Publicidade

Florentino Pérez avança para a venda do Real Madrid: Sócios terão de aprovar a decisão em referendo

Dinis Jacob · 1 min

Florentino Pérez avança para a venda do Real Madrid: Sócios terão de aprovar a decisão em referendo

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Após a vitória nas eleições, Florentino Pérez terá de convencer os sócios a votar a favor da venda de uma percentagem do Real Madrid.

No domingo passado, Florentino Pérez celebrou a vitória nas eleições presidenciais do Real Madrid, superando Enrique Riquelme com 65% dos votos. Contudo, a tarefa do presidente ainda não está concluída, pois terá de convencer os sócios a votar a favor da venda de uma percentagem do clube em referendo.

Em novembro de 2025, Florentino Pérez anunciou o plano de convocar tal referendo, mas não providenciou muitos detalhes sobre como funcionará esta venda:

«Continuaremos a ser um clube de sócios, mas devemos criar uma filial na qual os 100 000 sócios do Real Madrid mantenham sempre o controlo absoluto. Nessa base, essa filial poderia simplesmente incorporar uma participação minoritária, por exemplo, de 5% de um ou vários investidores comprometidos a muito longo prazo e dispostos a contribuir com recursos próprios. (…) Vou atribuir a propriedade económica aos 100 000 sócios. Ser adepto do Real Madrid deixará de ser apenas uma questão sentimental; passará a ser também ser proprietário do clube, para toda a vida. Quem comprar 5 % do Real Madrid não vai mandar, mas vai associar-se a uma marca como a nossa».

Os estatutos do clube explicam a percentagem de voto que o presidente necessitará de juntar para o projeto ser aprovado:

«Tendo em conta os objetivos do Real Madrid Club de Fútbol e a sua natureza jurídica, a sua transformação, fusão ou extinção só poderá ocorrer mediante decisão tomada por maioria absoluta dos sócios com direito a voto, num referendo convocado para o efeito pela Assembleia Geral Extraordinária».

Desta forma, os sócios do Real Madrid têm ainda uma decisão de grande peso para o futuro do clube nas mãos.

Florentino Pérez, Real Madrid
Fonte: Real Madrid
Dinis Jacob

Redação Bola na Rede · ver artigos