Atrevo-me a dizer que Tecatito Corona é dos melhores jogadores que já passou pelo Dragão. No entanto, de igual forma também, atrevo-me a dizer que é dos jogadores mais irregulares que já jogou pelo FC Porto.
Contratado ao FC Twente no mercado de verão da época 2015/16, Tecatito demorou a afirmar-se na equipa titular dos azuis e brancos, na altura, comandada por Julen Lopetegui.
Atravessou diferentes momentos de forma e consistência ao longo destas seis épocas, mas, quando está na sua melhor forma, todos sabemos do que Tecatito é capaz. Dono de uma técnica assombrosa, Corona, desde a chegada de Sérgio Conceição, foi dos jogadores que mais progrediu a todos os níveis.

Para além da polivalência que adquiriu, podendo atuar tanto a extremo como a lateral direito, Corona revelou ter uma maturidade de jogo notável, passando a ter conhecimento total do jogo tático dos dragões e das diferentes fases do mesmo. Ver o extremo mexicano jogar é um regalo para os olhos.
Com as exibições de Corona na transata época 2020/21, o adepto portista sabia que, um jogador deste gabarito, não iria ficar muito mais tempo no Dragão. Mas, como todos sabemos, o internacional mexicano não saiu no mercado de verão.
Alguns adeptos ficaram um pouco insatisfeitos com esta possível venda ter falhado, pois é um jogador que está em final de contrato, ou seja, este era o momento certo para obter um bom encaixe financeiro com a sua venda.
Pondo um pouco a parte financeira do clube de lado, creio que é difícil o adepto portista ficar descontente com a sua permanência na equipa. Todos gostamos que os grandes jogadores fiquem na nossa equipa e, Corona, é um craque.
Falta de vontade de estar no clube para Tecatito?
No entanto, o compromisso que o jogador tinha com a equipa desvaneceu completamente, possivelmente, pelo facto de não ter sido vendido no marcado de verão, o que deve ter gerado algum descontentamento do internacional mexicano.
ONDE ANDAS TECATITO? 🔎
🔸 O “desaparecimento” de Tecatito Corona 🇲🇽 em números
🔸 Statscard: os números totais e médias + relevantes na posição, na Liga 20/21 vs nos (poucos) minutos jogados na #LigaBwin 21/22
🔸 mexicano ainda não completou um drible, em 232 minutos na Liga pic.twitter.com/Bvdy1ZhEbR— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 28, 2021
Parece um jogador algo “desleixado”: iniciou a época um pouco acima do peso e ainda não recuperou a sua forma física habitual. Perdeu o protagonismo que tinha na equipa de Conceição, basicamente tornou-se “mais um” – um mero substituto de Luis Díaz, em grande momento de forma, e de Otávio.
Mas não é um jogador para ficar na memória, é presente, está na equipa para jogar.
🚨 Danny Loader foi convocado para o jogo frente ao Boavista. Tecatito e Toni Martinez fora dos convocados. pic.twitter.com/P8L4LjtK5Q
— AZUL E BRANCO É O CORAÇÃO (@somosportocrl) October 30, 2021
Quero acreditar que, aquela magia a que nos habituou, vai voltar, deve-se incentivar e dar confiança a um jogador deste calibre, que pode ser uma peça fulcral ainda nesta época. Para isso, Tecatito Corona, um jogador que sabe bem o que é representar o FC Porto, “tem de mudar o chip” – necessita de estar cá não só de corpo, mas também de alma.