📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Que futuro para a equipa B do FC Porto?

- Advertisement -

O projeto equipa B é sempre interessante, tendo em conta que esta equipa, ainda para mais participando numa liga profissional, pode ser um fator muito importante no desenvolvimento de jovens jogadores, que um dia poderão aspirar chegar à equipa principal.

Começando pela equipa técnica, não creio que António Folha seja o treinador mais indicado para a equipa B. Apesar de Folha já ter treinado a equipa B e escalões de formação, depois disso treinou durante um ano e meio o Portimonense, na primeira divisão, em que lhe eram exigidos pontos.

Na equipa B do FC Porto o principal objetivo deveria ser formar jovens e não obter resultados, sendo que ainda esta semana foi público que Folha pediu para Silvestre Varela, jogador com 37 anos, renovasse pela equipa B, algo que se veio a verificar. Com este pedido, Folha tem em mente como principal objetivo o de alcançar resultados positivos, remetendo para segundo plano a formação de jovens jogadores dos escalões de formação.

Em relação ao plantel, à primeira vista destaca-se o elevado número de jogadores vindos de empréstimos e também uma média de idades elevadas para uma equipa B. Jogadores como Romain Correia, Wesley, Zé Pedro, Hulk, Ejaita, Varela e Caíque foram utilizados durante a época, uns mais que outros, tendo vindo em contextos em que fica difícil justificar as suas contratações.

Varela, com 37 anos, não creio que faça sentido a sua presença na equipa B, assim como Zé Pedro, contratado com 25 anos, e preparado para um contexto de primeira/segunda liga. Caíque e Wesley vieram emprestados do Tombense e Ejaita do Black Bulls, negócios com pouco sentido, dado a qualidade dos jogadores, e deveria ser explicado o porquê de se terem concretizado.

Hulk veio do Atlético Mineiro a custo zero em 2020, e com contrato até 2023, é previsível que saia nesse ano, e Romain Correia, que veio do Vitória, e mais não serviu do que para fazer movimentar dinheiro entre Vitória e Porto, num negócio que levou outros dois jogadores para Guimarães.

Ainda assim, houve alguns empréstimos consumados, e fizeram sentido. Léo Borges e Peglow vieram emprestados com opção de compra, já com jogos feitos na equipa principal do Internacional, e vieram também com o objetivo de poderem atuar na equipa principal do Porto. Outra contratação, a custo zero, foi a de Sidnei Tavares, médio ofensivo vindo do Leicester, e também com minutos feitos na equipa principal do Leicester CFC, que poderá ser uma aposta que se pode revelar interessante no futuro.

O aspeto negativo a destacar de tantas contratações para uma equipa de formação é a saída de diversos jogadores com um futuro muito promissor. Gonçalo Esteves, Marco Cruz e Diogo Abreu são três exemplos de jogadores que saíram para o Sporting CP. O aspeto financeiro deve também ter pesado nas suas decisões, mas foi a promessa de poderem chegar à equipa principal que convenceu estes jovens jogadores a abandonar o Porto, e assinarem pelo Sporting.

É importante assegurar estes jogadores, e isso só pode ser feito se a política de contratações na equipa B mudar. Deve haver a consciencialização de que a equipa B serve para formar em primeiro lugar, e que jovens como Gonçalo Esteves, Marco Cruz e Diogo Abreu devem ser as figuras de futuro da equipa, e não uma série de contratações sem sentido, com valores elevados envolvidos, e que põem em causa a credibilidade e seriedade da SAD. Não se sabe se serão apostas no Sporting, no entanto, são contratações com sentido, visto que os custos são mínimos, e é-lhes reconhecido já uma carreira de futuro.

FC Porto B x SL Benfica B
Fonte: Fernando Silva/Bola na Rede

Neste sentido, não existe melhor exemplo que o SL Benfica B, com um treinador vindo da formação, com um plantel quase todo da formação, e onde jogador mais velho do plantel tinha 21 anos, alcançaram o 5.º lugar na Segunda Liga enquanto o Porto B, com todas as contratações feitas, ficou em 10.º lugar, com menos 15 pontos que o Benfica B.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Lelo continua a acreditar na possibilidade de chegar à seleção de Portugal em breve

Apesar de não ter sido convocado em novembro, a esperança não morreu para Leonardo Lelo. Lateral esquerdo quer chegar às opções de Roberto Martínez.

Sporting tenta renovar até 2030 com 3 titulares e prepara aumentos salariais

O Sporting quer fechar três renovações nos próximos tempos. Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e Francisco Trincão são para blindar.

Benfica toma decisão quanto à contratação de Rafa Silva e José Mourinho já emitiu veredicto

A situação entre Rafa Silva e o Besiktas abre portas a uma mudança. O Benfica está atento, mas só avançará para uma contratação a custo zero.

Portugal goleia México que viu 2 jogadores expulsos e 5-0 garante passagem aos quartos de final do Mundial Sub-17

Portugal está nos quartos de final do Mundial Sub-17. Vitória sem contestação sobre o México permite passar mais uma fase na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição faz 1º pedido ao Al Ittihad para o mercado de janeiro: eis o surpreendente desejo do treinador

Mohammed Al Owais é alvo do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Técnico quer um guarda-redes saudita para libertar vagas mais à frente.

Imprensa croata não poupa Franjo Ivanovic: «Não admira que não jogue no Benfica»

Franjo Ivanovic foi titular na Croácia que venceu o Montenegro. Ainda assim, exibição do avançado do Benfica não convenceu os locais.

Pizzi elogia Ian Cathro «Tem sido uma grande surpresa para mim e tem todas as características para poder dar o salto para um clube...

Pizzi concedeu uma entrevista. Médio ex-Benfica e ex-Braga está de regresso a Portugal onde representa o Estoril Praia.