Os 3 pontos antes do Vitória SC x FC Porto | Manchas de suor numa camisola que se quer mais delicada

    FC Porto Cabeçalho

    Pensar em suor, transpiração, garra e luta pode dar lugar a vários destinos na memória. Das longínquas lutas entre gladiadores que faziam as delícias da classe alta na Roma Antiga às trincheiras das guerras que se prolongaram no tempo entre homens que não deviam por lá andar, envolvidos numa teia e manietados por lutas que não eram as deles, são muitos os vestígios menos bons associados a este esforço, muitas vezes inglório, das batalhas infinitas. No futebol português, e em planos muito mais positivos, Vitória SC e FC Porto são duas recordações fáceis ao pensar em suor.

    Curiosamente, ambos os clubes têm sido destaque por outra faceta nesta temporada. O suor continua a manchar as camisolas de Vitória SC e FC Porto. Basta recordar o Dérbi do Minho jogado, como sempre, nos picos da energia ou a partida da Supertaça na qual o Dragão se teve de transformar, momentaneamente, na Fénix que renasce das cinzas. Mas, além deste caráter de odisseia épica, a delicadeza rendilhada num campo onde o futebol e a bola sorriem marca o início dos percursos de Rui Borges e Vítor Bruno que se defrontam este sábado, 21 de setembro, a partir das 18:00.

    3 odds para apostar no Vitória SC x FC Porto na Betclic

    3 aspetos táticos a observar no Vitória SC x FC Porto

    Linha defensiva do Vitória SC: As lesões de Jorge Fernandes e, no último jogo, de Mikel Villanueva, vão obrigar Rui Borges a mexer novamente no eixo da defesa. Toni Borevkovic é destaque desde o início da época, conjugando a dimensão mais técnica com níveis maiores de concentração a fazer balançar a agressividade que vivia de picos, e terá a companhia de Tomás Ribeiro. Desenvolver o central neste sentido – mantendo os argumentos para limpar a saída de bola do Vitória SC, mas aumentando a capacidade nos duelos e posicionamentos defensivos – é uma necessidade que, cumprida, poderá ser ponto de destaque na temporada dos vimaranenses.

    Vitória SC
    Fonte: Filipe OIiveira / Bola na Rede

    Dinâmica do corredor esquerdo do FC Porto: Diante do Farense o FC Porto fez balançar o jogo pelo lado esquerdo que concentrou Francisco Moura e Wenderson Galeno além dos movimentos de dentro para fora de Pepê e as ocasionais participações de Nico González na base da jogada e em apoio de Danny Namaso. As características mais disruptivas e de procura da linha de fundo do lateral e do extremo obrigam a uma alternância não necessariamente dos movimentos, mas das posições, com um jogador mais por dentro e o outro a poder replicar a ação numa posição mais aberta. Garantir este equilíbrio é a missão de Vítor Bruno.

    Wenderson Galeno FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Duelo pela posse de bola: Tanto o Vitória SC, concentrando vários médios com toque de bola e capacidade de jogar um futebol mais apoiado e combinativo, como o FC Porto, acumulando jogadores por dentro e reduzindo o tamanho do campo (pelo posicionamento alto da linha defensiva) querem ter bola. À partida os dragões partem à frente nesta luta, mas o jogo terá momentos de ligeiro ascendente de ambas equipas que serão marcados pela luta pela bola e pelo critério nas ações com esta. Os vimaranenses deram uma lição neste sentido ao Braga e parecem mais confortáveis num cenário destes do que o FC Porto, menos habituado a jogar sem bola.

    3 registos que a história nos dá

    1. Vitória SC e FC Porto partilham o segundo lugar com o mesmo número de pontos: 12.
    2. O FC Porto venceu os últimos sete jogos disputados no terreno do Vitória SC e não perdeu nenhum dos últimos 10 no D. Afonso Henriques.
    3. Na última temporada Vitória SC e FC Porto defrontaram-se por quatro vezes: os dragões venceram três jogos e os vimaranenses um.

    3 jogadores a ter em conta no Vitória SC x FC Porto

    Nélson Oliveira Vitória SC
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Nélson Oliveira: Não entra nas categorias associadas a revelação porque, aos 33 anos, o avançado português é tudo menos um desconhecido, mas é uma das boas surpresas desta edição da Liga Betclic. Suceder a Jota Silva não era fácil, mas o sistema de Rui Borges dividiu responsabilidades e deu a avançado o contexto ideal para brilhar, jogando como referência mais central no choque com os defesas e com liberdade para baixar em apoio e romper pelos corredores.

