Os treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Bobby Robson

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoChegou ao FC Porto vindo de um dos rivais de Lisboa, o Sporting CP, a meio da época de 1993/1994. Desde logo implementou mudanças na equipa, alterando o estilo de jogo definido pelo antigo treinador, levando-a à conquista da Taça de Portugal no final do ano. Bobby Robson foi um dos treinadores mais emblemáticos de sempre e um dos que mais vezes orientou o FC Porto.

A liderar os destinos azuis e brancos desde o banco de suplentes, corria o ano de 1993, estava Tomislav Ivic. A praticar um futebol defensivo, a equipa seguia no campeonato atrasada em relação aos rivais, com as exibições e os resultados a não convencerem. Até que, em Janeiro de 1994, a meio da época, Bobby Robson deixa o Sporting CP e ruma às Antas. As diferenças no futebol praticado e nos resultados não tardaram a aparecer, com o técnico a privilegiar um sistema mais ofensivo e as goleadas a serem frequentes. A primeira conquista do treinador inglês ao serviço dos dragões apareceu no final do ano e, curiosamente, frente à formação de Alvalade: a Taça de Portugal. Ainda assim, uma das principais proezas do FC Porto de Bobby Robson, durante os seus primeiros tempos no clube, foi a goleada imposta ao Werder Bremen, na Alemanha, por 0-5, a contar para os quartos de final da Liga dos Campeões. A vitória valeu a passagem às meias finais da competição, tendo sido depois o FC Barcelona a deitar por terra as ambições portuguesas.

Bobby Robson marcou o início da construção do Pentacampeonato Fonte: paixaopeloporto.blogspot.pt
Bobby Robson marcou o início da construção do Pentacampeonato
Fonte: paixaopeloporto.blogspot.pt

Os dois anos e meio do técnico passados no Porto marcaram o início da construção de um dos maiores feitos do clube: o pentacampeonato. Foi com Bobby Robson que o percurso começou, com o FC Porto a sagrar-se bicampeão nacional, sob as suas ordens, em 1994/1995 e 1995/1996. No primeiro ano, ficou o registo de 73 golos marcados e apenas uma derrota consentida, frente ao CS Marítimo e, no segundo ano, a marca dos golos marcados passou para os 84, com uma média acima dos três golos por jogo, nas partidas disputadas em casa. Para além da conqusita do bicampeonato e da Taça de Portugal, o inglês conquistou ainda duas Supertaças, ambas frente a outro rival de Lisboa, desta vez o SL Benfica.

No seu currículo, e a contribuir para ser aclamado com um dos melhores treinadores do mundo, contam-se passagens pela selecção inglesa, com a qual chegou às meias finais do Mundial de 1990, a permanência de 13 anos ao serviço do Ipswich Town FC, onde conquistou uma Taça da Liga Inglesa e uma Taça UEFA e a representação de emblemas como o PSV Eindhoven, Sporting CP, FC Porto e FC Barcelona. Bobby Robson faleceu em 2009, depois de ter perdido uma luta contra um cancro nos pulmões, aos 76 anos de idade.

Foto de Capa: https://bibo-porto-carago.blogspot.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

 

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting garante regresso de ala para 2026/27

Rúben Teixeira vai realizar a próxima temporada na equipa do Sporting, depois de ter estado emprestado aos Leões de Porto Salvo.

Sporting: saída de 2 jogadores sonantes para fechar ainda esta semana

O Sporting tenciona vender ainda durante esta semana Ousmane Diomande e Pedro Gonçalves. Os jogadores vão abandonar o projeto.

Oskar Pietuszewski está seguro no FC Porto: não há contactos pelo extremo

Oskar Pietuszewski foi recentemente associado ao Borussia Dortmund, mas não existiu qualquer contacto do emblema alemão.

Jurgen Klopp é o novo selecionador da Alemanha e define objetivo: «Uma equipa que reúna as pessoas do nosso país com total convicção»

Jurgen Klopp foi apresentado como novo selecionador da Alemanha. Técnico rubricou um contrato válido até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Franclim Carvalho empata com Vitória e garante subida ao top-10 do Brasileirão

O Botafogo de Franclim Carvalho empatou por 0-0 contra o Vitória. Jogo da quarta jornada do Brasileirão estava em atraso.

Para ter em atenção em 2026/27? Castellón pesca na Liga 3 por 60 mil euros

O Castellón confirmou que David Nzanza é reforço da equipa principal, sendo comprado ao Leça por 60 mil euros.

Miguel Veloso é o novo treinador sub-20 do Pisa

O Pisa anunciou a contratação de Miguel Veloso para treinador. O antigo internacional português vai orientar a equipa primavera.