📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O onze do FC Porto

- Advertisement -

No centro da defesa encontram-se as duas grandes surpresas e os principais responsáveis, na minha modesta opinião, para o excelente registo defensivo da equipa: Felipe e Marcano. Já aqui abordei, num artigo passado, esta dupla e, como tal, não me vou alongar por aí além. Apenas dizer que têm sido intransponíveis e que têm demonstrado uma enorme complementaridade e cumplicidade. Com estes dois monstros não passa nada.

O posto de lateral esquerdo pertence, incontestavelmente, a Alex Telles. O brasileiro contratado este verão aos turcos do Galatasaray, depois de uma época de empréstimo no Inter de Milão, tem-se apresentado a um nível elevadíssimo. Incansável, tem demonstrado um enorme pulmão a fazer todo o corredor esquerdo do FC Porto. É um lateral de pendor ofensivo mas tem sido, no entanto, a defender que mais me tem surpreendido: sublime. A atacar é forte, tanto em condução e no cruzamento. Ainda assim, pode melhorar na inteligência de jogo e na combinação com os seus colegas pois, por vezes, procura demais o jogo direto (não sei se por indicação do treinador) e raramente procura movimentos interiores, sendo o cruzamento um dos seus vícios mesmo quando não parece ser a melhor opção. Excelente lateral o Porto foi encontrar na Turquia.

No meio campo, no vértice mais recuado, encontra-se o nosso campeão europeu: Danilo. E está a protagonizar uma época verdadeiramente extraordinária. É o patrão do meio campo portista. Dotado de um enorme pulmão, é fundamental quer a defender, com inúmeros roubos de bola e segundas bolas ganhas, e a atacar, por via do transporte de bola, queimando linhas e empurrando a equipa para a frente. Tem sido, igualmente, uma agradável surpresa no capítulo do passe, tanto curto como à distância. No meio campo do Dragão manda Danilo Pereira.

Isto no processo defensivo, porque no ofensivo quem comanda é Óliver Torres, pequeno médio espanhol que, após um inicio de temporada algo inconstante, se vem afirmando como um dos melhores (senão o melhor) jogadores da equipa portista. Joga e faz jogar. Em pés de veludo põe a equipa a trabalhar como se de uma sala de máquinas se tratasse. É uma enciclopédia de bom futebol e pelos seus pés passa todo o processo ofensivo da equipa. E depois, alia a tudo isto uma enorme capacidade defensiva, quer através de uma inteligente ocupação dos espaços ou de inúmeros roubos de bola. Um pequeno grande jogador.

Óliver Torres é indispensável no FC Porto Fonte: FC Porto
Óliver Torres é indispensável no FC Porto
Fonte: FC Porto

Sobre a direita do ataque joga aquele que tem sido o jogador mais excitante, por assim dizer, do FC Porto versão 2016/2017: Jesus Manuel Corona. O mexicano, como se previa, saiu da sombra para a ribalta e deu um salto qualitativo, esta época, para níveis de excelência, tendo-se afirmado como principal extremo da equipa e maior agitador do ataque portista.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.