    Nico González FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Nico González: É a figura maior do FC Porto nesta temporada. O médio espanhol baixou no terreno no último jogo e deve fazer a temporada entre o papel de terceiro médio, mais alto no terreno, e de criativo no duplo pivô. O importante, e já identificado por Vítor Bruno, é garantir que o espanhol está perto da bola, fazendo o jogo circular e gerindo os ritmos.

    Samu Omorodion FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Samu Omorodion: O momento apoteótico diante do Farense, na estreia perante um Dragão a revelar os primeiros sintomas de ansiedade, foi pano de fundo perfeito para o espanhol marcar o primeiro golo pelo FC Porto. Não demorará para agarrar a titularidade e oferecer características mais indicadas ao modelo de jogo do FC Porto, com maior agressividade nos movimentos (atacando as costas da linha defensiva em diagonais mais curtas ou mais longas) e sentido de baliza.

    3 equipas em campo

    Onzes prováveis

    Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro, João Mendes; Tomás Handel, Tiago Silva, Nuno Santos; Kaio César, João Mendes, Nélson Oliveira.

    FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Francisco Moura; Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González; Iván Jaime, Wenderson Galeno, Samu Omorodion.

    Fábio Veríssimo árbitro
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Arbitragem:

    • Árbitro: Fábio Veríssimo
    • Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
    • 4.º árbitro: Bruno Vieira
    • VAR: Fábio Melo
    • AVAR: Sérgio Jesus

    REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

    Betclic banner

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Espírito Santo assume: «Temos de perceber que estamos numa luta que ninguém esperava»

    Nuno Espírito Santo falou da vitória do Nottingham Forest frente ao Tottenham e assumiu que a equipa está a lutar por objetivos que não esperava no início da época.

    Galatasaray quer regresso de jogador que vendeu por 30 milhões de euros: Antigo alvo do Sporting

    O Galatasaray está interessado numa possível contratação de Sacha Boey. Lateral-direito pode ser vendido pelo Bayern Munique no verão.

    João Pereira elogia jogadores do Alanyaspor após primeira vitória e avisa: «Vai ser muito difícil até ao final»

    João Pereira analisou a sua primeira vitória como treinador do Alanyaspor. O técnico português deixou muitos elogios para os seus jogadores.

    Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo pode oferecer 30 milhões de euros por alvo de Ruben Amorim

    O Nottingham Forest está interessado em contratar Assane Diao ao Como 1907. Dispostos a oferecer 30 milhões de euros.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Leipzig define preço de internacional alemão: Tem sonho de jogar em Inglaterra

    David Raum está a pensar no futuro e gostaria de jogar um dia em Inglaterra. Leipzig avalia-o em 35 a 40 milhões de euros.

    Julian Brandt pode trocar de clube na Bundesliga

    O Werder Bremen está interessado numa possível contratação de Julian Brandt. Médio alemão considera saída do Borussia Dortmund.

    Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo afunda Tottenham e sobe ao terceiro lugar da Premier League

    O Nottingham Forest voltou aos triunfos na Premier League. A equipa de Nuno Espírito Santo bateu o Tottenham por 2-0.

    Real Betis bate Girona por 3-1 e aproxima-se dos lugares de Champions League

    O Real Betis derrotou o Girona por 3-1, na jornada 32 da La Liga. A equipa de Manuel Pellegrini está mais próxima dos lugares de Champions League.

    Manchester City tem trunfo na manga para contratar Diogo Costa

    O Manchester City está interessado numa possível contratação de Diogo Costa ao FC Porto. Jorge Mendes pode estar envolvido.

    Vágner regressa ao Brasil para jogar no Operário Ferroviário

    Vágner, ex-guarda-redes do Estoril, Boavista, Nacional e Torreense, foi anunciado como reforço do Operário Ferroviário. O experiente guarda-redes vai jogar na segunda divisão do Brasil.

    Kevin Volland, internacional alemão, regressa ao 1860 Munique

    Kevin Volland vai regressar ao 1860 Munique. Avançado de 32 anos assinou um contrato válido a partir da próxima temporada.

    Al Muharraq de Nandinho soma nova vitória no campeonato do Bahrain

    O Al Muharraq orientado por Nandinho voltou a vencer no Bahrain. A equipa do técnico português bateu o Al Najma por 2-0.

    Inter Milão garante acordo verbal com avançado brasileiro até junho de 2030

    O Inter Milão já chegou a um entendimento com o avançado brasileiro Luis Henrique, que está ao serviço do Olympique Marselha.

    Al Ittihad vence Al Ettifaq com golo de Danilo Pereira e volta a alargar distância para o Al Hilal de Jorge Jesus

    O Al Ittihad derrotou o Al Ettifaq por 3-2, na jornada 29 da liga da Arábia Saudita, e aumentou distância para o Al Hilal de Jorge Jesus.