Para quando um lateral-direito à imagem dos históricos do FC Porto?

- Advertisement -

O FC Porto, durante o século XXI, contou sempre com uma série de laterais de alta categoria, seja do lado esquerdo ou direito. A nível de defesas-esquerdos, o clube nunca teve problemas em encontrar substitutos e contou sempre com nomes de requinte, como Nuno Valente, Aly Cissokho, Álvaro Pereira, Alex Sandro, Miguel Layun e até o próprio Marek Cech. Mais recentemente, o titular foi Alex Telles durante as últimas épocas e assumiu-se como um dos melhores jogadores do clube. Na lateral-direita, o clube vê-se numa situação complicada para encontrar um elemento que transmita total segurança e as contratações têm deixado a desejar.

O clube sempre habituou os adeptos a presenciar um fora de série do lado direito e, desde a saída de Ricardo Pereira, ainda não houve um jogador que chegasse perto da sua qualidade. Com a saída de Danilo, em 2014/2015, o escolhido para o lugar foi Maxi Pereira, uma transferência muito bem vista pelos portistas, por ter sido desviado do rival direto para representar os azuis e brancos. Embora não tivesse sido tão exuberante como os precedentes deste lugar, Maxi tornou-se um símbolo da equipa e dignificou honrosamente a camisola azul e branca.

Em 2017/2018, Sérgio Conceição, acabado de chegar ao comando técnico do FC Porto, fez questão que Ricardo Pereira regressasse ao clube, após um empréstimo ao Nice, e fosse o titularíssimo desta posição. A certeza é que Ricardo foi um incansável durante essa temporada e foi sem sombra de dúvidas um dos melhores jogadores do campeonato, o que lhe valeu uma transferência para a Premier League.

Maxi continuava a ser uma opção viável, ao que tudo indicava, embora a qualidade que podia oferecer àquele corredor fosse incomparável em relação a anteriormente. Mesmo assim, iniciou a época 2018/2019 como o principal candidato a assumir a posição. Graças a problemas de inconsistência e lesões, o técnico portista viu-se obrigado a encontrar outra solução para o decorrer da época e decidiu apostar em Éder Militão para lateral-direito, o que não foi de todo a melhor solução. Em janeiro, contratou Manafá ao Portimonense, o que ao longo do tempo tornou-se dececionante para a nação portista, de um modo geral.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea e Bayern Munique iniciam disputa por defesa brasileiro da Premier League

O Bayern Munique e o Chelsea querem assegurar a contratação de Murillo. O defesa brasileiro representa o Nottingham Forest de Ange Postecoglou.

Coreia do Sul já encontrou sucessor para Son Heung-min: eis o novo craque do país asiático

Kim Min-su tem chamado a atenção do mundo do futebol nos últimos meses. O jogador está emprestado pelo Girona ao Andorra.

Ex-Benfica corre o risco de sair do Celta de Vigo no final da época

Mihailo Ristic encontra-se em final de contrato com o Celta de Vigo e pode não continuar nos Balaídos na próxima época.

Atlético Madrid interessado em médio da La Liga que custa 30 milhões de euros

Atlético Madrid está interessado em garantir a contratação de Luis Milla. O médio espanhol pertence ao Getafe.

PUB

Mais Artigos Populares

Geórgia não pára de lançar avançados: há um novo craque a surgir em Espanha

A Georgia lançou nos últimos anos para a ribalta Khvicha Kvarataskhelia e Georges Mikautadze. Iuri Tabatadze pode ser o próximo destaque.

França e Inglaterra voltam a vencer na qualificação para o Euro sub-21 e mantêm 100% de vitórias

A França recebeu e venceu a Estónia por 6-1 e Inglaterra derrotou a Andorra por 1-0. Encontros referentes à Qualificação para o Euro sub-21.

Braga: minhotos venderam Bruma ao Benfica por 6,5 milhões de euros mas reteve menos de metade do valor

O Braga vendeu Bruma no mercado de janeiro de 2024 ao Benfica por seis milhões e meio de euros, mas reteve uma verba curta desse valor.