Tudo a postos em Braga para receber o futuro campeão de inverno, Sporting CP ou FC Porto. Após três dias de tempestade no futebol português onde insultos, conferências de imprensa e arbitragens tiveram mais destaque que o desporto em si, espera-se um bom confronto, com emoções à flor da pele e lances que façam as bancadas vibrar de alegria.

O FC Porto vem de uma vitória por 3-1 contra o rival SL Benfica, após um jogo que causou muita polémica devida a alguns lances. O mesmo acontece com os leões, que na quarta-feira passada venceram os arsenalistas nas grandes penalidades com muita polémica à mistura. Posto isto, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol decidiu colocar dois vídeo-árbitros para que todos os lances sejam bem analisados e, consequentemente, bem decididos.

É a segunda vez que leões e dragões se defrontam neste mês. A primeira vez foi a 12 de janeiro, há duas semanas atrás, a contar para o campeonato e acabou com um empate sem golos. Foi um jogo pouco mexido, marcado pelas faltas assinaladas e cartões amarelos mostrados a ambas as equipas. Ao todo foram 42 faltas marcadas, 23 para o Sporting CP e 19 para o FC Porto. Os cartões amarelos foram repartidos e ambas as equipas tiveram quatro para cada lado.

O FC Porto vai tentar conquistar a primeira Taça da Liga do clube
Fonte: FC Porto

Tendo em conta que o jogo de hoje terá obrigatoriamente um vencedor, espera-se que tanto o conjunto de Marcel Keizer como o de Sérgio Conceição entrem a todo o vapor para conquistar a Taça da Liga. De relembrar que os azuis e brancos ainda não conseguiram conquistar este troféu, mas alcançaram duas vezes a final onde perderam frente ao SL Benfica em 2009/2010 (3-0) e contra o SC Braga em 2012/2013 (1-0). Já o Sporting CP tem um único troféu da Taça da Liga no seu museu, conquistado na época passada frente ao Vitória de Setúbal, nas grandes penalidades.

Os dragões provavelmente vão adotar a mesma tática que utilizaram contra o SL Benfica e pressionar alto com os avançados para ganhar a bola à defesa ou meio campo adversário, fazendo com que o Sporting CP troque a bola no setor mais recuado. Contudo, os onzes inicias ainda são uma incógnita. É normal que nos jogos para a Taça da Liga os treinadores deem oportunidade a outros jogadores que não jogam com tanta regularidade visto que a competição não é prioritária para o clube. No boletim clínico dos dragões constam nomes Aboubakar, Maxi Pereira, Danilo Pereira, Marius, João Pedro e Otávio. Quanto ao Sporting CP, Rodrigo Battaglia, Bruno Gaspar e Fredy Montero deverão falhar esta final.

Anúncio Publicitário

A partida começa às 19h45, no Estádio Municipal de Braga, e é de senso comum que numa final não há favoritos. Espera-se uma final tranquila e um jogo que seja um hino ao futebol português, depois de uma semana turbulenta. Quem irá conquistar a Allianz Cup?

Onzes Prováveis:

FC Porto: Fabiano, Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira, Óliver; Marega, Fernando Andrade, Brahimi.

Sporting CP: Renan Ribeiro, Ristovski, Coates, André Pinto, Acuña; Bruno Fernandes, Gudelj, Wendel; Raphinha, Bas Dost, Nani.

FIGURA FC PORTO
Defesa tem estado em grande destaque nos dragões
Fonte: FC Porto

Éder Militão – Joga há seis meses em Portugal, mas parece que conhece o futebol europeu há largos anos. Com apenas 21 anos é seguido por vários tubarões europeus, muito por culpa da qualidade e segurança que dá a qualquer defesa. É também o jogador mais valioso do FC Porto e da Liga NOS.

FIGURA SPORTING CP
O português é uma das peças chave dos leões
Fonte: UEFA

Bruno Fernandes – É atualmente o jogador mais valioso do plantel dos leões, segundo o Transfermarkt, e efetivamente, é uma peça fulcral da equipa. A sua capacidade de remate pode decidir o encontro com um golo surpreendente.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira