Perdidos no Tempo: Dmitri Alenichev

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

“Ale, Ale, Alenicheeeeeeeev para o terceiro”… Foi assim, há 14 anos, que em Gelsenkirchen se festejava o golo que selara o triunfo do FC Porto na final da Liga dos Campeões ante o AS Mónaco. Depois de Carlos Alberto e Deco, foi a vez do russo Dmitri fechar as contas e garantir a segunda “orelhuda” da história para os azuis e brancos.

As botas já foram penduradas, mas o sucesso na carreira do soviético parece longe de estar terminado. Agora ocupa um lugar de destaque no banco, o de treinador, e foi assim, de resto, que trouxe o FC Yenisey de volta ao convívio com os grandes do futebol russo.

Nascido na pequena localidade de Veki Luki, Dmitri Anatolievich Alenichev, hoje com 45 anos, nasceu para o futebol em 1991, então ao serviço do Futbolniy Klub Lokomotiv Moskva (Lokomotiv Moscovo) e por lá se manteve até 1994, altura em que saltou para o rival Spartak, onde haveria de terminar a carreira oito anos mais tarde. Pelo meio, tempo para os anos dourados da carreira de Dmitri. Em 1998, a AS Roma adquire-o aos russos do Lokomotiv por uns respeitosos sete milhões de euros. Na época seguinte, face às dificuldades que sentira em se adaptar, acaba por ser emprestado à Associazione Calcistica Perugia Calcio por seis meses. Eis que chamou à atenção de Fernando Santos, que deu o aval à sua contratação em 2000, deixando o FC Porto cerca de três milhões de euros nos cofres romanos.

Alenitchev fez parte do plantel vencedor da Liga dos Campeões em 2004 e marcou na final
Fonte: FC Porto

Nas Antas consegue, irremediavelmente, os melhores números da carreira: 139 jogos e 23 golos marcados pelo médio que permaneceu na Invicta durante três épocas e meia. Ao serviços dos dragões conseguiu ser campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em duas ocasiões, para além de ter conquistado uma supertaça. O grande destaque vai, naturalmente, para a Liga dos Campeões em 2004, depois de ter ajudado também, um ano antes, a vencer a Taça UEFA ao Celtic Football Club, em Sevilha. Do palmarés constam ainda cinco campeonatos e duas taças da Rússia.

Representou também o seu país em 55 ocasiões, nas quais apontou seis golos. Deu o seu contributo em duas grandes competições de seleções, nomeadamente o Mundial da Coreia/Japão em 2002 e o Euro 2004, realizado em Portugal.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.

Roleta-russa de emoções: eis os minutos em que o Benfica esteve apurado para os playoffs da Champions League

O Benfica só por duas vezes esteve virtualmente classificado para os playoffs da Champions League. Golo de Anatoliy Trubin permitiu feito.

Andreas Schjelderup eleito melhor jogador da jornada na Champions League

O bis de Andreas Schjelderup contra o Real Madrid valeu-lhe uma distinção. Extremo do Benfica foi eleito melhor jogador da semana na Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão iguala Viktor Gyokeres e Liedson na liderança e Alisson Santos entra no top-10: eis os melhores marcadores do Sporting na Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2. Jogo trouxe mudanças à lista de melhores marcadores dos leões na Champions League.

Eis os 5 recordes atingidos pelo Sporting e por Rui Borges após a vitória sobre o Athletic e o top-8 da Champions League

O Sporting venceu o Athletic por 3-2 e conseguiu a passagem direta para os oitavos de final da Champions League. Foram batidos vários recordes.

Imprensa espanhola olha para a vitória do Benfica sobre o Real Madrid: «Mourinho humilha o Real Madrid»

Em Espanha, foi muita a atenção dada à vitória do Benfica e à derrota do Real Madrid. Eis o que escreveram alguns dos principais periódicos espanhóis.