O que pode trazer Nico González ao meio-campo do FC Porto

    As inegáveis dificuldades financeiras que o FC Porto atravessa têm atrasado o recrutamento de reforços bem para lá do que Sérgio Conceição desejava. As carências do plantel são evidentes e facilmente identificáveis, no entanto, a capacidade para as resolver é manifestamente insuficiente e quem paga a fatura é, uma vez mais, o treinador portista que vai arrancar mais uma época sem ovos para a sua omelete.

    Enquanto espera (e desespera) por mais um médio, dois laterais (um para cada banda) e, eventualmente, mais um extremo, vai, para já, trabalhando no Olival com dois reforços. Fran Navarro estava apalavrado e chegou a tempo e horas e Nico González que, depois de uma longa espera, lá se converteu mesmo no segundo reforço da época.

    Quem é Nico González e que mais-valias traz ao FC Porto?

    Nico é um médio formado na escola do Barcelona e, como tal, trata bem a bola. É um médio com algumas semelhanças a Sérgio Busquets, salvando-se aqui, naturalmente, as devidas distâncias para aquele que é o melhor médio defensivo construtor da sua geração.

    É um jogador com visão, que gosta de olhar para o jogo de frente e com muita facilidade no passe. À frente da defesa vai, certamente, fazer jogar a equipa e garantir maior velocidade e verticalidade na circulação de bola. Fisicamente é, até, mais robusto do que Busquets e tem maior propensão para os duelos individuais.

    Nico González já treina com a camisola do FC Port.
    Fonte: FC Porto

    Em termos ofensivos, vai acrescentar qualidade na saída de bola, tanto no passe curto como longo, e apresenta, também, boa capacidade de transporte. No entanto, é um jogador sem golo, com pouca chegada à área e sem remate entusiasmante. São, portanto, aspetos para Sérgio Conceição e a sua equipa técnica trabalharem no laboratório do Olival.

    No que diz respeito ao momento defensivo, é forte na ocupação dos espaços e tem bom posicionamento. É intenso e capaz de ir ao choque, embora não sejam essas, de todo, as suas melhores valências. Não é um polvo à imagem de Uribe e não deve ser encarado pelos adeptos como o seu substituto. É um bom complemento para um jogador com essas características e terá sempre que estar bem acompanhado no controlo da zona nevrálgica do terreno para que sobressaiam as suas maiores virtudes. Fala-se da chegada de Alan Varela e acredito que podiam fazer uma boa dupla.

    As suas carências e qualidades estão identificadas, falta saber de que forma se adaptará ao contexto FC Porto. É certo que vem habituado ao contexto de um clube grande, mas sabemos que as realidades em cada clube são distintas e que no FC Porto a exigência é máxima.

    Terá na Supertaça a primeira oportunidade de mostrar serviço, ainda que deva começar o jogo no banco. A época é longa e acredito que o espanhol de 21 anos se revelará de grande utilidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.