O que falta jogar…

    Vamos, então, percorrer, um a um, os oponentes do FC Porto até à “bandeira de xadrez”. Os azuis e brancos terão de se deslocar, no próximo fim-de-semana, a Guimarães e ao Estádio D. Afonso Henriques (um dos mais complicados do nosso futebol) para defrontar o Vitória SC, que se encontra a realizar um excelente campeonato, sendo, neste momento, o 5.º classificado, a apenas 3 pontos do Sporting, que é 3.º. Após um jogo em casa com o Tondela (que se encontra no penúltimo lugar), segue-se uma visita ao Estádio do Bessa, para defrontar o vizinho Boavista, que é o 11.º classificado e um rival histórico, que está a fazer um campeonato bem acima das expectativas.

    Depois vem mais uma batalha caseira contra o último classificado (o Nacional), antes de uma partida em Arouca (que, após um mau início de campeonato, tem vindo a subir claramente de forma e a trepar posições na tabela classificativa até ao atual 10.º lugar) na 25.ª jornada. A anteceder o clássico e possível jogo do título, frente ao Benfica, há o jogo no Estádio do Dragão, frente ao Vitória FC (que já empatou na Luz) de José Couceiro. Nas últimas 7 jornadas, 4 jogos fora, frente ao Braga (4.º classificado), Chaves (7.º na tabela e carrasco de FC Porto e Sporting na Taça de Portugal), Marítimo (uma das equipas em melhor forma da Liga e que em sua casa bateu o Benfica e empatou com o Sporting) e Moreirense (vencedor da Taça da Liga), intercalados com 3 jogos a disputar na fortaleza do Dragão contra Belenenses, Feirense e Paços de Ferreira.

    De todos os jogos destaco (para além da visita à Luz) os jogos frente a Vitória SC, Arouca, Braga, Chaves e Marítimo como aqueles de maior risco. É, portanto, um calendário com um nível de exigência máxima e sem espaço para distrações.

    Um pequeno fator favorável ao Porto prende-se com o facto de o Benfica ainda ter que se deslocar a Alvalade, sendo que o FC Porto já realizou os seus dois jogos frente à equipa de Jorge Jesus.

    Calendário do SL Benfica: Arouca (casa), SC Braga (fora), Chaves (casa), Feirense (fora), Belenenses (casa), Paços de Ferreira (fora), FC Porto (casa), Moreirense (fora), Marítimo (casa), Sporting (fora), Estoril (casa), Rio Ave (fora), Vitória SC (casa) e Boavista (fora). Diria que Braga, Sporting e Rio Ave são as maiores esperanças dos portistas.

    A receção dos leões ao atual líder pode ajudar o FC Porto Fonte: SL Benfica
    A receção dos leões ao atual líder pode ajudar o FC Porto
    Fonte: SL Benfica

    Relembrar, ainda, que, para além da terrível batalha que se avizinha no Campeonato, há uma eliminatória para a Liga dos Campeões contra a poderosa Juventus de Itália, na qual não se exigem vitórias nem a passagem à ronda seguinte. Exige-se, isso sim, que o Porto seja Porto (passo o pleonasmo) e se apresente a um nível concordante com os pergaminhos de uma equipa de dimensão europeia. Se isso acontecer, estará mais perto de materializar uma possível surpresa.

    Em suma, apesar do bom momento que se vive e de toda a (justificada) confiança que se sente no Reino do Dragão, é fundamental não embandeirar em arco e perceber que nos espera (digo “nos” porque é hora de a família portista se unir) uma guerra feroz pelo primeiro lugar e na qual será necessária a ajuda, o trabalho, a dedicação e a competência de todos (dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos) para que o FC Porto se sagre campeão nacional.

    Foto de Capa: FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.