O que falta jogar…

    fc porto cabeçalho

    Por mais paradoxal que possa parecer, as perspetivas de sucesso do FC Porto por esta altura, e com menos um ponto do que o líder, são bastante mais otimistas do que no começo do campeonato, quando todas as equipas iniciavam a competição em igualdade pontual. O Benfica começa a claudicar e vive uma fase de declínio da confiança e da qualidade de jogo, e o Porto, ainda que não apresente um nível exibicional alto e constante, tem elevado os níveis anímicos e a equipa parece mais unida do que nunca, sendo certo que, diga-se, esta nunca pareceu desmembrada.

    Ainda assim, a jogar a favor dos comandados de Rui Vitória e, por conseguinte, contra os pupilos de Nuno, está o calendário, que se apresenta, até final da Liga NOS, bastante desfavorável para a equipa nortenha. O FC Porto tem, nas 14 jornadas que faltam, um conjunto de jogos substancialmente mais difíceis, sempre numa conjuntura teórica, claro está.

    Antes de abordar a qualidade dos oponentes dos dois (por esta altura, únicos) candidatos ao título, importa fazer a distinção entre jogos em casa e fora. Para princípio de conversa, há que referir que enquanto que às Águias faltam jogar 7 jogos na Luz e apenas 7 jogos fora de portas, aos Dragões restam 6 jogos em casa e 8 na condição de visitante. Este dado, por si só, representa uma importante vantagem para o Benfica, não estivesse o Porto a fazer uma prova praticamente imaculada no seu reduto (à exceção do jogo com o Benfica, soma vitórias nas restantes partidas) e um campeonato tremendamente irregular fora de casa (4 vitórias, 4 empates e 1 derrota).

    O jogo da Luz é um verdadeiro tudo ou nada Fonte: FC Porto
    O jogo da Luz é um verdadeiro tudo ou nada
    Fonte: FC Porto

    Estas contas ficarão saldadas quando, na próxima jornada, o FC Porto visitar a Cidade Berço para jogar contra o Vitória SC e o Benfica receber o Arouca. Outra vantagem teórica do SLB prende-se com o facto de o embate que resta para disputar entre ambos, referente à jornada 27, vir a ser disputado no Estádio da Luz.

    A juntar a tudo isto, considero que as saídas do FC Porto são (mais uma vez importa referir que é tudo num plano teórico) de um grau de dificuldade bastante superior.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.