O que nos resta, então?

    atodososdesportistas

    Empurrar ou saltar mais alto? Eis a questão. Não escrevo só pelo facto de ter acontecido no jogo entre Nacional e Porto, escrevo porque, em menos de uma semana, aconteceram dois lances iguais com o mesmo jogador: Jackson Martinez. Contra o Benfica, Jackson salta (muito) mais alto do que Garay e faz golo limpo; contra o Nacional, Jackson faz exactamente o mesmo e… é falta! Ora, então expliquem-me, os “sobrenaturais” da Física, como é que é possível saltar de mãos em baixo? Mais, parando de recorrer à Física e recorrendo ao futebol puro e duro, como pode ser falta o facto de um jogador saltar, e outro não, e aquele, ao cair, tocar com as mãos nos ombros do adversário? Ponto 1: o jogador que não salta (o do Nacional) foi lá apenas estorvar a acção de Jackson. Ponto 2: mesmo que saltasse, chegaria sempre lá acima já depois (muito depois) do golo. Jackson faz-me lembrar Hulk. Porquê? Porque faz do físico uma das suas armas e é constantemente massacrado com faltas inexistentes por ser mais forte. Enfim, lá foram mais três pontinhos que nos conseguiram tirar. De qualquer maneira, esta época nem o terceiro lugar foge, nem o segundo é alcançável.

    Jackson tem sido injustiçado  Fonte: www.footballtop.ru
    Jackson tem sido injustiçado
    Fonte: www.footballtop.ru

    O que nos resta, então? Muito! As pessoas querem, constantemente, olhar para o Porto e ver um vazio. Um vazio! Mas vejamos: qual a equipa portuguesa, actualmente (actualmente!), com mais títulos na época 2013/2014? É o Porto, com uma Supertaça Cândido de Oliveira. É o título mais importante? Não, de todo. Mas é um título. O que pode ainda o Porto ganhar, sabendo que o campeonato já está entregue (e não, não é um “entregue” de arbitragens)? Liga Europa, Taça de Portugal e aquela “espécie” de taça chamada Taça da Liga, que, ainda que seja apenas “piners”, não deixa de ser uma taç…azinha (que já salvou a época a certos clubes…)! Sendo assim, e desculpem a ousadia, o Porto ainda tem MUITO a ganhar. Esta ainda pode vir a ser uma época de sonho! Quem não trocava um campeonato, que está habituado a ganhar justamente ano após ano, por uma competição europeia, que demonstra o domínio internacional? Claro que queria épocas como as de Mourinho ou Villa-Boas, mas isso sabemos que essas só acontecem numa conjugação de situações brutal (ausência de lesões e castigos, sorte e futebol constante de alto nível)! Não se pode ganhar sempre, não se pode perder eternamente. Este ano trocaram-se os vitoriosos da Liga pelos que têm sido derrotados normalmente (e com justiça, seja a sorte ou não factor determinante).

    Temos, portanto, amanhã um jogo crucial no que toca ao alimento do sonho europeu: frente ao Sevilha! Neste jogo, 99,9% do meu coração é azul e branco mas há 0,1% de mim simpatiza com o Sevilha, cidade onde vivi durante um período de Erasmus no ano passado. Posso garantir que em Sevilha (cujo estádio nos traz memórias muitos boas – Taça UEFA, 2003) teremos um ambiente hostil desde o momento em que os jogadores aterrem até ao momento que o arbitro apite para o final dos 180 minutos, por isso espero que o Porto não sofra golos em casa e leve uma confortável “bagagem” para o jogo da segunda mão (sabendo que será um jogo de 180 minutos, e nunca de 90), à semelhança da eliminatória com os italianos do Nápoles. Espero um Porto aguerrido e com um Quaresma (estupidamente mal atacado por algo que não fez na Madeira) a liderar uma equipa onde os “operários” Defour e Herrera voltem a olear a máquina de transições azul e branca. Resta ainda a “dúvida central”: qual será a dupla escolhida por Luís Castro? Reyes é certo, resta saber o parceiro. Maicon recupera? Mangala recupera? Recuperam os dois? Mesmo que recuperem, é um risco utilizar ambos, pois, vindos de lesão, podem estar com pequenas mazelas físicas (e Reyes parece-me já ter conquistado lugar). Certo é que não joga Abdoulaye, por não estar inscrito. Curiosamente, os golos onde é claramente culpado são sempre precedidos de foras-de-jogo claros não assinalados: o de Slimani contra o Sporting e o de Candeias contra o Nacional. Mas isso não desculpa o facto de ser “jogador de equipa pequena”: joga de forma fantástica em clubes onde é sempre chamado a intervir, mas quando está num clube grande demonstra não ser capaz de manter níveis de concentração suficientes para, das vez que é chamado a intervir, o fazer bem (ao estilo de Roberto, Alan, Pinilla, etc).

    Sevilha traz boas recordações ao FC Porto: em 2003, foi o palco da final da Taça UEFA Fonte: portistasdebancada.blogspot.com
    Sevilha traz boas recordações ao FC Porto: em 2003, foi o palco da final da Taça UEFA
    Fonte: portistasdebancada.blogspot.com

    Para finalizar, gostaria de pedir a toda a comunidade portista solidariedade com o clube e apoio constante. ESTAMOS VIVOS! Percebam que somos muito exigentes e o clube tem sempre respondido à altura! Os jogadores são humanos como nós, os treinadores também. Sei que todos dão o seu melhor porque “aquilo” é o trabalho deles: jogar futebol! Apenas, por vezes, as coisas “não saem”. Se estou desiludido com este Porto? Muito! Se deixarei de o apoiar? Jamais! “Somos Porto”, uma frase muito dita por Vítor Pereira quando o seu clube estava a cinco pontos do Benfica a três jornadas do fim. É isso que digo: SOMOS PORTO! A ambição tem limites, e nós temos de perceber que nem sempre é possível ir para além do sonho. Felizmente, em Portugal somos a antítese dos outros clubes: uns anunciam-se com frequência campeões ainda em Janeiro, outros encomendam e “desencomendam” (ou reservam!) várias vezes estátuas para festejar em três competições diferentes mas, no final, vemos essas mesmas estátuas pintadas em tons de azul e branco, o que anuncia (mais uma vez…) um Porto campeão! “Muitos querem, poucos o conseguem!”. Até para a semana comunidade portista! Abraço!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Gorby Baptiste renova contrato com o Braga até 2028

    O Braga oficializou a renovação do contrato com Gorby Baptiste. O médio francês está ligado aos minhotos há seis temporadas.

    Gabigol com rasgos elogios a Filipe Luís: «O melhor treinador do Brasil. Próximo técnico da Seleção»

    Gabigol despediu-se do Flamengo e prepara-se para um novo desafio. Avançado brasileiro com vários elogios a Filipe Luís.

    Gabigol fala sobre futuro e diz: «Para mim o Benfica é o maior clube de Portugal»

    Gabigol não vai continuar como jogador do Flamengo. O avançado brasileiro falou sobre o futuro e recordou Benfica.

    Imprensa chinesa diz que Ricardo Soares está saída do Beijing Guoan e que vai ser rendido por antigo técnico do Barcelona

    Ricardo Soares vai deixar o Beijing Guoan. O técnico português vai ser rendido por Quique Setién no comando da equipa chinesa.

    Conhecidos os árbitros para o AS Roma x Braga e o St. Gallen x Vitória SC

    O Braga e o Vitória SC vão ter mais um desafio europeu nesta quinta-feira. AS Roma e St. Gallen, respetivamente. Já há árbitros.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.