Perdidos no Tempo – Tomás Costa

Há dez anos atrás, na temporada 2008/2009, chegava ao FC Porto Tomás Costa, mais uma aposta dos “Dragões” no mercado argentino. Na altura, eram oito os jogadores argentinos que compunham o plantel do FC Porto: Nélson Bénitez, Lucho González, Mario Bolatti, Mariano González, Andrés Madrid, Lisandro López, Ernesto Farías e, por fim, o próprio Tomás Costa. No entanto, o médio centro tinha uma concorrência de peso no meio-campo aquando da sua primeira temporada e nunca conseguiu agarrar o seu lugar em definitivo.

Iniciou a sua carreira profissional no Club Atlético Rosario Central. Chegou ao clube aos 18 anos, para jogar nas camadas jovens, e rapidamente subiu à equipa principal onde jogou durante duas épocas. Na primeira época realizou 13 jogos, grande parte deles como suplente, e marcou 1 golo. A segunda temporada ao serviço do C.A. Rosario Central foi o seu período de afirmação na equipa. Foi titular em quase todos os 34 jogos que disputou, fazendo dois golos e cinco assistências.

Foram estes os números que levaram o FC Porto a fazer uma abordagem pelo argentino em 2008/2009 através de uma oferta de 3.20 milhões de euros pelo centro-campista. Chegou a um FC Porto treinado por Jesualdo Ferreira que procurava a conquista do tetracampeonato, por isso, a fasquia estava elevadíssima. Prova disso era a disputa pela titularidade no meio campo, com nomes como Lucho González, Raúl Meireles, Fredy Guarín e Fernando Reges a quererem mostrar serviço de dragão ao peito. Assim sendo, foi difícil para Tomás Costa se afirmar como titularíssimo, mas o argentino conseguiu somar quase 2000 minutos, marcando um golo e fazendo três passes para golo.

Tomás Costa teve um passagem discreta ao serviço dos dragões
Fonte: FC Porto

Na temporada 2009/2010, ainda com Jesualdo Ferreira no comando do FC Porto, chegam ao clube mais três argentinos centro-campistas para o ataque ao pentacampeonato e colmatar a saída de Lucho González. Fernando Belluschi, Sebastian Prediger e Diego Valeri vieram roubar alguns possíveis minutos de jogo ao compatriota Tomás Costa e o mesmo acabou por fazer 32 jogos, grande parte como suplente utilizado e, mais uma vez, um golo e três assistências. O objetivo não foi alcançado e o FC Porto acabou por ficar em 3º lugar na Liga Portuguesa.

Com a chegada de um novo treinador, André Villas-Boas, Tomás Costa deixou de ser opção e a direção portista decidiu emprestar o jogador ao CFR Cluj da Roménia. Foi o segundo clube europeu do jogador, até que Tomás Costa regressou na época seguinte à América do Sul por empréstimo do FC Porto, sendo cedido ao C.D Universidad Católica do Chile.

Acabou por sair a custo zero do FC Porto na temporada 2011/2012 e regressou ao país onde nasceu e cresceu para jogar no Club Atlético de Colón. Conta com passagens, novamente, pelo C.D Univesidad Católica, pelo Club Atlético Penãrol (Uruguai), pelo Club Olimpo (Argentina) e atualmente joga no Club Alianza Lima (Peru).

Até ao momento, Tomás Costa tem um palmarés com nove títulos, sendo eles: uma Liga Portuguesa, duas Taças de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Supertaça da Roménia, duas Ligas Uruguaias, uma Liga Chilena e uma Taça do Chile.

Foto de Capa: Zimbio

artigo revisto por: Ana Ferreira

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola aponta dois nomes ao Benfica já para o Mundial de Clubes 2025

O Mundial de Clubes 2025 está perto de começar e dois jogadores estão a ser apontados ao Benfica já para participarem na competição.

Sporting define preço de Ousmane Diomande

O Sporting pode ver Ousmane Diomande sair do clube no mercado de verão. Os leões querem 60 milhões de euros pelo defesa central.

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

FIFA vai lançar grande novidade no Mundial de Clubes 2025

A FIFA vai lançar uma nova tecnologia relacionada com o fora de jogo durante o Mundial de Clubes 2025, que decorre neste verão.

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.