Perdidos no tempo: “Macaco” Adriano

- Advertisement -

Adriano Vieira Louzada tende a ser um nome capaz de criar um misto de sensações nos adeptos do FC Porto. Nascido há 39 anos no Brasil (Rio Branco), o “Macaco” Adriano – como ficou conhecido no reino do Dragão – deixou na Invicta a bonita marca de associar o seu nome a golos que, por sua vez, originaram títulos. A manchar a sua história de azul e branco fica na retina a forma atribulada como fechou o seu ciclo de dragão ao peito.

Conheceu pela primeira vez os cantos ao retângulo mágico em 1997, quando ingressou nos brasileiros do Juventus-AC e, depois de passagens por Portuguesa, Flamengo-SP, Botafogo-SP,  Vitória e Palmeiras, eis que chega a aventura europeia pela porta do CD Nacional. Foi de resto nos insulares que registou os melhores números da carreira, onde alcançou a fasquia dos 48 golos na marca redonda dos cem jogos. Esse excelente cartão de visita haveria de levá-lo até ao Dragão, em 2005, oferecendo aos azuis e brancos um total de 22 festejos em 66 aparições. Seguiu-se uma passagem fugaz pelo SC Braga, antes mesmo de voltar aos tempos de glória, já em 2011, na UD Oliveirense, com 14 golos em 33 jogos. Antes, porém, de referir o clima tenso que viveu nos últimos tempos no Dragão. Depois de rejeitar várias colocações que os responsáveis azuis e brancos lhe haviam proposto quando o seu contrato estava em vias de expirar e de se ter recusado a treinar, o avançado terá sido alvo de agressões numa saída noturna na cidade do Porto.

Adriano teve uma saída conturbada no FC Porto
Fonte: Reflexão Portista

Não obstante a esse período menos bom, destaque para os sete títulos que conquistou na carreira, todos ao serviço do FC Porto: quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Foram, portanto, quatro anos muito produtivos na Invicta.

Atualmente, encontra-se retirado das competições oficiais, depois de ter representado, em 2016, o clube da terra natal, o Rio Branco-AC. Mais tarde, haveria de lhe ser diagnosticado um princípio de AVC.

Sempre tido como um predador nas áreas adversárias, o “Macaco” Adriano pode sempre mostrar os números totais que sustentam uma carreira de sucesso a quem nunca acreditou no seu valor: Falamos de 102 golos num total de 302 jogos, distribuídos por 17 clubes ao longo de quase duas décadas de futebol total.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.