📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dez a zero do FC Porto de Conceição ao Benfica de Lage

- Advertisement -

Não raras vezes vemos associado o nome do FC Porto à raça, à determinação, ao “contra tudo, contra todos”. E, clubismos à parte, considero que são características que caem bem à equipa atualmente treinada por Sérgio Conceição, não só pelo hoje, mas por todos os episódios que constituem a sua rica e centenária história.

Bom, mas os tempos são outros. No futebol, já não se ganha no grito, não basta correr mais que o adversário, não basta querer vencer.

A evolução da modalidade fez com que se profissionalizasse todas as suas esferas, desde a técnica até à estratégica e planeamento de jogo.

Algo que não mudou assim tanto, todavia, é a importância da componente mental. Os jogadores precisam de sentir que estão a correr por uma causa, que estão a suar por um objetivo, que estão a sacrificar-se por um bem maior.

E acabou mesmo por ser este o “pormaior” que atualmente coloca o FC Porto com mão e meia no título. Numa disputa onde nenhum dos dois candidatos pode orgulhar-se de ter apresentado um futebol atraente, vistoso, os dragões vencem as águias na esfera mental do jogo, na raça, como se costuma dizer.

Por um lado, Sérgio Conceição, na minha opinião, tem no aspeto mental/motivacional a sua principal qualidade; por outro lado, na Luz, Bruno Lage teve a incapacidade de gerir mentalmente uma equipa em má fase, o seu pecado capital.

O dez a zero do FC Porto de Conceição ao Benfica de Lage. Não raras vezes vemos associado o nome do FC Porto à raça, à determinação
Bruno Lage não foi capaz de segurar o grupo animicamente como Sérgio Conceição
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Outro aspeto: respaldo. Era notório que, a partir do momento em que o Benfica sai derrotado do Estádio do Dragão e não consegue rapidamente dar a volta por cima, Bruno Lage tinha os seus dias contados. Esse facto, querendo ou não, influencia diretamente o rendimento de toda a equipa: por que motivos dariam a vida por um técnico que, a qualquer momento, abandonaria o cargo? Por que motivos iriam os jogadores acreditar no “projeto Lage” quando era notório que poucos dentro do clube acreditavam?

No FC Porto, um cenário diferente. Apesar da enorme contestação que rodeava Sérgio Conceição, Pinto da Costa nunca o deixou cair, nunca deixou de demonstrar que acreditava nele. Partindo desse princípio, os jogadores do FC Porto interpretam um ciclo negativo como pouco mais que isso, enquanto que os jogadores encarnados veem a descrença no seu técnico aumentar a cada dia.

A partir daí, os deuses do futebol fazem o resto. No jogo do Benfica, a bola vai passar ao lado da baliza adversária, vai bater no poste, o guarda-redes adversário fará exibições de outro mundo. No jogo do FC Porto, com uma exibição que, provavelmente, não superará a das águias, a bola lá encontrará um caminho para as redes adversárias.

E assim se escreveu a história daquele que muito provavelmente será o novo campeão português: com pouca técnica, com pouca beleza, com pouca cabeça, mas com muito suor, com muita entrega, com muito coração.

Artigo revisto por Joana Mendes

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sidny Cabral na rota do Benfica: João Nuno confirma que lateral vai falhar Famalicão x Estrela Amadora

Sidny Cabral vai falhar o Famalicão x Estrela Amadora para a Primeira Liga. Lateral cabo-verdiano está a caminho do Benfica.

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa recorda Jorge Costa: «Levá-lo-ei para toda a vida»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto recordou com saudades Jorge Costa.

Diogo Costa e a contratação de Thiago Silva: «Foi uma surpresa, mas é um privilégio tê-lo connosco»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a contratação de Thiago Silva.

Diogo Costa em entrevista: «Nós, portistas, somos diferentes. Acho que dá para ver isso nos jogos»

Diogo Costa deu uma entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre vários temas: desde a renovação aos Aliados.