João Mário | A ponte entre equipa B e A

- Advertisement -

Vou começar este artigo de forma diferente, uma vez que estamos num período muito sério a nível nacional e internacional. O desporto rei foi obviamente afetado pela propagação do Covid-19. Tudo está parado, e tem mesmo de ser assim, para evitar que esta “epidemia do século” atinja proporções ainda mais graves!

O FC Porto também está a viver esta crise e, por isso, o conteúdo deste artigo pode parecer um pouco fora do contexto, uma vez que não há treinos nem jogos de futebol.

De qualquer das formas, vou-vos falar de um jogador que, recentemente, foi chamado a um treino da equipa principal, face à ausência de vários jogadores, por lesão.

João Mário é um nome bem conhecido no seio azul e branco. Natural de São João da Madeira, este jovem de 20 anos fez praticamente toda a sua formação no FC Porto, contando ainda com algumas passagens pela AD Sanjoanense e pelo Padroense FC. É, pois, um menino da casa, e isso tem de se ter em conta. Atualmente, joga pela equipa B portista, onde efetuou um total de 19 jogos sem nenhum golo marcado. No entanto, a sua forma de jogar não se diferencia muito daquilo que sempre conhecemos deste jovem jogador: muito forte no um para um, veloz, explosivo, de remate fácil… É um quebra-cabeças para as defesas adversárias e quando procura o espaço interior a driblar (com as suas habituais diagonais), que venha um bom defesa central fazer-lhe frente!

Os movimentos deste extremo fazem-me lembrar por vezes aquilo que Brahimi fazia de azul e branco, com o individualismo e virtuosismo sempre em alta. Mas se lhe pedirem para acelerar, nunca o irá negar! Num futuro próximo pode ser mais um craque a sair do Olival, e é um extremo, o que é raro para os lados da Invicta.

Vou começar este artigo de forma diferente, uma vez que estamos num período muito sério a nível nacional e internacional por causa do vírus
Legenda: João Mário foi a grande novidade no treino de dia 5 de março, para a preparação do jogo frente ao Rio Ave FC
Fonte: FC Porto

Só para termos uma noção da valia deste jogador, o Galatasaray SK foi um clube que chegou a estar atento a toda a sua situação. Era mesmo visto como o novo Bruma (jogador português com características idênticas que passou pela Turquia) e nas redes sociais pediam-lhe mesmo para ir para Istambul.

Tudo isto não passou de um rumor, e parece que o futuro próximo deste atleta vai ser no Dragão. Claro que a sua presença no treino da equipa principal foi para colmatar algumas ausências, mas poderia ter vindo qualquer outro jogador. Sérgio Conceição e a sua equipa técnica estão, sem dúvida, atentos ao seu desenvolvimento.

Também é importante referir que esta presença de jovens da equipa B nos treinos da equipa principal não é algo novo nos dragões, visto que de há uns anos para cá, a aposta na formação passou a ser uma das imagens de marca da formação portista.

Alguns até já estão noutros clubes europeus, como André Silva, Rúben Neves, Diogo Dalot, Gonçalo Paciência… Outros já treinam e jogam com alguma regularidade na equipa principal.

A ligação entre a equipa A e B sempre foi evidente, desde os tempos de Luís Castro, António Folha e Rui Barros. A questão que se prende é: Será este o futuro desequilibrador da equipa A? Poderá vir a envergar o número sete? Ainda é muito cedo para isso, mas o futuro pode ser brilhante, caso jogue com regularidade.

Termino este meu artigo da mesma forma como comecei. Vivemos tempos muito difíceis em Portugal e no mundo. O Bola na Rede vai fazer de tudo para vos acompanhar nesta quarentena!

“Aos nossos avós, pediram-lhes para irem à guerra. A nós, pedem-nos que fiquemos no sofá”. Iremos ultrapassar isto, e o futebol como o mundo a sério irá voltar! Tenhamos esperança!

Artigo revisto por Diogo Teixeira

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Concorrência na corrida por Thiago Almada dificulta negociações

Thiago Almada tem sido apontado ao Benfica, porém existem outros cinco clubes interessados no argentino com maior poder financeiro.

Tottenham perde peça no meio-campo e já explora alternativas

Rodrigo Bentancur será baixa no meio-campo do Tottenham nos próximos dois meses. O médio uruguaio será operado a uma lesão nas costas.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Benfica da Taça de Portugal

Francesco Farioli vai falar aos jornalistas nesta terça-feira, às 12h45, em antevisão ao clássico FC Porto x Benfica.

Fotis Ioannidis falha jogo com Casa Pia e ainda não tem regresso definido: o que se sabe da lesão?

Fotis Ioannidis não será opção para Rui Borges no Sporting x Casa Pia, e ainda não há previsão para o regresso do avançado grego aos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Valencia confirma nova lesão de Thierry Correia

Thierry Correia está novamente lesionado. O lateral-direito português saiu com queixas do último encontro do Valencia, frente ao Elche.

Imprensa francesa rendida a antigo defesa do Casa Pia: «Tornou-se um defesa-central dominante e indiscutível»

As exibições de Ruben Kluivert estão a dar que falar em França. O defesa-central neerlandês tem estado em destaque no Lyon de Paulo Fonseca.

FC Porto x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O FC Porto vai receber o Benfica no Estádio do Dragão, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Jogo será transmitido em canal aberto na RTP 1.