Raio-X ao novo FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoDuas semanas de preparação e dois ensaios depois, é possível retirar já algumas conclusões do nível de afinação que leva, nesta fase ainda prematura, a orquestra que se vai aperfeiçoando para o grande espetáculo que será o campeonato, sob a alçada do maestro Sérgio Conceição. Tendo em conta os últimos jogos em terras mexicanas, a junção da segunda parte do Cruz Azul e a primeira do Chivas teve o condão de colocar água na fervura da inquietação dos adeptos face à escassez de reforços.

Sérgio apelidou de extremamente satisfatório o período de testes a que a equipa foi sujeita, revelando já identificar, em alguns momentos, as ideias que o próprio vem implementando e transmitindo aos jogadores. Sem reforços, vão valendo, essencialmente, os regressados Ricardo, Indi, Sérgio Oliveira e Aboubakar. Outros, como Hernâni, Mikel, Rafa e, eventualmente, Marega, terão de mostrar mais do que aquilo que foi possível recolher nestes dois escassos exemplos.

E das ideias do próprio Sérgio Conceição, fazendo a comparação com o seu antecessor, é possível desde logo decifrar uma clara preferência pela objetividade. Se for possível chegar à baliza adversária com apenas três ou quatro passes, não é preciso uma dúzia para o fazer; se, em zona frontal à baliza, ou em situação privilegiada, houver possibilidade de rematar, então, não se hesita; a pressão é para ser feita nas zonas adiantadas do terreno, sempre em bloco, de modo a condicionar a saída do adversário e obriga-lo a um futebol direto ou, por outro lado, a conseguir recuperar a bola na posição mais adiantada possível, de forma a que se esteja mais perto de marcar; a marcação da defesa nos lances de bola parada, é, para já, sempre à zona e nunca ao homem.

O jogo frente ao Chivas mostrou um FC Porto com muita qualidade de jogo Fonte: FC Porto
O jogo frente ao Chivas mostrou um FC Porto com muita qualidade de jogo
Fonte: FC Porto

Outros aspetos como a vertente tática ainda não estão bem enraizados e, como tal, não poderá ser alvo de análises aprofundadas. Para já, Sérgio tem apostando na base do ano passado, em 4-4-2, mantendo a defesa titular, apenas com a inclusão de Ricardo em detrimento de Maxi. O meio campo, ainda sem Danilo, parece ter em Óliver o maestro de que a equipa tanto necessita. André André vai-se configurando como uma boa alternativa na posição 6, não tão fixo nem destruidor, mas dinâmico e livre. Os extremos Brahimi e Corona ainda estão longe da melhor forma, mas estão claramente talhados para o jogo interior, abrindo espaço à subida dos laterais. Aqui, caso Sérgio prefira mais verticalidade no jogo ofensivo, pode contar com a velocidade e preferência pela ida à linha de fundo de Galeno (que até tem sido experimentado como segundo avançado) e Hernâni. No ataque, a dupla Soares-Aboubakar funcionou lindamente nos primeiros 45’ diante do Chivas, com a equipa a criar inúmeras oportunidades de golo.

Não falta matéria prima à disposição de Sérgio Conceição que deverá ainda receber um ou dois reforços até ao fecho do mercado. À parte disso, a equipa prossegue o seu aperfeiçoamento e, já no domingo, tem um teste de grau de exigência elevado, com a visita a Guimarães. Oportunidade perfeita para percebermos se todas estas ideias que saltaram à vista na última semana são a regra, ou apenas uma exceção.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Pedro Couto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

«Here We Go»: Brentford acorda pacote superior aos 20 milhões de euros por avançado

Jaidon Anthony prepara-se para reforçar o Brentford. Operação a rondar os 19,8 milhões de euros + 3,5 milhões de euros.

Morten Hjulmand recusa braço de ferro: Conhece os novos contornos do negócio com o Atlético de Madrid

Morten Hjulmand recusa forçar a saída do Sporting. De relembrar que o atleta tem acordo com o Atlético de Madrid até 2031.

Colômbia recebe más notícias: Avançado não joga mais neste Mundial

Jhon Córdoba é a baixa da Colômbia. Avançado de 33 anos lesionou-se no último jogo e terá paragem de quatro semanas.

Paulo Dybala recusou vários clubes para ficar na AS Roma: eis a situação

Paulo Dybala deve renovar contrato com a AS Roma até 2027 com opção até 2028. Médio argentino recusou várias clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea quer 35 milhões de euros por defesa que já tem princípio de acordo com o Inter Milão

Trevor Chalobah abre portas ao Inter Milão e já tem princípio de acordo. Chelsea define preço do defesa nos 35 milhões de euros.

Luís Castro antevê duelo ibérico nos oitavos de final do Mundial 2026 e deixa aviso: «Vai ser necessário defender em bloco baixo»

Luís Castro anteviu o duelo entre Portugal e Espanha no Mundial 2026. O treinador do Levante destacou a importância da solidez defensiva portuguesa.

Jurgen Klopp vai mesmo voltar ao ativo: eis o seu destino

Jurgen Klopp vai ser o próximo selecionador da Alemanha. Técnico alemão será assim o sucessor de Julian Nagelsmann.