Nuno Espírito Santo e a rudimentaridade tática do FC Porto

- Advertisement -

Das (poucas) vezes em que os avançados conseguem vencer estes duelos individuais (sempre extremamente difíceis porque os defesas se encontram posicionados de frente para a bola), a ordem é para procurar os corredores laterais e cruzar a bola para a área, independentemente das condições existentes para que desses cruzamentos possa surgir a criação de verdadeiras oportunidades de golo. A estatística do FC Porto x CD Feirense retrata bem esta realidade: 50 ataques realizados pela equipa azul e branca, dos quais 37 culminaram com cruzamentos para a área (situação incrementada pela ausência de Brahimi da equipa).

Fonte: Facebook oficial de NES
Fonte: FC Porto

Se no momento ofensivo a equipa de Nuno Espírito Santo é “muita luta e pouco cérebro”, defensivamente a realidade também não é muito melhor. Elogia-se muito o FC Porto pelos poucos golos que a equipa sofre; porém, tal resulta mais dos conservadores posicionamentos adotados no momento ofensivo do que da qualidade das dinâmicas coletivas no momento defensivo. Os princípios defensivos apresentados pelo FC Porto são pobres e a equipa, nesta capítulo, vale sobretudo pela qualidade individual (nos duelos que vão travando) dos cinco futebolistas mais recuados (com principal destaque para Danilo, muito importante pela forma como se posiciona e como se antecipa no momento de transição defensiva). Para além disso, o facto de ofensivamente o FC Porto funcionar (quase) sempre numa lógica de “esticar o jogo na frente” faz com que a equipa, quando perde a bola, raramente se encontre particularmente desequilibrada ao nível dos posicionamentos e mantenha sempre muitos jogadores atrás da linha da bola.

Questiona-se muito, atualmente, se Óliver Torres vale os 20 milhões de euros que o FC Porto desembolsou para adquirir o seu passe. Porém, a questão deveria ser outra: é aceitável que o modelo de jogo e a estratégia do FC Porto sejam de tal forma rudimentares que não permitam potenciar a (extraordinária) qualidade de Óliver?

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Disse ao Luis Suárez: A equipa precisa de ti hoje, és muito importante na nossa estratégia»

O Sporting bateu o PSG por 2-1 na Champions League. Rui Borges analisou a vitória leonina em conferência de imprensa.

Rui Borges confirma reforço após vitória histórica do Sporting

Rui Borges revela que Souleymane Faye já assinou contrato com o Sporting. Extremo de 22 anos vai reforçar equipa leonina.

Vitinha analisa derrota contra o Sporting: «Tivemos bastantes ocasiões e não conseguimos concretizar. Está a acontecer muito este ano»

Vitinha analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Marquinhos: «Dar os parabéns ao Sporting porque ganharam com a estratégia deles e aproveitaram as pequenas falhas que tivemos»

Marquinhos analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez e o PSG: de ‘indiferente’ a herói contra os gauleses

Luis Suárez fez os dois golos da vitória do Sporting contra o PSG, num encontro válido pela sétima jornada da Champions League.

Rui Borges: «Não tenho palavras para falar sobre este grupo. Mereceram esta vitória e merecem muito estar na história do Sporting»

Rui Borges analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

Luis Enrique e a derrota frente ao Sporting: «Fomos infinitamente superiores ao rival. Merecíamos ganhar»

Luis Enrique analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.