Os treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Bobby Robson

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoChegou ao FC Porto vindo de um dos rivais de Lisboa, o Sporting CP, a meio da época de 1993/1994. Desde logo implementou mudanças na equipa, alterando o estilo de jogo definido pelo antigo treinador, levando-a à conquista da Taça de Portugal no final do ano. Bobby Robson foi um dos treinadores mais emblemáticos de sempre e um dos que mais vezes orientou o FC Porto.

A liderar os destinos azuis e brancos desde o banco de suplentes, corria o ano de 1993, estava Tomislav Ivic. A praticar um futebol defensivo, a equipa seguia no campeonato atrasada em relação aos rivais, com as exibições e os resultados a não convencerem. Até que, em Janeiro de 1994, a meio da época, Bobby Robson deixa o Sporting CP e ruma às Antas. As diferenças no futebol praticado e nos resultados não tardaram a aparecer, com o técnico a privilegiar um sistema mais ofensivo e as goleadas a serem frequentes. A primeira conquista do treinador inglês ao serviço dos dragões apareceu no final do ano e, curiosamente, frente à formação de Alvalade: a Taça de Portugal. Ainda assim, uma das principais proezas do FC Porto de Bobby Robson, durante os seus primeiros tempos no clube, foi a goleada imposta ao Werder Bremen, na Alemanha, por 0-5, a contar para os quartos de final da Liga dos Campeões. A vitória valeu a passagem às meias finais da competição, tendo sido depois o FC Barcelona a deitar por terra as ambições portuguesas.

Bobby Robson marcou o início da construção do Pentacampeonato Fonte: paixaopeloporto.blogspot.pt
Bobby Robson marcou o início da construção do Pentacampeonato
Fonte: paixaopeloporto.blogspot.pt

Os dois anos e meio do técnico passados no Porto marcaram o início da construção de um dos maiores feitos do clube: o pentacampeonato. Foi com Bobby Robson que o percurso começou, com o FC Porto a sagrar-se bicampeão nacional, sob as suas ordens, em 1994/1995 e 1995/1996. No primeiro ano, ficou o registo de 73 golos marcados e apenas uma derrota consentida, frente ao CS Marítimo e, no segundo ano, a marca dos golos marcados passou para os 84, com uma média acima dos três golos por jogo, nas partidas disputadas em casa. Para além da conqusita do bicampeonato e da Taça de Portugal, o inglês conquistou ainda duas Supertaças, ambas frente a outro rival de Lisboa, desta vez o SL Benfica.

No seu currículo, e a contribuir para ser aclamado com um dos melhores treinadores do mundo, contam-se passagens pela selecção inglesa, com a qual chegou às meias finais do Mundial de 1990, a permanência de 13 anos ao serviço do Ipswich Town FC, onde conquistou uma Taça da Liga Inglesa e uma Taça UEFA e a representação de emblemas como o PSV Eindhoven, Sporting CP, FC Porto e FC Barcelona. Bobby Robson faleceu em 2009, depois de ter perdido uma luta contra um cancro nos pulmões, aos 76 anos de idade.

Foto de Capa: https://bibo-porto-carago.blogspot.pt

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

 

Joana Quintas
Joana Quintashttp://www.bolanarede.pt
O gosto pela escrita e a paixão pelo desporto, particularmente pelo futebol, tornaram claro que o jornalismo desportivo seria o caminho a seguir. A Joana é licenciada em Ciências da Comunicação, gosta de estar atenta ao que a rodeia e tem, por norma, sempre uma palavra a dizer sobre tudo.                                                                                                                                                 A Joana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas reage à morte de Silvino

André Villas-Boas, atual presidente do FC Porto, já reagiu ao falecimento de Silvino, aos 67 anos de idade.

5 nomes que Roberto Martínez devia convocar para os jogos de Portugal

Nesse sentido, apresentamos uma lista de cinco jogadores que podem surgir como boas opções para estes últimos testes de Portugal

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Estugarda da segunda mão dos oitavos de final da Europa League

O FC Porto defronta o Estugarda nos oitavos de final da Europa League. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Benfica despede-se de Silvino: «Ficará para sempre a memória de um atleta que serviu o Benfica com compromisso, paixão, orgulho e espírito de equipa»

O Benfica emitiu uma nota durante esta quinta-feira, relacionada com a morte de Silvino, antigo jogador do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto multado devido aos assobios no minuto de silêncio a António Lobo Antunes

O FC Porto foi multado devido ao comportamento dos seus adeptos durante o jogo frente ao Benfica, para a Primeira Liga.

Morreu Silvino, antigo jogador de FC Porto e Benfica e membro da equipa técnica de José Mourinho

Silvino morreu esta quinta-feira, aos 67 anos. O português foi internacional, exercendo também função de adjunto de José Mourinho.

Paulo Fonseca faz mira a marca de Jorge Jesus na Europa League

Paulo Fonseca chegou ao jogo número 61 como treinador na Europa League. Jorge Jesus realizou 68 partidas na competição.