Penafiel 1-3 FC Porto: A “Evolução dos Cravos”

- Advertisement -

a minha eternidade

No estádio 25 de Abril, o Futebol Clube do Porto venceu o visitado Penafiel por 1-3. Os portuenses reduziram, à condição, a desvantagem para o primeiro classificado Benfica, que joga fora, frente ao Marítimo, no estádio dos Barreiros. Os azuis e brancos iniciaram a partida com a sua estrutura mais usual – o 4x3x3 –, actuando Fabiano na baliza, com Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro a compor o quarteto defensivo, sendo que, no meio-campo, Casemiro esteve mais recuado como pivot, Óliver e Herrera mais à frente como médios interiores, jogando no tridente ofensivo Quaresma, Tello e Jackson.

Numa noite excessivamente fria, em que a chuva não cessou, o relvado ressentiu-se, ficando empapado e pouco praticável, e, com isso, dificultando a beleza e qualidade do jogo. O Penafiel entrou acutilante, com boas envolvências ofensivas e conseguiu dividir o encontro. Os portistas sentiram algumas dificuldades nos primeiros trinta minutos, sem conseguirem articulações perigosas, que constituíssem perigo para a baliza penafidelense, defendida pelo estreante Tiago Rocha. Debelados esses perros 30 minutos, o Porto foi capaz de desbloquear o nulo no marcador, adiantando-se por intermédio de Herrera. É relevante dissecar a jogada desse golo inaugural, onde o Porto empreendeu uma nuance posicional que confundiu a equipa da casa. Com nove jogadores no seu meio campo ofensivo, tendo os laterais recuados e abertos, o recuo de Óliver para o seu meio-campo permitiu a subida de Casemiro para uma troca de posição inesperada. Os dois extremos encontravam-se junto à linha e dividiam a atenção dos defesas contrários. Jackson baixou, recebendo o passe de Danilo, e viu a entrada do médio brasileiro que rematou para Herrera encostar junto às redes. Uma jogada brilhante, com o ponta-de-lança a criar o espaço vazio, para os médios entrarem de rompante nessa zona abandonada, ferindo, em forma de “pinça”, a baliza adversária. De ressalvar aqui a troca posicional do médio espanhol com o brasileiro, que prejudicou os posicionamentos contrários.

1
O Porto tem estado a evoluir positivamente, melhorando o seu jogo interior
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

O Penafiel sentiu muito o golpe, tendo sofrido o segundo golo minutos depois, com Jackson a aparecer sem qualquer marcação para finalizar uma assistência de Óliver. De salientar a agressividade destes últimos 15 minutos na procura do golo pelo Porto, que introduziu muitos homens no interior da área na procura do golo. Inúmeras vezes se viram quatro, cinco e, às vezes, mais jogadores em zona perigosa para os oponentes, procurando tentos.

O Penafiel entrou melhor depois do intervalo, subindo linhas, pressionando o Porto mais alto, tendo ganho muitos ressaltos e segundas bolas, conseguindo dividir então a partida com os Dragões. Os da casa reentraram na discussão do jogo quando Rabiola reduziu para 1-2, num lance em que a defesa portista não consegue aliviar o perigo com um chuto longo.

O golo galvanizou o Penafiel, que jogou com mais confiança, instalando-se durante dez minutos no meio-campo portista, forçando o empate. Foi o capitão Jackson a “criar do nada” uma jogada que inverteu novamente o estado mental das equipas em campo. Conseguiu libertar-se de dois oponentes com um movimento técnico primoroso e cruzar para Casemiro ao segundo poste, que, à segunda tentativa, conseguiu desviar a bola do caminho de Tiago Rocha, assistindo Óliver, que, junto da linha de golo, só teve de tocar para dentro.

Olhando para as substituições, pouco depois do intervalo, e logo a seguir ao golo, saiu Ricardo Quaresma para entrar o defesa central Marcano – uma substituição que alterou a estrutura táctica de 4x3x3 para 5x3x2. Foi uma má cartada do treinador espanhol do Porto, dado que a equipa recuou algo e a defesa não melhorou. Por outro lado, foi dada nova oportunidade a Evandro, que rendeu Casemiro (já amarelado), sendo que Jackson saiu para a coroação, dando o seu lugar ao espanhol Adrián, nos minutos finais.

 

A Figura

Jackson Martínez: Prestação sublime do capitão portista. Baixou para jogar brilhantemente em apoios, ora temporizando, ora assistindo os colegas que entravam no espaço vazio nas suas costas. Finalizou dentro de área, rematou fora dela. Procurou algumas vezes a linha para cruzar, como vimos no terceiro golo. Este mago colombiano não se queixou das condições da relva – para ele, estavam excelentes.

O Fora-de-Jogo

Ricardo Quaresma: Foi colocado literalmente fora de jogo na segunda parte. Não fez um primeiro tempo exuberante mas também não destoou. Não tem sido inferior ao seu concorrente espanhol Tello, mas é notório que ainda não conquistou totalmente o treinador Lopetegui. A sua saída de campo foi despropositada e o Porto demorou a ajustar posicionamentos.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.