O que falta jogar…

fc porto cabeçalho

Por mais paradoxal que possa parecer, as perspetivas de sucesso do FC Porto por esta altura, e com menos um ponto do que o líder, são bastante mais otimistas do que no começo do campeonato, quando todas as equipas iniciavam a competição em igualdade pontual. O Benfica começa a claudicar e vive uma fase de declínio da confiança e da qualidade de jogo, e o Porto, ainda que não apresente um nível exibicional alto e constante, tem elevado os níveis anímicos e a equipa parece mais unida do que nunca, sendo certo que, diga-se, esta nunca pareceu desmembrada.

Ainda assim, a jogar a favor dos comandados de Rui Vitória e, por conseguinte, contra os pupilos de Nuno, está o calendário, que se apresenta, até final da Liga NOS, bastante desfavorável para a equipa nortenha. O FC Porto tem, nas 14 jornadas que faltam, um conjunto de jogos substancialmente mais difíceis, sempre numa conjuntura teórica, claro está.

Antes de abordar a qualidade dos oponentes dos dois (por esta altura, únicos) candidatos ao título, importa fazer a distinção entre jogos em casa e fora. Para princípio de conversa, há que referir que enquanto que às Águias faltam jogar 7 jogos na Luz e apenas 7 jogos fora de portas, aos Dragões restam 6 jogos em casa e 8 na condição de visitante. Este dado, por si só, representa uma importante vantagem para o Benfica, não estivesse o Porto a fazer uma prova praticamente imaculada no seu reduto (à exceção do jogo com o Benfica, soma vitórias nas restantes partidas) e um campeonato tremendamente irregular fora de casa (4 vitórias, 4 empates e 1 derrota).

O jogo da Luz é um verdadeiro tudo ou nada Fonte: FC Porto
O jogo da Luz é um verdadeiro tudo ou nada
Fonte: FC Porto

Estas contas ficarão saldadas quando, na próxima jornada, o FC Porto visitar a Cidade Berço para jogar contra o Vitória SC e o Benfica receber o Arouca. Outra vantagem teórica do SLB prende-se com o facto de o embate que resta para disputar entre ambos, referente à jornada 27, vir a ser disputado no Estádio da Luz.

A juntar a tudo isto, considero que as saídas do FC Porto são (mais uma vez importa referir que é tudo num plano teórico) de um grau de dificuldade bastante superior.

Foto de Capa: FC Porto

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Quem são os possíveis adversários para o playoff da Champions League?

O Benfica vai enfrentar o Nice na terceira pré-eliminatória da Champions League. E se ganhar, quem poderá encontrar depois?

Fim de uma era: Son confirma saída do Tottenham e explica motivos

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham neste mercado de verão. Avançado sul-coreano explica motivos para a decisão.

Sporting define alvo para atacar caso Diomande saia neste verão

O Sporting está interessado em Koni De Winter. É a principal alternativa dos leões caso Ousmane Diomande saia neste mercado de verão.

Kika Nazareth regressa aos treinos no Barcelona após grave lesão

Kika Nazareth já regressou aos treinos do Barcelona. Internacional portuguesa sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.