Perdidos no Tempo: Marc Janko

Uma verdadeira máquina de fazer golos aquela que aterrava no Porto, em janeiro de 2012, pronta a ajudar uma equipa que suspirava por um finalizador, quando, na altura, as despesas do ataque estavam entregues a… Kléber. A inoperância do brasileiro, de resto, obrigava ao desvio de Hulk para o centro em vários momentos. Falcão tinha sido vendido no início da época – a primeira de Vítor Pereira ao comando dos dragões como técnico principal – e a opção que restava chamava-se… Walter.

O mercado de inverno trouxe, então, ao FC Porto, duas opções aparentemente bastante credíveis e que poderiam, senão resolver grande parte dos problemas, pelo menos disfarça-los. A revalidação do título estava ameaçada por esta altura. Se Lucho González era um nome bem conhecido e amado dos adeptos, Marc Janko aparecia como um perfeito desconhecido. O registo de golos que trazia da Áustria e da Holanda, por onde passara antes de chegar Dragão, contudo, merecia pelo menos o benefício da dúvida.

Longe de ser um portento técnico, Janko era, de facto, aquilo de que os dragões precisavam na altura: alguém que pudesse dar o melhor seguimento ao imenso volume de jogo que os azuis e brancos produziam sem que dele retirassem efeitos práticos. A primeira aparição fez-se na Taça da Liga, com uma vitória por 2-0 na receção ao Vitória FC. Quem seriam, então, os marcadores? Pois, claro. Lucho abriu a contagem com um golo monumental e Janko fechou a vitória com uma finalização simples, à ponta de lança, a encostar um belo desenho atacante. O faro pelo golo e a movimentação dentro da grande área eram os primeiros sinais que o austríaco tinha para mostrar às bancadas do Dragão.

Nos primeiros três jogos, de resto, apontou de uma assentada o mesmo número de golos e a aposta estava, de facto, ganha. Dos 12 jogos em que participou até ao final da época, o FC Porto venceu nove, empatou dois e perdeu apenas um, já para a Taça da Liga.

Nascido para o futebol nos austríacos do Admira Wacker, onde realizou 13 jogos e apontou dois golos, Janko rapidamente chamou a atenção do Red Bull Salzburg e por lá se manteve durante cinco épocas. E os números impressionam: 126 jogos e 83 golos marcados. O destaque levou-o até à Holanda, para ingressar no FC Twente e a veia goleadora manteve-se: 70 jogos e 35 golos, em época e meia. Seguiu-se meio ano no Dragão, com cinco golos apontados em 12 partidas. Viajou depois para a Turquia, onde esteve dois anos a representar o Trabzonspor. Aí, a adaptação falhou e apenas apontou 4 golos em 30 jogos.

De seguida fez uma escala de um ano no Sydney FC (16 golos em 24 jogos) antes de rumar à Suíça para mais dois anos de muitos golos. Foram 35 em 66 jogos. Atualmente representa o Lugano, também da Suiça, mas os 35 anos parecem começa a pesar. Em época e meia apenas dois golos em 18 jogos.

Ao todo, foram 359 jogos e um total de 181 golos, que ajudaram a conquistar títulos por todos os clubes por onde passou, dos quais se destaca, claramente, o campeonato português de 2012.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

Tem visto a saída travada por Ruben Amorim, mas quer deixar o Manchester United em janeiro com vista à presença no Mundial 2026

Joshua Zirkzee quer deixar o Manchester United em janeiro. Avançado estabeleceu o Mundial 2026 como grande meta para este ano.

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

Benfica atropelado pelo Gran Canaria na estreia na Champions League de Basquetebol

O Benfica caiu com estrondo na primeira jornada do grupo H da Champions League de Basquetebol. O clube encarnado caiu frente ao Gran Canaria.

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.