📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perdidos no tempo: “Macaco” Adriano

- Advertisement -

Adriano Vieira Louzada tende a ser um nome capaz de criar um misto de sensações nos adeptos do FC Porto. Nascido há 39 anos no Brasil (Rio Branco), o “Macaco” Adriano – como ficou conhecido no reino do Dragão – deixou na Invicta a bonita marca de associar o seu nome a golos que, por sua vez, originaram títulos. A manchar a sua história de azul e branco fica na retina a forma atribulada como fechou o seu ciclo de dragão ao peito.

Conheceu pela primeira vez os cantos ao retângulo mágico em 1997, quando ingressou nos brasileiros do Juventus-AC e, depois de passagens por Portuguesa, Flamengo-SP, Botafogo-SP,  Vitória e Palmeiras, eis que chega a aventura europeia pela porta do CD Nacional. Foi de resto nos insulares que registou os melhores números da carreira, onde alcançou a fasquia dos 48 golos na marca redonda dos cem jogos. Esse excelente cartão de visita haveria de levá-lo até ao Dragão, em 2005, oferecendo aos azuis e brancos um total de 22 festejos em 66 aparições. Seguiu-se uma passagem fugaz pelo SC Braga, antes mesmo de voltar aos tempos de glória, já em 2011, na UD Oliveirense, com 14 golos em 33 jogos. Antes, porém, de referir o clima tenso que viveu nos últimos tempos no Dragão. Depois de rejeitar várias colocações que os responsáveis azuis e brancos lhe haviam proposto quando o seu contrato estava em vias de expirar e de se ter recusado a treinar, o avançado terá sido alvo de agressões numa saída noturna na cidade do Porto.

Adriano teve uma saída conturbada no FC Porto
Fonte: Reflexão Portista

Não obstante a esse período menos bom, destaque para os sete títulos que conquistou na carreira, todos ao serviço do FC Porto: quatro campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Foram, portanto, quatro anos muito produtivos na Invicta.

Atualmente, encontra-se retirado das competições oficiais, depois de ter representado, em 2016, o clube da terra natal, o Rio Branco-AC. Mais tarde, haveria de lhe ser diagnosticado um princípio de AVC.

Sempre tido como um predador nas áreas adversárias, o “Macaco” Adriano pode sempre mostrar os números totais que sustentam uma carreira de sucesso a quem nunca acreditou no seu valor: Falamos de 102 golos num total de 302 jogos, distribuídos por 17 clubes ao longo de quase duas décadas de futebol total.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.