Rotações “Lopeteguianas”… Não resultam bem!

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

À excepção da goleada de ontem diante do União da Madeira, culminada com 3 golos em cerca de 10 minutos frenéticos e outro já no período de descontos e de bola parada, a rotação excessiva de Lopetegui tem voltado a custar pontos (e talvez milhões no caso da champions) e parece que estamos a voltar aos mesmos erros que o mesmo cometia e parecia, neste início de época, que tinha aprendido… Ora vejamos:

Porto vs Dinamo Kiev: a jogar em casa e, precisando apenas de 1 ponto para garantir a passagem à próxima fase da liga milionária, o técnico espanhol amedrontou-se e “espetou”  3 médios de características pouco ofensivas (Neves, Danilo e Imbula), numa clara estratégia de contenção, a fazer lembrar Jorge Jesus quando ia jogar ao Dragão para não perder e geralmente… Perdia. Com o 0-1 ao intervalo e a equipa a precisar de mais fulgor ofensivo, o que faz o treinador? Tira um jogador que dá imensa profundidade ao plantel (Maxi), mexe em toda a estrutura defensiva e passa Indi para a lateral esquerda, move Layun para o lado oposto e recua Danilo para… Central! Ou seja, toda a defesa e médio mais defensivo mudaram as posições menos… Marcano (que ainda assim passou de defesa centra direito para defesa central esquerdo… Um mal menor). Aí o jogo é dado como perdido por parte dos próprios adeptos, e nem a entrada de quem nunca devia ter saído (André) animou as hostes azuis-e-brancas. Perdemos, fomos altamente assobiados em pleno Dragão e a passagem à próxima eliminatória avizinha-se quase impossível, pois ganhar em Inglaterra é sempre uma tarefa muito complicada. Por isso, muitos milhões em causa graças às “manias” eternas do Sr. Julen;

Tondela vs Porto: depois da péssima imagem deixada no jogo da champions, os adeptos exigiam uma exibição de gala, e nada melhor que um clube com as características do Tondela (sem menosprezo!) para vermos uma avalanche ofensiva dos Dragões. E até começou bem, com Bueno a entrar directamente para o onze (embora para uma posição que não rende, quando já se viu que a jogar como falso 9 é sinónimo de golos) e Herrera, que aos poucos vai ganhando ritmo para voltar a ser o que foi: o motor do meio campo. Surpresa: saltou de titular para não convocado o sr. “20 Milhões” Imbula, que demora a demonstrar aquilo que é: o melhor médio de transições de Portugal. Até estava tudo a correr bem, com Brahimi a presentear os adeptos com um dos golos da época e uma primeira parte dominada pelos azuis-e-brancos, que só pecou pelos escassos números. Na segunda parte… Voltaram as invenções! Se a saída de Bueno para dar lugar a Tello pode ser considerada normal, já as restantes foram apenas para dar razão a assobios dos adeptos! Ao minuto 68, Lopetegui retira de campo o grande esteio defensivo da equipa (Marcano) para fazer entrar o jovem Rúben Neves, recuando Danilo para… Defesa central! A equipa ficou muito frágil e o Tondela começou a “sair da casca” e foram precisos 11 minutos para o treinador fazer entrar um defesa central (Maicon) para retirar… Brahimi.

E aí ficamos a jogar com a equipa num sistema que dá resultado na champions (1-4-3-3), com André André numa linha, mas que com uma equipa destas características pode ser suicídio. E quase era, se não fosse “san Iker”, que, redimindo-se do erro cometido ante o Dínamo, defendeu um penalti de forma fantástica. Mais um vez, acaba o jogo, 3 pontinhos no bolso, mas uma exibição que valeu mais assobios. Nota ainda que, em caso de dúvida, já se viu que este ano é para prejudicar o Porto. Um penalti extremamente duvidoso, mas prontamente assinalado, como a expulsão de Osvaldo ontem ou os já vários penaltis por marcar a favor dos Dragões, que são facilmente assinalados “noutros” campos;

A Champions em risco?  Fonte: Facebook Oficial de Julen Lopetegui
A Champions em risco?
Fonte: Facebook Oficial de Julen Lopetegui

