📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nuno Espírito Santo e a rudimentaridade tática do FC Porto

- Advertisement -

Das (poucas) vezes em que os avançados conseguem vencer estes duelos individuais (sempre extremamente difíceis porque os defesas se encontram posicionados de frente para a bola), a ordem é para procurar os corredores laterais e cruzar a bola para a área, independentemente das condições existentes para que desses cruzamentos possa surgir a criação de verdadeiras oportunidades de golo. A estatística do FC Porto x CD Feirense retrata bem esta realidade: 50 ataques realizados pela equipa azul e branca, dos quais 37 culminaram com cruzamentos para a área (situação incrementada pela ausência de Brahimi da equipa).

Fonte: Facebook oficial de NES
Fonte: FC Porto

Se no momento ofensivo a equipa de Nuno Espírito Santo é “muita luta e pouco cérebro”, defensivamente a realidade também não é muito melhor. Elogia-se muito o FC Porto pelos poucos golos que a equipa sofre; porém, tal resulta mais dos conservadores posicionamentos adotados no momento ofensivo do que da qualidade das dinâmicas coletivas no momento defensivo. Os princípios defensivos apresentados pelo FC Porto são pobres e a equipa, nesta capítulo, vale sobretudo pela qualidade individual (nos duelos que vão travando) dos cinco futebolistas mais recuados (com principal destaque para Danilo, muito importante pela forma como se posiciona e como se antecipa no momento de transição defensiva). Para além disso, o facto de ofensivamente o FC Porto funcionar (quase) sempre numa lógica de “esticar o jogo na frente” faz com que a equipa, quando perde a bola, raramente se encontre particularmente desequilibrada ao nível dos posicionamentos e mantenha sempre muitos jogadores atrás da linha da bola.

Questiona-se muito, atualmente, se Óliver Torres vale os 20 milhões de euros que o FC Porto desembolsou para adquirir o seu passe. Porém, a questão deveria ser outra: é aceitável que o modelo de jogo e a estratégia do FC Porto sejam de tal forma rudimentares que não permitam potenciar a (extraordinária) qualidade de Óliver?

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.