Rio Ave 1-3 FC Porto: Exibição Q.B.

- Advertisement -

portosentido

O Rio Ave é uma daquelas equipas que me põem sempre nervoso. No ano passado, o Rio Ave foi, a par do Paços de Ferreira, a equipa revelação da Liga Portuguesa. De cada vez que o Porto recebe ou visita o Rio Ave, as contas não são fáceis para o Porto. Para além de perder pontos, faz exibições que não representam a qualidade da equipa do Porto. Para além disso, neste momento o Porto não está na máxima força…

Em Vila do Conde, o Porto entrou bem na partida. Dominou, teve a bola e teve o comando do jogo. No banco, faltava Quintero. O menino prodígio colombiano ficou de fora por opção de Paulo Fonseca. No entanto, a verdadeira surpresa estava no onze inicial: Carlos Eduardo. O médio brasileiro foi o grande impulsionador da equipa do Porto. Com grande qualidade de passe, boas movimentações e uma grande entrega, o médio mostrou serviço com a camisola azul e branca. Sem dúvida um caso de um jogador a mostrar que tem lugar no onze inicial.

carlos edu 4
Carlos Eduardo pode ser uma opção para o onze / Fonte: JN

Começa a tornar-se um hábito para o Porto sofrer pelo menos um golo. Embora tenha entrado bem (com o golo de Maicon logo a abrir a partida), acabou por sofrer um golo de Edimar, naquela que foi a melhor jogada do Rio Ave durante o jogo todo. A partir daí, o Porto voltou a impor o seu jogo, confinando o Rio Ave à sua grande área. A resistência vila-condense durou até Jackson Martinez dar um ar da sua graça.

O colombiano continua a facturar e leva já 11 golos no campeonato (menos dois do que Montero, do Sporting). Começa a surgir, no Porto, a tendência para “quando é preciso um golo, Jackson marca”, uma tendência demasiado vincada no jogo da equipa. A cada jogo que passa, nota-se, cada vez mais, o início de uma “Jackson-dependência”. De facto, quando Jackson não marca a equipa emperra sem soluções. Até porque no banco está Ghilas, que ainda tem de provar que é uma alternativa a Jackson. O argelino, no pouco tempo que teve de jogo, não mostrou grandes indícios de ser matador.

Paulo Fonseca continua a não tomar decisões, a meu ver, certas. O treinador portista mexeu tarde e as substituições não foram as mais acertadas. A troca de Lucho por Herrera, devido ao desgaste do argentino, até se entende. Porém, a troca de Kelvin por Licá é algo que me deixa grandes dúvidas. Numa altura em que o jogo está 2-1 para o Porto, com o domínio da posse de bola e o controlo do jogo, é fundamental que o meio-campo não vacile. Kelvin é um bom jogador: rápido, com um bom toque de bola, capaz de mexer num jogo. No jogo com o Rio Ave, o Porto acabou por perder com a entrada do extremo.

No final, uma vitória sólida do Porto. Ainda não está na forma máxima mas as vitórias, após um mau resultado como o de Madrid, são fundamentais para uma evolução positiva. O Porto não está excelente, está médio. O nível médio é suficiente para manter a corrida a três, mas será preciso mais para conquistar o campeonato.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Freire e Tiago Gabriel preparados para enfrentar o Azerbaijão na qualificação para o Euro: «Objetivo é fazer igual ou melhor do que na...

Luís Freire e Tiago Gabriel realizaram a antevisão ao encontro com o Azerbaijão na próxima sexta-feira, na sexta jornada da qualificação para o Europeu 2027.

Ligue 1 remarca jogo decisivo do PSG na competição: eis o motivo

A Ligue 1 anunciou a alteração das datas dos jogos Lens x PSG e Brest x Estrasburgo, devido à participação dos clubes nas competições europeias.

Benfica oferece contrato profissional a guarda-redes internacional português

António Luís, guarda-redes de 16 anos e internacional português nos escalões sub-15 e sub-16, assinou o seu primeiro contrato profissional pelo Benfica.

Rafael Leão recupera lesão em Portugal após ser dispensado da convocatória da Seleção Nacional

Rafael Lesão viajou para Portugal para tratar de uma lesão no adutor. O avançado foi dispensado da convocatória de Portugal devido a problemas físicos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-defesa do Liverpool garante: «Cristiano Ronaldo não teve a mesma consistência e números que Mohamed Salah na Premier League»

Jamie Carragher considera que Mohamed Salah foi superior a Cristiano Ronaldo na Premier League.

Kylian Mbappé nega rumores que especulavam que o Real Madrid examinou o joelho errado

Vários rumores nos últimos dias apontavam para a possibilidade de o departamento médico do Real Madrid ter examinado o joelho errado.

Médio do Benfica integra lista de arrependimentos da Juventus, avança a imprensa italiana

Segundo a imprensa italiana, Enzo Barrenechea integra a lista de arrependimentos da Juventus nos últimos mercados de transferências.