Perdidos no Tempo – Tomás Costa

Há dez anos atrás, na temporada 2008/2009, chegava ao FC Porto Tomás Costa, mais uma aposta dos “Dragões” no mercado argentino. Na altura, eram oito os jogadores argentinos que compunham o plantel do FC Porto: Nélson Bénitez, Lucho González, Mario Bolatti, Mariano González, Andrés Madrid, Lisandro López, Ernesto Farías e, por fim, o próprio Tomás Costa. No entanto, o médio centro tinha uma concorrência de peso no meio-campo aquando da sua primeira temporada e nunca conseguiu agarrar o seu lugar em definitivo.

Iniciou a sua carreira profissional no Club Atlético Rosario Central. Chegou ao clube aos 18 anos, para jogar nas camadas jovens, e rapidamente subiu à equipa principal onde jogou durante duas épocas. Na primeira época realizou 13 jogos, grande parte deles como suplente, e marcou 1 golo. A segunda temporada ao serviço do C.A. Rosario Central foi o seu período de afirmação na equipa. Foi titular em quase todos os 34 jogos que disputou, fazendo dois golos e cinco assistências.

Foram estes os números que levaram o FC Porto a fazer uma abordagem pelo argentino em 2008/2009 através de uma oferta de 3.20 milhões de euros pelo centro-campista. Chegou a um FC Porto treinado por Jesualdo Ferreira que procurava a conquista do tetracampeonato, por isso, a fasquia estava elevadíssima. Prova disso era a disputa pela titularidade no meio campo, com nomes como Lucho González, Raúl Meireles, Fredy Guarín e Fernando Reges a quererem mostrar serviço de dragão ao peito. Assim sendo, foi difícil para Tomás Costa se afirmar como titularíssimo, mas o argentino conseguiu somar quase 2000 minutos, marcando um golo e fazendo três passes para golo.

Tomás Costa teve um passagem discreta ao serviço dos dragões
Fonte: FC Porto

Na temporada 2009/2010, ainda com Jesualdo Ferreira no comando do FC Porto, chegam ao clube mais três argentinos centro-campistas para o ataque ao pentacampeonato e colmatar a saída de Lucho González. Fernando Belluschi, Sebastian Prediger e Diego Valeri vieram roubar alguns possíveis minutos de jogo ao compatriota Tomás Costa e o mesmo acabou por fazer 32 jogos, grande parte como suplente utilizado e, mais uma vez, um golo e três assistências. O objetivo não foi alcançado e o FC Porto acabou por ficar em 3º lugar na Liga Portuguesa.

Com a chegada de um novo treinador, André Villas-Boas, Tomás Costa deixou de ser opção e a direção portista decidiu emprestar o jogador ao CFR Cluj da Roménia. Foi o segundo clube europeu do jogador, até que Tomás Costa regressou na época seguinte à América do Sul por empréstimo do FC Porto, sendo cedido ao C.D Universidad Católica do Chile.

Acabou por sair a custo zero do FC Porto na temporada 2011/2012 e regressou ao país onde nasceu e cresceu para jogar no Club Atlético de Colón. Conta com passagens, novamente, pelo C.D Univesidad Católica, pelo Club Atlético Penãrol (Uruguai), pelo Club Olimpo (Argentina) e atualmente joga no Club Alianza Lima (Peru).

Até ao momento, Tomás Costa tem um palmarés com nove títulos, sendo eles: uma Liga Portuguesa, duas Taças de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Supertaça da Roménia, duas Ligas Uruguaias, uma Liga Chilena e uma Taça do Chile.

Foto de Capa: Zimbio

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora já recebeu abordagem por avançado angolano

O Zamalek está interessado em garantir a contratação de Chico Banza no mercado de verão. O jogador atua no Estrela da Amadora.

Sporting já conhece preço exigido pelo Almería para vender Luis Suárez

O Almería quer receber 25 milhões de euros por Luis Suárez. Avançado é a prioridade do Sporting para render Viktor Gyokeres.

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

PUB

Mais Artigos Populares

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.

Arábia Saudita entra em campo por Orkun Kokçu

Orkun Kokçu está de saída do Benfica e o negócio é cada vez mais provável. A Arábia Saudita entrou em ação e abordou as águias.

Eis os resultados finais da Ibercup 2025

A Ibercup 2025 já finalizou mais uma edição. O torneio contou com mais de 500 equipas participantes.