📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O perigo do abismo, segundo os franceses

- Advertisement -

eternamocidade

A próxima sexta-feira traz ao Estádio do Dragão muito mais do que o início do campeonato 2014-2015. A partida frente ao CS Marítimo é também o início de uma maratona que o FC Porto não pode voltar a perder. Mês e meio depois do arranque da pré-época, são já 13 os reforços anunciados, que, juntamente com a nova equipa técnica, confirmam aquilo que todos esperavam antes do arranque dos trabalhos: que o FC Porto ia mesmo sofrer uma revolução.

Ricardo, Andrés Fernández, Opare, Marcano, Indi, J. Ángel, Casemiro, Rúben Neves, Evandro, Brahimi, Oliver, Tello, Adrián e Sami são os nomes que trazem a mudança anunciada para os lados do Dragão. Mas, mais do que nomes, a pré-temporada mostrou aos adeptos portistas que não se trata apenas da substituição de protagonistas. Com a aposta em Julen Lopetegui, Pinto da Costa quer uma mudança de paradigma e de pensamento nas hostes portistas. Para isso, decidiu apostar num treinador consagrado de seleções jovens mas com um currículo muito baixo no que a clubes diz respeito. A mera nacionalidade de Lopetegui faz regressar a fúria espanhola ao banco do Dragão, depois da má experiência de Victor Fernández. Para os optimistas, a aposta num treinador do país vizinho é comprovativo suficiente para acreditar que estarão de volta os grandes espetáculos de futebol ao Dragão, três anos depois da saída de André Villas-Boas. Para os mais receosos, escaldados da péssima escolha de Paulo Fonseca na última época, a aposta em Lopetegui traz um risco demasiado alto para uma equipa que, tal como já afirmei, não pode voltar a perder esta maratona.

As alterações foram muitas no plantel e sem dúvida que, olhando de forma geral, este melhorou claramente em qualidade e quantidade. É certo que continua a especulação relativamente à posição 6, depois da saída de Fernando. Apesar do empréstimo de Casemiro, proveniente do Real Madrid, e da ascensão do talento Rúben Neves, os adeptos ainda suspiram por Jordy Clasie, um holandês de qualidade inegável e que assentaria que nem uma luva no onze de Lopetegui. O outro grande ponto de interrogação no plantel prende-se com a posição de Jackson Martinez. Com pouco mais de uma semana de treinos e três golos já apontados, o colombiano provou no estágio em Inglaterra que a sua manutenção foi talvez a melhor notícia para a nação portista. Contudo, a saída (incompreensível, na minha opinião) de Ghilas e a não adaptação de Adrián López à posição de ponta-de-lança fazem com que seja necessário que os responsáveis portistas gastem uns euros e façam com que o colombiano tenha concorrência.

A posição ocupada por Jackson Martinez precisa de mais um jogador Fonte: Zerozero/ Catarina Morais
A posição ocupada por Jackson Martinez precisa de mais um jogador
Fonte: Zerozero/ Catarina Morais

Depois de uma temporada onde tudo correu mal, não creio que o FC Porto tivesse outra opção que não fosse apostar forte no mercado. Tanto quanto foi possível ver nos jogos contra Everton e West Bromwich Albion, há reforços de qualidade inegável e cuja entrada no onze parece ser uma questão de tempo, pois Indi, Casemiro, Oliver, Tello e Brahimi ameaçam a titularidade imediata. Fazendo a previsão daquilo que poderá ser o primeiro onze do treinador espanhol, até já se consegue fazer uma equipa em que Quaresma não é titular, em que um jogador de 11 milhões fica no banco e onde um central de quase 10 milhões de euros parece estar destinado à equipa B. Sem dúvida que, apesar de ainda achar que faltam dois reforços aos Dragões, o plantel está mais rico e variado. Para um campeonato de 34 jornadas, a que se devem adicionar mais uma dezena de jogos nas competições europeias e outra dezena para as taças internas, é óbvio que todos terão a sua oportunidade, sem que com isso, ao que tudo indica, a equipa perca qualidade.

Todos os jogadores, com a exceção de Jackson, têm concorrência à altura, e só por isso acredito que na próxima sexta-feira o FC Porto terá tudo para começar da melhor maneira o campeonato nacional. Ainda assim, e porque não sou daqueles que acreditam que o campeonato tem de estar acima de todas as coisas, é, por esta altura, tempo de pensar que nos dias 20 e 26 de agosto o FC Porto terá os primeiros grandes desafios da época. E, sim, porque todo este investimento apenas terá justificação para sócios e adeptos se o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões for conseguido. O terceiro lugar alcançado na última época no campeonato francês faz acreditar que o Lille, com Origi, Salomon Kalou e Mavuba à cabeça, será um osso muito duro de roer para a equipa portista.

Desta forma, os novos jogadores portistas – a grande maioria deles jovens e de qualidade inegável – têm nas próximas duas semanas dois testes decisivos para aferir a capacidade deste FC Porto de escrever, nesta temporada, uma história dourada. Matéria-prima parece não faltar, mas a grande questão é perceber se a revolução feita por Lopetegui poderá ter efeitos tão rápidos quanto se deseja. É que, por mais que os adeptos sonhem com o céu esta época, rapidamente a equipa de “sonho” portista pode descer à terra, o que, tendo em conta o investimento este ano, será o inferno. E porque bons jogadores não fazem uma boa equipa, só a revolução de Lopetegui dará a resposta. E isto porque o perigo do abismo está mesmo aí.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Farense x Benfica dos oitavos de final da Taça de Portugal

É no Algarve que o Farense e o Benfica disputam a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Já são conhecidos os onzes das equipas.

Pirotecnia em Munique leva a penalização e Sporting não poderá vender bilhetes para o jogo contra o Athletic na Champions League

O Sporting foi punido pela UEFA. Leões proibidos de vender bilhetes para o jogo contra o Athletic, última jornada da Champions League.

Alanyaspor de João Pereira e Nuno Lima vence Trabzonspor (0-1) e segue em frente na Taça da Turquia

O golo solitário de Guven Yalcin valeu o apuramento. João Pereira conseguiu uma vitória importante fora de casa frente ao Trabzonspor.

Eis os onzes oficiais do Benfica x PSG que encerra a Champions League Feminina para as águias

O Benfica recebe o PSG na sexta e última jornada da Champions League Feminina. Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Amaral pode rumar aos EUA já em janeiro

Pedro Amaral pode estar de saída do Estoril Praia já em janeiro. O defesa português termina contrato no final da temporada e pode rumar aos EUA.

Galatasaray aponta a defesa do Real Madrid para o marcado de janeiro

O Galatasaray quer aproveitar o final de contrato de Antonio Rudiger com o Real Madrid para garantir um reforço de peso para a defesa.

FC Porto: Luuk de Jong já está nos Países Baixos para ser operado

Luuk de Jong já está nos Países Baixos. Avançado vai ser operado em casa e foi acompanhado por profissional do FC Porto.