📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“O livro de Receitas do Chef Pinto da Costa”

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Entre as épocas de 2002 a 2004, o Futebol Clube do Porto viveu anos de glória sob o comando de José Mourinho e pelas mãos do “Special One” passou uma geração de Ouro de craques nacionais como, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Costinha, Maniche e Deco (mais tarde naturalizado português). Foram estes mesmos nomes que fizeram parte do onze da excelente campanha da seleção portuguesa até à final no Euro 2004.

Perante este lote de jogadores nacionais com qualidades ímpares e inigualáveis, os grandes europeus, trataram rapidamente de “despir” o plantel campeão europeu. Primeiro levaram José Mourinho e mais tarde levariam a maior parte das estrelas de maior gabarito. Resultado disso, o FC Porto viria a perder o título nacional em 2004/2005 para o seu maior  rival SL Benfica.
Estava na altura do chef Pinto da Costa pôr mãos à obra!

Numa altura em que o talento em Portugal parecia aparentemente extinto, ou pelo menos não comparável à geração de 2004, Pinto da Costa viu-se obrigado a fazer uma espécie de “safari” pelo continente sul-americano e procurar “matéria-prima” de qualidade para o seu Porto.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

A sua primeira paragem foi a Argentina. Do país sul-americano, o chef trouxe no saco uma fornada recheada de talento e qualidade para a época de 2005/2006 com o objetivo de recuperar o título nacional perdido no ano anterior. Chegam então ao dragão dois argentinos: Lisandro Lopez, que assume desde cedo o estatuto de homem golo, contabilizando um total de 63 golos em 140 partidas e ainda, Lucho Gonzalez, o El Comandante que ainda hoje é um dos maiores ídolos do clube. Estes dois formaram uma dupla quase telepática e mortífera para os seus adversários e isso foi suficiente para os dragões recuperarem o título nacional nessa época.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

Novidades no Mundial 2026: jogos vão ter uma pausa para hidratação em cada parte

A FIFA anunciou que os jogos do Mundial 2026 serão interrompidos por uma pausa para hidratação em cada parte, com a duração de 3 minutos.

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.