serefalaraporto

Ainda sou do tempo em que se começava a discutir a Globalização …
Ainda sou do tempo em que ia ao Dragão cantar músicas a jogadores portugueses…
Ainda sou do tempo em que o Porto ganhava a Taça UEFA com 15/18 jogadores portugueses…
Ainda sou do tempo em que o Porto ganhava a Liga dos Campeões, com 13/18 jogadores portugueses…
Ainda sou do tempo em que Portugal chegava à Final de um Europeu, com 6 jogadores do Porto no 11 inicial…
Ainda sou do tempo em que Portugal chegava à Meia-Final de um Mundial, com 9 jogadores que tinham passado pelo Porto, pouco tempo antes…
Ainda sou do tempo em que ia ao Dragão cantar “Tu aqui vais jogar, para ganhar, ser campeão… João Moutinho”

Sou do tempo em que, no Dragão Caixa, se assiste aos jogos das diferentes modalidades e os planteis são constituídos na sua grande maioria por portugueses…
Sou do tempo em que, pela primeira vez na história, o Porto jogou sem NENHUM Português no 11…
Sou do tempo em que apenas 14,3% do plantel portista é português (4/28) mas em que só dois jogadores jogam (mas nem sempre!)…
Sou do tempo em que são convocados 12 jogadores do FC Porto para as respetivas seleções e apenas Quaresma para a principal Seleção Nacional…

1
João Moutinho – possivelmente, a última grande figura portuguesa do FC Porto
Fonte: publico.pt

O Porto é um clube de cidade! É um Clube onde a mística do Dragão e dos seus adeptos é a cidade! É facto que, cada vez mais, o Porto é conhecido pelo mundo. Não só pelos resultados alcançados, mas por todo o universo que o FC Porto representa. É reconhecido por ser um dos melhores “caça-talentos” do mundo, um dos melhores formadores desses talentos do mundo, um dos melhores valorizadores e vendedores de ativos do mundo. Esse reconhecimento é feito não só pelos portugueses, mas também por estrangeiros adeptos do futebol, bem como por jogadores que passaram pelo Reino do Dragão e que, na sua maioria, descrevem o clube como “o melhor por onde passaram”. Também as instalações são fantásticas, o estádio é fantástico, e, como não podia deixar de ser, os adeptos são fanáticos e muito exigentes. É um clube cuja filosofia é sempre “ganhar” e onde dificilmente um adversário consegue sair vencedor das partidas no estádio do Dragão.

Estes são apenas alguns dos atributos dados ao clube. Ser FC Porto é inevitavelmente ser cidade do Porto. Ser cidade do Porto é inevitavelmente ser Portucale, … Pertencer a esta cidade ajuda a compreender o 2º lugar dos estádios mais temíveis do mundo.

Anúncio Publicitário

É necessário censurar a não inclusão de qualquer português em campo bem como a ausência de jogadores portugueses no banco … Nos últimos anos, outros clubes em Portugal eram pelo Porto criticados por só jogarem com estrangeiros – brincando-se até com o “será que no balneário a língua utilizada é espanhol”? Se olharmos para o nosso plantel actual, 11 jogadores têm como língua materna o espanhol …

Ainda sou do tempo em que os adeptos podiam dizer: “não sou de Portugal, sou do Condado Portucalense”. Nós é que somos Portugueses, no sul são “os mouros”.
Hoje, a nação Portista ao olhar para o seu plantel deve questionar-se: “direi Condado Portucale ou Hispania”?

Comentários