União da Madeira vs Porto: Mais um jogo, mais uma invenção. Continua de fora Imbula, salta de titular para a bancada Bueno e Osvaldo assume o ataque (que mais à frente seria, como já disse, injustamente expulso). Não fossem aqueles 10 minutos de alta eficácia de Herrera, Brahimi e Corona, corríamos o risco de ter outros jogo como o anterior: Porto sempre em cima mas pouco eficaz, pouco rematador, sequer. Corona demonstra que deve e tem de ser titular; Brahimi é Brahimi e faz sempre a diferença e Osvaldo não é o homem golo que muitos pensaram ao início. Salvou-se o avolumado resultado (talvez excessivo para a equipa da casa) num jogo que não me encheu o olho, ao contrário das exibições de início da temporada.

Infelizmente, Osvaldo não consegue afirmar-se e, a bem de Bueno e André Silva, espero que volte para o clube onde admite sentir-se feliz: Boca Juniors. Aliás, nem percebo como pode sequer fazer parte das escolhas do técnico quando é público que o clube argentino e o próprio jogador querem a “repescagem” do avançado. Ainda assim, se o jogador sair e o “milagre” champions for concretizado, a busca por um matador no mercado será inevitável. Aboubakar é sinónimo de trabalho mas não de golos, como Falcao ou Jackson, é um bom jogador mas que por uma proposta de 30 milhões era “pegar ou largar!”, visto que não vejo o avançado evoluir muito mais. É muito bom, mas não passará ao patamar de topo como os anteriores nomes que disse; Bueno é o tal jogador que nunca vi como ponta-de-lança e referi-o na minha análise aos reforços na pré-época. E a equipa não pode apenas depender da imensa já apresentada qualidade de André Silva. Caso a equipa seja renegada para a “segunda liga” Europeia, penso que o actual plantel chega e sobra e, se acontecer mesmo, é bom que seja para ganhar!

Não pense o leitor que tive um “volte-face” na minha opinião e agora odeio Lopetegui, não! Continuo a achá-lo um treinador incompreendido e que consegue meter equipas a jogar um grande futebol… “Apenas” as suas teimosias podem levar a que saia antes do seu tempo, como foi com Co Andriaanse. E nisto, o meu sonho de poder ver Villas-Boas voltar ao Dragão no final da época sobrepõe-se a tudo mais… Lembrem-se de que o jovem técnico já comunicou que será obrigado a abandonar os russos do Zenit por imposição das novas regras federativas, onde só são permitidos técnicos naturais daquele país (exceptuando o seleccionador).

Passo a passo, ponto por ponto… Acredito na equipa, nos treinadores (quando não inventam…) e, acima de tudo, no meu presidente, que continua a depositar toda a confiança em Lopetegui! Mas, caso isso mude, pense nestes dois nomes para substituir: Villas-Boas e Vitor Pereira!

Ao meu actual treinador, apenas peço que largue essas teorias da rotação “Lopeteguiana” e se concentre em fazer a equipa voltar a jogar e a encantar!

Foto de capa: Futebol Clube do Porto

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Gianluca Prestianni muda de estatuto e pode mexer nas contas das águias na Champions League

Gianluca Prestianni poderá ser inscrito pelo Benfica na Lista B nas provas europeias, depois de cumprir dois anos nos encarnados.

FC Porto retoma preparação para a receção ao Sporting: eis os detalhes

O FC Porto retomou, esta quinta-feira, os treinos e a preparação, tendo em vista a receção ao Sporting, referente à 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting não esquece aniversário de Cristiano Ronaldo: «O melhor português de sempre»

O Sporting celebrou nas suas redes sociais o 41.º aniversário de Cristiano Ronaldo, colocando algumas fotos do craque.

Arne Slot comenta contratação do Liverpool por 60 milhões de euros e aborda futuro de Virgil Van Dijk: «Neste clube não somos tolos»

Na antevisão do Liverpool x Manchester City, Arne Slot falou sobre a contratação de Jérémy Jacquet e abordou o futuro de Virgil Van Dijk no Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid pensa em antigo médio do Benfica

O Real Madrid mostra interesse em Enzo Fernández. Merengues pensam no médio argentino, caso tenham grandes saídas no verão.

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.