Perdidos no tempo: “Macaco” Adriano

Adriano Vieira Louzada tende a ser um nome capaz de criar um misto de sensações nos adeptos do FC Porto. Nascido há 39 anos no Brasil (Rio Branco), o “Macaco” Adriano – como ficou conhecido no reino do Dragão – deixou na Invicta a bonita marca de associar o seu nome a golos que, por sua vez, originaram títulos. A manchar a sua história de azul e branco fica na retina a forma atribulada como fechou o seu ciclo de dragão ao peito.

Conheceu pela primeira vez os cantos ao retângulo mágico em 1997, quando ingressou nos brasileiros do Juventus-AC e, depois de passagens por Portuguesa, Flamengo-SP, Botafogo-SP,  Vitória e Palmeiras, eis que chega a aventura europeia pela porta do CD Nacional. Foi de resto nos insulares que registou os melhores números da carreira, onde alcançou a fasquia dos 48 golos na marca redonda dos cem jogos. Esse excelente cartão de visita haveria de levá-lo até ao Dragão, em 2005, oferecendo aos azuis e brancos um total de 22 festejos em 66 aparições. Seguiu-se uma passagem fugaz pelo SC Braga, antes mesmo de voltar aos tempos de glória, já em 2011, na UD Oliveirense, com 14 golos em 33 jogos. Antes, porém, de referir o clima tenso que viveu nos últimos tempos no Dragão. Depois de rejeitar várias colocações que os responsáveis azuis e brancos lhe haviam proposto quando o seu contrato estava em vias de expirar e de se ter recusado a treinar, o avançado terá sido alvo de agressões numa saída noturna na cidade do Porto.

Adriano teve uma saída conturbada no FC Porto
Fonte: Reflexão Portista

Não obstante a esse período menos bom, destaque para os sete títulos que conquistou na carreira, todos ao serviço do FC Porto: quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Foram, portanto, quatro anos muito produtivos na Invicta.

Atualmente, encontra-se retirado das competições oficiais, depois de ter representado, em 2016, o clube da terra natal, o Rio Branco-AC. Mais tarde, haveria de lhe ser diagnosticado um princípio de AVC.

Sempre tido como um predador nas áreas adversárias, o “Macaco” Adriano pode sempre mostrar os números totais que sustentam uma carreira de sucesso a quem nunca acreditou no seu valor: Falamos de 102 golos num total de 302 jogos, distribuídos por 17 clubes ao longo de quase duas décadas de futebol total.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

Real Bétis de olho em ex-Benfica para reforçar o ataque

O Real Betis está interessado em Franculino Djú, do FC Midtjylland. O clube espanhol vê-o como uma aposta de futuro para reforçar o ataque.

PUB

Mais Artigos Populares

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.

Paco Alcácer recusa propostas e vê transferência para o São Paulo complicar-se

Paco Alcácer encontra-se sem clube após o término do seu contrato com o Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos. Apesar de diversas ofertas, o jogador rejeitou propostas de clubes mexicanos como Rayados e Pumas.