o goleador de 16 anos seja a solução para todos os problemas de eficácia. Fábio Silva vai e tem de ser integrado, naturalmente, de forma progressiva e em contextos favoráveis, que lhe permitam ganhar a confiança necessária para encarar o grande desafio que o espera de maneira tranquila e livre de pressões (desnecessárias).

Não deve ser novidade para o leitor que estamos perante um prodígio de características só comparáveis aos melhores avançados do futebol mundial. Fábio Silva tem presença, movimentação, faro e, acima de tudo, frieza no momento da definição. Um excelente jogo de cabeça e capacidade para atirar à baliza com os dois pés. Isto é tudo o que já sabemos sobre Fábio Silva, em contexto de formação, onde o erro é tolerável uma, duas e três vezes. Aquilo que ainda falta saber é a resposta que o jovem dará no momento em que tiver de suportar o peso de 40 mil nas bancadas e as milhares de objetivas que estiverem apontadas sobre si. E quão mau seria se, à primeira dificuldade, o mundo desabasse sobre os seus ombros.

É o contexto, meus amigos, o contexto…

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Besiktas inicia negociações por guarda-redes da Primeira Liga e esbarra nas exigências de 20 milhões de euros

O Besiktas quer contratar um novo guarda-redes e está de olho em Portugal. Alvo dos turcos custa entre 20 e 25 milhões de euros.

Shakhtar Donetsk aproveita vantagem da 1ª mão, deixa Países Baixos sem equipas na Europa e segue em frente na Conference League

O Shakhtar Donetsk está nas meias-finais da Conference League. Empate contra o AZ Alkmaar permite apuramento.

Friburgo volta a vencer Celta de Vigo e espera por Braga ou Real Bétis na Europa League

O Friburgo é a primeira equipa nas meias-finais da Europa League. Nova vitória contra o Celta de Vigo confirma apuramento.

Eis os 5 destaques da vitória do FC Porto frente ao Igualada

O FC Porto venceu o Igualada. Jogo da 10.ª jornada da Champions League de Hóquei em Patins terminou 5-3.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola destaca ligação entre Pau Víctor e Sergi Altimira, alvo do Sporting: «Velhos amigos que agora são adversários na caça a um sonho...

Sergi Altimira e Pau Víctor jogaram juntos em Espanha. Imprensa espanhola recorda passado da dupla no Sabadell.

Quem é Benjamin Tahirovic, o jovem lançado por José Mourinho, treinado por Francesco Farioli e alvo do FC Porto para o meio-campo?

Benjamin Tahirovic foi associado ao FC Porto. Médio vai ao Mundial 2026, representa o Brondby e foi lançado por José Mourinho.

Real Bétis x Braga: Já são conhecidos os onzes iniciais das duas equipas

O Braga visita o Real Bétis em busca de um lugar nas meias-finais da Europa League. Fica com os onzes oficiais das duas equipas.