Braga x FC Porto | Quem é o favorito a terminar no pódio?

    Última jornada da Liga Portuguesa e um lugar no pódio em disputa. A luta é na região norte entre o SC Braga e o FC Porto que se enfrentam este sábado, dia 18 de maio, no Estádio Municipal de Braga.

    Atualmente, os visitados ocupam o 4.º lugar na tabela com 68 pontos, enquanto que os dragões estão no 3.º lugar com 69 pontos. A entrada direta na Liga Europa está em jogo.

    De relembrar que a última vez que o FC Porto ficou fora do pódio foi em 1975/76, há 48 anos. Dado que espelha a dimensão que terá este duelo na história do futebol português.

    Um FC Porto sem alma de dragão

    Possivelmente a pior época dos azuis e brancos ao leme de Sérgio Conceição. Houve falta de planeamento, jogadores em sub-rendimento e diversas polémicas fora de campo que, inevitavelmente, influenciaram dentro do mesmo.

    A falta de objetivos, a certa altura, desmotivou os jogadores e foi notório nas exibições. Na Liga Portuguesa, em 33 jogos, são 21 vitórias, seis empates e seis derrotas. O maior número de derrotas na “era” Conceição.

    É necessário o investimento em posições específicas, assim como o centro da defesa, as alas e, possivelmente, um ponta de lança. E claro, a ausência da Liga dos Campeões causa logo à partida, aos cofres do FC Porto, um “prejuízo” de 30/40 milhões de euros que dificulta os movimentos de mercado.

    Pepe e Fábio Cardoso a jogarem pelo FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Dava para ter feito mais

    Após um ano exemplar em 2022/23, um mercado de verão com muito investimento e a participação na Liga dos Campeões, expectava-se uma equipa mais sólida e com resultados a condizerem com isso mesmo. Com Arthur Jorge, o caminho parecia mais simples.

    No entanto, o SC Braga foi apenas uma sombra de si mesmo, à exceção da prova milionária onde, de facto, mereciam um pouco mais. Apesar de terem vencido a Taça da Liga, os arsenalistas deviam e tinham que ter feito mais, principalmente ao nível exibicional.

    Ofensivamente deram garantias, à cabeça Simon Banza, Ricardo Horta e Álvaro Djaló, mas não foi o suficiente.

    Sem uma defesa regular, os guerreiros saíram prejudicados. Em 52 jogos, sofreram 76 golos, algo que numa equipa que almeja outros patamares, não pode acontecer. Uma vez mais, os bracarenses demonstraram que ainda não se podem considerar um candidato a vencer o campeonato.

    Na próxima época, com Daniel Sousa no comando, estas lacunas tendem a melhorar, à semelhança do que sucedeu em Arouca.

    Ricardo Horta celebra com a camisola do SC Braga.
    Fonte: SC Braga

    Só há lugar para um

    O favoritismo estará sempre do lado portista que, comparativamente com o SC Braga, chega a esta fase da temporada numa posição bastante desconfortável, fator que pode galvanizar os bracarenses que, sejamos sinceros, não têm nada a perder.

    A questão psicológica pesa, e muito, nesta altura. É mais fácil motivar um jogador dos guerreiros do que um dos dragões, pois as equipas são construídas consoante os seus objetivos e o FC Porto, prontamente, ficou “descalço” seja do campeonato, Taça da Liga e até mesmo nas competições europeias. Logo, e apesar da obrigação dos dragões em permanecer no pódio devido à sua história e as valências do plantel, nada é certo e, como temos visto, pouco importa dentro das quatro linhas.

    Em suma, os dragões querem marcar presença, de forma direta, na Liga Europa sem precisarem de vencer a Taça de Portugal, competição que garante uma vaga. No entanto, o Braga caso perca ou empate com os azuis e brancos irá esperar, sentado no sofá, pelo vencedor da prova rainha para saber qual será o seu destino neste sentido.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.