Perdidos no tempo: “Macaco” Adriano

- Advertisement -

Adriano Vieira Louzada tende a ser um nome capaz de criar um misto de sensações nos adeptos do FC Porto. Nascido há 39 anos no Brasil (Rio Branco), o “Macaco” Adriano – como ficou conhecido no reino do Dragão – deixou na Invicta a bonita marca de associar o seu nome a golos que, por sua vez, originaram títulos. A manchar a sua história de azul e branco fica na retina a forma atribulada como fechou o seu ciclo de dragão ao peito.

Conheceu pela primeira vez os cantos ao retângulo mágico em 1997, quando ingressou nos brasileiros do Juventus-AC e, depois de passagens por Portuguesa, Flamengo-SP, Botafogo-SP,  Vitória e Palmeiras, eis que chega a aventura europeia pela porta do CD Nacional. Foi de resto nos insulares que registou os melhores números da carreira, onde alcançou a fasquia dos 48 golos na marca redonda dos cem jogos. Esse excelente cartão de visita haveria de levá-lo até ao Dragão, em 2005, oferecendo aos azuis e brancos um total de 22 festejos em 66 aparições. Seguiu-se uma passagem fugaz pelo SC Braga, antes mesmo de voltar aos tempos de glória, já em 2011, na UD Oliveirense, com 14 golos em 33 jogos. Antes, porém, de referir o clima tenso que viveu nos últimos tempos no Dragão. Depois de rejeitar várias colocações que os responsáveis azuis e brancos lhe haviam proposto quando o seu contrato estava em vias de expirar e de se ter recusado a treinar, o avançado terá sido alvo de agressões numa saída noturna na cidade do Porto.

Adriano teve uma saída conturbada no FC Porto
Fonte: Reflexão Portista

Não obstante a esse período menos bom, destaque para os sete títulos que conquistou na carreira, todos ao serviço do FC Porto: quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Foram, portanto, quatro anos muito produtivos na Invicta.

Atualmente, encontra-se retirado das competições oficiais, depois de ter representado, em 2016, o clube da terra natal, o Rio Branco-AC. Mais tarde, haveria de lhe ser diagnosticado um princípio de AVC.

Sempre tido como um predador nas áreas adversárias, o “Macaco” Adriano pode sempre mostrar os números totais que sustentam uma carreira de sucesso a quem nunca acreditou no seu valor: Falamos de 102 golos num total de 302 jogos, distribuídos por 17 clubes ao longo de quase duas décadas de futebol total.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho confirma contratação de Sergio Martínez

O Real Madrid garantiu a contratação de Sergio Martínez. O médio vai reforçar a equipa do Castilla nesta temporada.

Carlos Carvalhal e Luís Pinto analisam o jogo entre Famalicão e Gil Vicente: «Foi o nosso melhor jogo deste ano»

Carlos Carvalhal e Luís Pinto analisam empate a zeros entre o Famalicão e o Gil Vicente, na 4.ª jornada da Primeira Liga.

João Gião e Pepa analisam o jogo entre CD Nacional e Estrela da Amadora: «Não foi uma vitória no sufoco, não foi uma vitória...

João Gião e Petit analisam vitória do Estrela da Amadora frente ao CD Nacional, por 3-2 num jogo a contar para a 4.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto: Boas notícias para Francesco Farioli no regresso aos treinos no Olival

Jan Bednarek trabalhou sem limitações no treino do FC Porto desta segunda-feira, depois de sair ao intervalo da vitória sobre o Académico de Viseu.

PUB

Mais Artigos Populares

Brighton assegura Matías Orozco e médio pode rumar a Portugal por empréstimo

O Brighton anunciou a contratação de Matías Orozco. O médio vai ser emprestado esta temporada e Portugal é um destino em cima da mesa.

Filipe Coelho e Vasco Botelho da Costa analisam o jogo entre Casa Pia e Moreirense: «Não há vitórias morais, mas hoje dominámos»

Filipe Coelho e Vasco Botelho da Costa analisaram vitória do Moreirense frente ao Casa Pia, por 1-0, na 4.ª jornada da Primeira Liga.

Al Musrati rescinde com Besiktas e fica sem clube

O Besiktas anunciou a rescisão de contrato com Al Musrati. O médio líbio esteve emprestado ao Mónaco e Hellas Verona nas últimas duas épocas.