Portimonense SC 2-3 FC Porto: Até ao último suspiro!

Portimonense SC e FC Porto encontraram-se em Portimão, em jogo a contar para a quinta jornada da Primeira Liga. Os algarvios ainda não tinham sentido o sabor da vitória em casa e procuravam senti-lo contra os dragões, que eram cem por cento vitoriosos em partidas entre estas duas equipas. O FC Porto partia como favorito e levou mesmo os três pontos para a Invicta, perseguindo assim o Famalicão na luta pela liderança do campeonato.

O FC Porto entrou forte, com a posse completa da bola, obrigando o Portimonense a recuar linhas. A primeira oportunidade dos dragões surgiu aos 12 minutos, com Luís Diaz, junto ao vértice esquerdo da área, a fletir para o meio e a rematar ao poste da baliza algarvia.

O FC Porto chegou à vantagem à passagem do minuto 24. Luís Diaz tocou para Otávio, que cruzou rasteiro e a bola embateu no braço de Jadson. Rui Costa assinalou grande penalidade e Alex Telles converteu, desta forma, o primeiro golo dos portistas na partida.

Dois minutos depois, Danilo falhou uma ocasião clara de golo. Corona cruzou a partir da direita depois de uma incursão de Otávio e o capitão portista, sozinho ao segundo poste, rematou com o peito, mas a bola acertou em cheio no poste esquerdo de Ricardo Ferreira.

Depois de uma primeira parte de sentido único, em cima do intervalo, num cruzamento com conta, peso e medida de Uribe, e depois de um ligeiro desvio de Marega, Zé Luís esticou-se ao segundo poste para fazer o segundo golo dos dragões.

O FC Porto chegou, assim, ao intervalo em vantagem e com um domínio confortável da partida.
O mar azul inundou Portimão, transformando o Municipal de Portimão num pequeno Estádio do Dragão
Fonte: FC Porto

As equipas voltaram dos balneários e tudo se manteve à exceção da atitude do Portimonense. Os homens de António Folha voltaram com maior determinação e mais vontade de ter bola, mas foi Marega quem teve a primeira oportunidade de golo da segunda parte. O maliano apareceu sozinho na área da formação da casa e atirou com potência para defesa de Ricardo Ferreira.

O FC Porto geria a partida de forma tranquila e chegava à baliza do Portimonense com facilidade, mas a eficácia não era a melhor arma dos dragões. Não ampliou o FC Porto, reduziu o Portimonense no primeiro lance de perigo que criou. Aylton cruzou a partir da esquerda, Dener ganhou nas alturas no coração da área e empurrou com determinação para o fundo das redes de Marchesín.

O Portimonense ganhou ímpeto com o golo e lançou-se para a frente, empatando dois minutos depois por Anzai. O lateral direito japonês fletiu para o meio e rematou com efeito para o fundo da baliza portista. Em apenas dois minutos o Portimonense empatou a partida nos dois únicos remates que fez.

Aos 86’ foi Jackson quem teve oportunidade para fazer a reviravolta no marcador. O colombiano recebeu em zona frontal, mas atirou fraco à figura de Marchesín.

O FC Porto foi para cima dos homens da casa nos últimos minutos e foi apanhado em contra pé, com Marlos Moreno a isolar-se e Alex Telles a derrubá-lo à entrada da área quando seguia para a baliza. Rui Costa assinalou fora de jogo numa primeira instância mas, com a ajuda do VAR,  reverteu a decisão e o brasileiro foi expulso.

Os homens da Invicta lançaram-se nos últimos instantes para a área algarvia e Marcano, já no fim da compensação, num pontapé de canto batido por Corona à esquerda, Marcano saltou mais alto que todos os outros e carimbou a vitória portista, levando à apoteose total dos adeptos portistas.

O FC Porto iguala assim o SL Benfica no segundo lugar, com um ponto a menos do que o FC Famalicão.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Portimonense SC: Ricardo Ferreira; Anzai, Jadson, Rodrigo, Júnior Tavares; Lucas Fernandes(Cevallos, 72′), Pedro Sá, Rómulo (Dener, 53′); Bruno Tabata(Marlos Moreno, 64′), Jackson Martínez, Aylton Boa Morte

FC Porto: Marchesín; Corona, Pepe, Marcano, Alex Telles; Otávio (Fábio Silva, 95′), Danilo, Uribe, Luís Diaz (Nakajima, 72′); Marega, Zé Luís (Soares, 80′)

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Montse Tomé sobre arranque no Euro 2025: «Portugal vai entrar com e vão existir momentos de sofrimento»

Espanha vai enfrentar a Portugal na primeira jornada do Euro 2025. Montse Tomé já fez a antevisão ao encontro.

Alverca reforça lateral com Isaac James: «Projeto novo e entusiasmante»

O Alverca anunciou esta quarta-feira mais uma contratação. Isaac James já reagiu à mudança para o clube português.

Francisco Neto comenta lesões de Telma Encarnação e Kika Nazareth antes do Espanha x Portugal

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Francisco Neto já fez a antevisão ao encontro.

Nacional da Madeira oficializa 2 renovações de contrato

O Nacional da Madeira garantiu a continuidade de dois jogadores no plantel. João Aurélio e André Sousa continuam no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Dolores Silva e o Espanha x Portugal no Euro 2024: «Vamos enfrentar a melhor seleção do mundo»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Dolores Silva já fez a antevisão ao encontro.

Giorgi Kochorashvili: «Quero ver a mentalidade de campeão que o Sporting tem»

Giorgi Kochorashvili concedeu uma entrevista. Médio georgiano abordou chegada ao Sporting e mostrou ambição.

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.