Anterior1 de 11Próximo

fc porto cabeçalho

Desde o princípio da época que o FC Porto tem vindo a apresentar uma qualidade futebolística bastante irregular. Tem vindo a alternar jogos bastante satisfatórios com exibições muito pobres. As consequências dessa irregularidade exibicional foram nefastas para o clube, tendo sido eliminado de forma precoce das duas taças nacionais (Taça de Portugal e Taça da Liga). No entanto, há um fator que tem sido decisivo para que o FC Porto se mantenha bem vivo na luta pelo título de campeão nacional e que lhe permitiu ultrapassar a fase de grupos da mais importante competição de clubes do mundo (Liga dos Campeões) mesmo sem o brilhantismo esperado e exigido dada a teórica facilidade do grupo no qual estava inserido. Falo da consistência defensiva que a equipa tem apresentado. Tem sido a chave e o pilar do sucesso do clube, tal como se comprovou no passado sábado, e será fator determinante numa possível conquista no final da temporada.

Por esta razão, e porque o FC Porto sempre foi uma das melhores escolas de centrais a nível europeu (tanto a formar jovens portugueses, como a moldar estrangeiros contratados), considero pertinente elaborar um Top 10 de jogadores que desempenharam essa função ao serviço do clube. Para uma melhor avaliação e apreciação dos jogadores decidi incluir apenas jogadores que tenham representado o FC Porto no presente século e, como tal, algumas lendas como, por exemplo, Aloísio (estrangeiro com mais jogos pelo clube) não estarão presentes na lista.

Anterior1 de 11Próximo

Comentários

Artigo anteriorOs 10 grandes jogadores formados fora dos 3 Grandes
Próximo artigoFalta eficácia ofensiva aos médios e extremos do Sporting?
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.