Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco: Jorge Costa

fc porto cabeçalho

A sua passagem pelo FC Porto trouxe-lhe uma alcunha que todos reconhecem: o Bicho. Conhecido pela sua raça no centro da defesa, esteve ao serviço da equipa em algumas das suas mais importantes conquistas internacionais, foi capitão, o eterno número 2. Jorge Costa é um dos jogadores que mais vezes vestiram de azul e branco, ocupando a oitava posição numa lista de dez e somando 383 jogos realizados pelos dragões.

Recordar momentos importantes do FC Porto sem falar de Jorge Costa é uma tarefa complicada. Começou o seu percurso ao serviço dos azuis e brancos ainda nas camadas jovens, fazendo a sua estreia como sénior na época de 1990/91. No entanto, esteve duas vezes emprestado, começando a integrar o plantel principal da equipa em 1992. Daí para a frente, seguiram-se dez anos, sem interrupções, a vestir de dragão ao peito. Nas suas 14 épocas no FC Porto, esteve apenas meio ano fora, em 2002, mas voltou aquando da chegada de José Mourinho, a tempo de ajudar o plantel a partir à conquista da Europa.

“Não queria sair do FC Porto. Nunca quis. Não era o dinheiro que me movia, não tinha espírito de emigrante”

Os anos de 2003 e 2004 marcaram um dos momentos mais altos da história dos dragões e era Jorge Costa quem assumia o leme da equipa, envergando a braçadeira de capitão. Aliás, ao serviço daquele que considera ser o seu clube do coração, ficou conhecido como o “capitão dos títulos”. Com José Mourinho no comando técnico, o FC Porto conquistou, nessa altura, a Europa. Primeiro com a Taça UEFA, em 2003 e, no ano seguinte, com a Liga dos Campeões, na inesquecível final de Gelsenkirchen. Ainda em 2004, mas já às ordens de Co Adriaanse, foi conquistada a Taça Intercontinental, frente ao Once Caldas, num jogo que só foi desempatado através de grandes penalidades. A juntar a estes, Jorge Costa tem ainda oito títulos de campeão nacional, cinco taças de Portugal conquistadas e quatro supertaças.

Conquista da Taça Intercontinental, em 2004, frente ao Once Caldas. Fonte: FC Porto
Conquista da Taça Intercontinental, em 2004, frente ao Once Caldas.
Fonte: FC Porto

A raça e carisma do central, sempre disposto a deixar tudo em campo, são aspectos que quem o viu jogar não esquecerá. E quem não viu, certamente irá ouvir falar! Titular numa equipa que conquistou tudo o que havia para conquistar, nos já referidos anos de 2003 e 2004, é um dos nomes que rapidamente vem à memória quando se invoca o “jogar à Porto”. Recordado pelos azuis e brancos como um dos “grandes pilares defensivos”, deixou na memória alguns momentos intensos, fruto da sua vontade de dar tudo pela equipa. Um deles, devido à insatisfação por uma substituição, a um minuto do intervalo, num jogo frente ao Vitória FC, em que foi “acusado” de atirar a braçadeira de capitão para o chão.

“Não atirei a braçadeira para o chão. Atirei para o Capucho, ela caiu ao chão. Não queria sair. Estava revoltado com a substituição”

Depois de 14 épocas na invicta, acabou por terminar a sua carreira enquanto futebolista ao serviço dos belgas do Royal Standard Liège, para onde rumou depois de deixar de ser opção para Co Adriaanse e onde se juntou a Sérgio Conceição, seu ex-companheiro. Actualmente, permanece ligado ao mundo de futebol, assumindo a posição de treinador. Numa clara mostra de que o “bichinho” pela modalidade permanece activo, começou enquanto adjunto do Sporting Clube de Braga, em 2006, tendo como último clube o FC Arouca, com o qual rescindiu em Setembro deste ano.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mauro Xavier contra adeptos do Benfica: «Quem põe o Benfica em risco não pode continuar a ter lugar no nosso clube»

Mauro Xavier admitiu que os adeptos do Benfica que fazem uso da pirotecnia deveriam ser castigados pela direção do clube.

Renato Sanches sai do Benfica: como foram os últimos anos do internacional português?

Renato Sanches viu o empréstimo ao Benfica ser terminado. O internacional português está assim de regresso ao PSG.

Foi flop no FC Porto e pode ser reforço de equipa da La Liga

José Campaña passou sem sucesso pelo FC Porto em 2014/15. O médio está livre no mercado, mas pode acabar por assinar pelo Levante.

Allan Saint-Maximin e a passagem pelo Fenerbahçe: «Tentaram até dopar-me»

Allan Saint-Maximin esteve emprestado ao Fenerbahçe na última temporada, mas a sua passagem por Istambul não correu da melhor maneira.

PUB

Mais Artigos Populares

Ángel Di María já se encontra na Argentina

Ángel Di María foi confirmado como reforço do Rosario Central. O extremo deixou assim o Benfica depois de duas temporadas.

Inter Miami procura renovar contrato com Lionel Messi

O Inter Miami quer renovar o contrato de Lionel Messi. O jogador finaliza o seu vínculo com os americanos em dezembro de 2025.

Al Nassr quer contratar jogador do Real Madrid e Cristiano Ronaldo já aprovou contratação

O Al Nassr tem a contratação de Rodrygo como prioridade no mercado. Cristiano Ronaldo já aprovou extremo brasileiro.