📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Raio-X ao novo FC Porto

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoDuas semanas de preparação e dois ensaios depois, é possível retirar já algumas conclusões do nível de afinação que leva, nesta fase ainda prematura, a orquestra que se vai aperfeiçoando para o grande espetáculo que será o campeonato, sob a alçada do maestro Sérgio Conceição. Tendo em conta os últimos jogos em terras mexicanas, a junção da segunda parte do Cruz Azul e a primeira do Chivas teve o condão de colocar água na fervura da inquietação dos adeptos face à escassez de reforços.

Sérgio apelidou de extremamente satisfatório o período de testes a que a equipa foi sujeita, revelando já identificar, em alguns momentos, as ideias que o próprio vem implementando e transmitindo aos jogadores. Sem reforços, vão valendo, essencialmente, os regressados Ricardo, Indi, Sérgio Oliveira e Aboubakar. Outros, como Hernâni, Mikel, Rafa e, eventualmente, Marega, terão de mostrar mais do que aquilo que foi possível recolher nestes dois escassos exemplos.

E das ideias do próprio Sérgio Conceição, fazendo a comparação com o seu antecessor, é possível desde logo decifrar uma clara preferência pela objetividade. Se for possível chegar à baliza adversária com apenas três ou quatro passes, não é preciso uma dúzia para o fazer; se, em zona frontal à baliza, ou em situação privilegiada, houver possibilidade de rematar, então, não se hesita; a pressão é para ser feita nas zonas adiantadas do terreno, sempre em bloco, de modo a condicionar a saída do adversário e obriga-lo a um futebol direto ou, por outro lado, a conseguir recuperar a bola na posição mais adiantada possível, de forma a que se esteja mais perto de marcar; a marcação da defesa nos lances de bola parada, é, para já, sempre à zona e nunca ao homem.

O jogo frente ao Chivas mostrou um FC Porto com muita qualidade de jogo Fonte: FC Porto
O jogo frente ao Chivas mostrou um FC Porto com muita qualidade de jogo
Fonte: FC Porto

Outros aspetos como a vertente tática ainda não estão bem enraizados e, como tal, não poderá ser alvo de análises aprofundadas. Para já, Sérgio tem apostando na base do ano passado, em 4-4-2, mantendo a defesa titular, apenas com a inclusão de Ricardo em detrimento de Maxi. O meio campo, ainda sem Danilo, parece ter em Óliver o maestro de que a equipa tanto necessita. André André vai-se configurando como uma boa alternativa na posição 6, não tão fixo nem destruidor, mas dinâmico e livre. Os extremos Brahimi e Corona ainda estão longe da melhor forma, mas estão claramente talhados para o jogo interior, abrindo espaço à subida dos laterais. Aqui, caso Sérgio prefira mais verticalidade no jogo ofensivo, pode contar com a velocidade e preferência pela ida à linha de fundo de Galeno (que até tem sido experimentado como segundo avançado) e Hernâni. No ataque, a dupla Soares-Aboubakar funcionou lindamente nos primeiros 45’ diante do Chivas, com a equipa a criar inúmeras oportunidades de golo.

Não falta matéria prima à disposição de Sérgio Conceição que deverá ainda receber um ou dois reforços até ao fecho do mercado. À parte disso, a equipa prossegue o seu aperfeiçoamento e, já no domingo, tem um teste de grau de exigência elevado, com a visita a Guimarães. Oportunidade perfeita para percebermos se todas estas ideias que saltaram à vista na última semana são a regra, ou apenas uma exceção.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Pedro Couto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos atento ao universo Benfica: médio no pavilhão para ver o futsal

Richard Ríos continua atento aos jogos do Benfica. Médio presente no pavilhão para assistir ao Benfica x Braga da Primeira Liga de Futsal.

Rui Borges promoveu 1 estreia na Champions League na derrota do Sporting em casa do Bayern Munique

Ricardo Mangas estreou-se na Champions League na carreira. Estreia do lateral na derrota do Sporting contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Matheus Reis iguala Rui Patrício em registo importante pelo Sporting na Champions League

Matheus Reis atingiu os 26 jogos na Champions League, tornando-se o jogador do Sporting com mais presenças na competição, ao lado de Rui Patrício.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez triste com o resultado: «Despistámo-nos nalguns detalhes na bola parada e isso custou-nos o jogo»

Luis Suárez analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Luis Enrique revela que Nuno Mendes falhou treino do PSG: «Vamos fazer o que fazemos sempre quando há um lesionado»

Luis Enrique já fez a antevisão ao Athletic Club x PSG para a Champions League. Técnico abordou situação de Nuno Mendes.

Rui Borges analisa derrota do Sporting e atira: «Às vezes, queixamo-nos tanto dos nossos árbitros em Portugal e se calhar somos melhores»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Leões perderam por 3-1 na sexta jornada da Champions League.