O (possível) emagrecimento do Dragão

    DEFESA: Neste momento é, sem dúvida, a posição onde existe “gordura” a mais. Ao todo, entre as linhas laterais e centrais, o FC Porto dispõe de dez opções. Na lateral esquerda, Alex Telles parte em vantagem. Depois de na época anterior ter entrado de imediato no onze e “roubado” o lugar de um Miguel Layun em forma, parece que este ano o cenário adivinha-se o mesmo. Mais atrás na hierarquia e à procura de uma oportunidade surge Rafa Soares que, pela primeira vez, assegura um lugar no plantel principal dos dragões. Na lateral oposta, a “luta” é ainda mais intensa. Com a chegada de Ricardo, Maxi Pereira parece ter sido relegado para segundo plano, passando pelo mesmo tratamento de Layun para com Alex Telles. Apesar de um potencial incrível, Diogo Dalot terá de ficar de fora a ver o “duelo dos Pereira” pela direita do FC Porto. No centro da defesa as dúvidas são bem menos complicadas. Felipe e Marcano serão os titulares indiscutíveis, quanto a Indi e Reyes têm ainda o futuro indefinido.

    Fonte: Bola na Rede
    Fonte: Bola na Rede

    Possíveis cenários: Na defesa são inúmeros os cenários possíveis e todos eles viáveis. Só quatro defesas fazem parte do núcelo duro e têm a continuidade garantida no plantel: Alex Telles, Marcano, Felipe e Ricardo. Quanto a Maxi e Layun podem ser considerados jogadores excedentários, na medida em que acaba por ser um “crime” ter dois jogadores desta qualidade como segunda opção. Layun pode ainda render dinheiro aos cofres do dragão, enquanto a saída de Maxi seria um alívio na folha salarial do plantel. Quanto ao futuro de Rafa e Dalot deverá sempre estar ligado indireta ou diretamente ao FC Porto, seja ao serem cedidos por empréstimo ou ao alinharem na equipa B. Por fim, no centro da defesa pelo menos um dos defesas centrais suplentes (Indi e Reyes) deverá sair. Caso fosse eu a decidir, arriscaria em alternativas um bocado radicais. Nas laterais, poderia ficar apenas Layun como o suplente de Ricardo e Telles aproveitando a sua versatibilidae. No entanto, a minha alternativa para as laterais do dragão, assentaria numa aposta nos laterais da formação. Sou da opinião que Rafa e Dalot podem muito bem assumir o papel de alternativas nas laterais que é no fundo o papel de Maxi e Layun neste momento e são opções low cost. Quanto aos centrais, a mesma solução. Reyes ou Indi, um deles ficava e caso saíssem ambos, podia-se apostar na promoção de Jorge Fernandes e quem sabe, voltaríamos a ter novamente um patrão português na defesa.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...
    Nélson Mota
    Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
    O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.