O FC Porto de Conceição: 4-4-2 e Pressing Alto

    Em organização defensiva, e contrariamente ao que acontecia no FC Porto de Nuno Espírito Santo (em que vencer duelos individuais era o lema), a equipa parece agora mais bem trabalhada coletivamente para retirar espaço ao adversário e, com recurso a um pressing alto com momentos bem definidos de aumento da agressividade, recuperar a bola tão cedo quanto possível. Parece haver uma grande preocupação em que o adversário não tenha bola e, como tal, recupera-la rapidamente parece ser uma das principais ideias de Sérgio Conceição. A partir daí, há que jogar o que o jogo dá: se a equipa opositora se encontra desposicionada a opção passa por sair rápido em transição ofensiva; se não há espaços, a opção passa por guardar a bola e começar a construir desde trás.

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Neste novo FC Porto, e daquilo que foi possível observar nos jogos disputados no México, parece haver três individualidades extremamente importantes: Ricardo Pereira, pela sua capacidade de conduzir para dentro e, como tal, assumir-se como definidor dos lances de transição ofensiva da equipa; Óliver Torres, por ser o homem que mais frequentemente conduz a bola em transição ofensiva e por, igualmente, ser aquele pelos pés de quem quase todos os lances em organização ofensiva passam; e Aboubakar, pela sua capacidade de rutura que acaba por oferecer à equipa soluções diferentes na frente de ataque.

    Ainda é cedo para tirar ilações, mas por enquanto fica do FC Porto de Sérgio Conceição a ideia de se tratar de uma equipa que quer jogar como um “clube grande”: tirando tempo e espaço ao adversário no início da construção, procurando recuperar rapidamente a posse de bola, e procurando chegar ao golo por via de um futebol apoiado mas objetivo. Crê-se que a chegada de dois ou três reforços selecionados tendo em consideração esta ideia de jogo poderia ajudar a tornar o plantel mais equilibrado em alguns setores e mais capaz de traduzir nas quatro linhas as ideias do seu treinador. Por enquanto, a fase é de adaptação e só o tempo dirá até onde pode chegar este FC Porto com Sérgio Conceição ao leme.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.