Nova época, novos desafios

- Advertisement -

São já poucos os dias que nos separam do início dos trabalhos na Invicta. Apesar da ausência de alguns jogadores, maioritariamente devido às competições internacionais de seleções que decorrem simultaneamente, o primeiro dia do mês de julho ficará marcado pelo reencontro de toda a estrutura azul e branca, com vista à preparação de uma nova época que, ao que tudo indica, trará inúmeros desafios ao FC Porto.

O primeiro desses desafios, inegavelmente um dos mais importantes, será assegurar a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, desafio esse que cada vez mais se aproxima e, consequentemente, exige uma equipa competitiva muito em breve. Com esse objetivo em mente, existe a necessidade de rentabilizar ao máximo os trabalhos de preparação para a época 2019/20, não só por meio de treinos, como também de “jogos amigáveis”.

Para garantir, novamente, a sua presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, o FC Porto precisa de ultrapassar duas eliminatórias
Fonte: FC Porto

Nessa vertente é, a meu ver, fundamental o equilíbrio entre os chamados “jogos a feijões” e os encontros frente a formações de maior qualidade. De pouco valerá enfrentar colossos europeus nesta fase caso as rotinas dentro das quatro linhas não estejam consolidadas. E acaba por ser nesse sentido que os tais “jogos a feijões” acabam por ser importantes: neste tipo de partidas, a equipa consegue colocar mais facilmente em prática as ideias do treinador e instaurar a confiança no seio do grupo. A partir daí, há que almejar novos horizontes, há que se colocar à prova. E, portanto, os encontros frente a equipas espanholas, nomeadamente as formações do Real Bétis, de Sevilha, e do “europeu” Getafe CF, poderão ser bons testes aos comandados de Sérgio Conceição, juntamente com o encontro que ilustrará a apresentação a sócios e adeptos contra o AS Monaco, de Leonardo Jardim.

Apesar da ideia generalizada de que os resultados em jogos de pré-época não são importantes, a verdade é que é imprescindível ter uma equipa já próxima da alta rotação já no carregado mês de agosto: resultados positivos nestes jogos não só poderão catapultar o plantel para níveis de confiança e entrosamento altos, como também poderão deixar os adeptos com um aquele “gostinho” na boca e com o desejo de que os jogos a valer comecem o mais rápido possível.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

CSKA Sofia de Bruno Jordão e FC Sheriff de Miguel Mota garantem passagem à 2.ª eliminatória: Eis os resultados do dia na Europa League

Na segunda mão da 1.ª pré-eliminatória da Europa League, o CSKA Sofia eliminou o Derry City com um triunfo por 2-1 e o FC Sheriff superou o Aluminij por 1-0.

Al Yarmouk de João Mota termina estágio sem derrotas

João Mota fechou o estágio com o Al Yarmouk no Cairo sem derrotas. A equipa orientada pelo português não foi além de um 0-0 com o La Viena.

Sporting: esteve a um passo de sair de Alvalade mas encontra-se bem colocado para manter-se de leão ao peito

Ricardo Mangas esteve perto de sair do Sporting para o Panathinaikos, mas tem deixado uma boa imagem na pré-temporada.

AC Milan: Jorge Mendes propõe português a Ruben Amorim

Jorge Mendes propôs ao AC Milan o nome de Tiago Santos, lateral direito que representa o Lille e que pode trocar de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vive ‘saga’ para garantir ponta de lança: os nomes apontados aos encarnados

O Benfica está no mercado em busca de um novo ponta de lança e já alguns nomes foram apontados neste mercado.

Sporting: Rui Borges recebeu 2 ‘reforços’ esta quinta-feira

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar juntaram-se esta quinta-feira aos restante grupo do Sporting que está a estagiar no Algarve.

Novo reforço à vista na Luz: Jhon Durán volta à mira do Benfica após ter sido apontado ao FC Porto

O Benfica pretende fechar a contratação de um avançado durante a próxima semana e Jhon Durán volta a ser uma forte probabilidade.