Dragão procura recuperar o fogo na ressaca europeia| FC Porto x Portimonense SC

    Primeira Liga, 8.ª jornada: domingo, 18h00. 8 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: SERÁ QUE À 24.ª É DE VEZ?

    O FC Porto recebe o Portimonense SC depois de duas derrotas consecutivas e antes de nova paragem para compromissos de seleções. Frente a um adversário de boas memórias, a turma de Sérgio Conceição vai procurar reatar a relação com os triunfos e levantar os ânimos da equipa e dos adeptos e não deixar fugir os rivais na liderança.

    Do outro lado estará uma equipa em crescendo e galvanizada pela vitória da última jornada, conseguida com esforço e nos últimos fôlegos – são os triunfos que mais moral dão à equipa, por vezes. O historial, como veremos adiante, não é animador para os algarvios, mas as ressacas europeias têm feito mossa em várias equipas pela Europa fora. Recorde-se que, por exemplo, o FC Porto só nos descontos levou de vencida o Gil Vicente FC (2-1) na última partida realizada após um jogo europeu a meio da semana.

    Ainda assim, os dragões são claros favoritos frente a um Portimonense SC que encontrará muitas das mesmas dificuldades que enfrentou na receção recente ao SL Benfica. Os pupilos de Paulo Sérgio terão de ser mais competentes ainda para fazer melhor desta feita.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto venceu 35 dos 43 confrontos com o Portimonense SC (81%). Registaram-se ainda quatro empates e quatro triunfos dos algarvios.
    2.  Os dragões venceram os 23 jogos em casa frente aos alvinegros.
    3.  Além de ter perdido todos os jogos em casa do FC Porto, o Portimonense SC só conseguiu marcar em sete dos 23 encontros, num total de dez golos (nunca fez mais de dois num jogo). Os algarvios têm um registo de dez golos marcados e 80 sofridos nas 23 partidas no Estádio do Dragão.
    4. O melhor que o Portimonense SC conseguiu fazer em casa portista foi perder apenas por um golo sete vezes.
    5. Ainda assim, em quatro das últimas sete visitas, o Portimonense SC marcou no Dragão, num total de seis golos (incluindo dois golos na mesma partida por duas vezes).
    6. Os dragões vêm de duas partidas sem vencer e sem marcar. Os algarvios vêm de duas vitórias nos últimos dois jogos fora de casa (pelo meio perderam em casa ante o SL Benfica).
    7. Os azuis e brancos têm apenas mais um golo apontado no campeonato do que a turma de Paulo Sérgio (dez contra nove). No reverso da medalha, os dragões têm a segunda defesa menos batida, a par de Sporting CP e Casa Pia AC (seis golos), enquanto os algarvios têm o terceiro pior registo defensivo da Primeira Liga (17 golos concedidos).
    8. Ambas as equipas marcam mais golos nas segundas partes. O Portimonense SC sofre mais golos nos primeiros 15 minutos da primeira parte (cinco), o FC Porto sofre mais golos nos primeiros 15 minutos da segunda parte (dois).
    9. Apenas dois dos dez golos portistas na Liga foram de bola parada, incluindo uma grande penalidade. Os alvinegros apontaram três dos seus nove tentos de bola parada, incluindo duas grandes penalidades.
    10. Defrontam-se nesta partida os dois extremos da lista disciplinar: o FC Porto é a equipa mais amarelada do campeonato (26), o Portimonense SC é o conjunto que menos amarelos viu (16).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Mehdi Taremi é um dos jogadores decisivos do FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    TaremiO iraniano não tem andado de mãos dados com os golos, mas é precisamente por isso que se torna um elemento ainda mais perigoso nesta partida. Além de o jogo do FC Porto passar muito por ele, uma partida em casa, na antecâmara de nova pausa para seleções, é uma ótima oportunidade para Taremi regressar aos golos. Vai certamente em busca disso e será, como tal, um foco de grande perigo a que a turma de Paulo Sérgio vai ter de dar muita atenção.

    Carlinhos – O capitão dos alvinegros é, neste momento, a figura maior da equipa. Nas últimas duas partidas fora do Algarve, que os de Portimão venceram, o brasileiro fez quatro golos, bisando em Guimarães e em Vizela. Desta feita, a viagem é um pouco mais curta e mais difícil, mas a expetativa de que Carlinhos continue a jogar o que e como tem jogado é grande. Qualquer réstia de esperança que o Portimonense SC alimente de vencer ou empatar pela primeira vez no Dragão está umbilicalmente ligada à exibição do seu camisola “11”.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, David Carmo, Wendell; Eustáquio, Varela, Pepê, Iván Jaime, Galeno; Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Não estamos habituados a perder. Sofrer duas derrotas seguidas só nos aconteceu uma ou duas vezes em sete anos. Obviamente, fizemos coisas positivas, mas também coisas não tão boas. A equipa está a evoluir, mas temos de perceber uma coisa: estivemos 24% do tempo em vantagem no campeonato, algo que não é normal. Essa mentalidade de se perceber o que é o FC Porto é relevante».

    Portimonense SC: Vinicius Silvestre; Pedrão, Filipe Relvas, Alemão; Guga, Dener, Carlinhos, Gonçalo Costa, Hélio Varela, Ronie Carrillo; Sylvester Jasper.

    Treinador: Paulo Sérgio

    «No Dragão são sempre jogos com um grande grau de complexidade. Não concordo quando dizem que o FC Porto mostrou fraquezas nestes dois últimos jogos. Sabemos que vamos ter um jogo muito difícil pela frente, contra uma equipa que é sobejamente competente e a história demonstra isso mesmo. Nós, uma vez mais, vamos tentar de tudo para conseguir trazer algo positivo do jogo».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Portimonense SC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Fatih Terim confirma saída do Panathinaikos

    Fatih Terim vai deixar o comando técnico do Panathinaikos...

    Diego Simeone exige três reforços para a próxima época

    Diego Simeone, treinador do Atlético Madrid, definiu três contratações...

    Mónaco paga 11 milhões de euros e garante defesa

    O Mónaco garantiu a contratação a título definitivo de...

    Newcastle ataca guarda-redes do Valência

    O Newcastle quer garantir um guarda-redes para a próxima...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.