SC Braga x FC Porto: Será que à terceira é de vez?

- Advertisement -

A CRÓNICA: DUELO PELO CANECO

É o jogo de todas as decisões da Taça da Liga 2019/2020 e vai ser disputado entre o Sporting de Braga e o Futebol Clube do Porto. Apenas oito dias depois do seu confronto para o campeonato, Dragões e Guerreiros vão estar novamente frente-a-frente. Ainda assim, desta vez há um bocado mais em jogo – um troféu, uma Taça da Liga. Irá certamente haver muita vontade de ambas partes em sair vitoriosos. O FC Porto quer, finalmente, quebrar a sua maldição na competição. Em doze edições, não conseguiu nenhum triunfo, tendo chegado à final em três ocasiões. Já o SC Braga deseja vencer pela segunda vez a competição, sendo que esta seria em sua casa, junto dos seus adeptos.

Esta será a reedição da final de 2012/2013. Na altura, os bracarenses triunfaram por uma bola a zero com golo de Alan, com o jogo a disputar-se em Coimbra. Muito mudou desde aí. Ambas as equipas já perderam finais da competição e já se defrontaram inúmeras vezes. A última foi, já referido anteriormente, na passada sexta-feira. Os Minhotos triunfaram e levaram a motivação necessária para bater também o Sporting CP na primeira meia-final. Os mandados de Rúben Amorim levam quatro vitórias em quatro jogos desde que o jovem treinador assumiu posse. A equipa tem jogado bem e a confiança está alta. Os Dragões conseguiram recuperar bem da derrota em casa com um triunfo importante sobre o Vitória SC. Uma reviravolta na segunda parte mostrou forte carácter da equipa numa altura que podia facilmente ter ido abaixo.

COMO JOGARÁ O SC BRAGA?

Como foi notório nos seus últimos dois jogos contra equipas grandes, o SC Braga não abdica da sua maneira de jogar seja contra quem for. Rúben Amorim gosta de ver a sua equipa a dominar a posse de bola e a pressionar com intensidade. E é uma evidência que este estilo tem resultado: 4 jogos, 4 vitórias, 13 golos marcados e 4 sofridos. O próprio treinador admitiu na conferência de imprensa de rescaldo da meia-final que a equipa tinha que melhorar em relação aos golos sofridos, mas a verdade é que neste momento, com o caudal ofensivo que tem apresentado, a confiança para sair vitoriosa deve ser muito alta. O sistema será o mesmo – 343 – e a única dúvida estará mesmo nos lugares dos dois extremos. Trincão deverá voltar ao onze acompanhado de Galeno. Também deve estar de regresso Palhinha, depois de estar impedido de jogar contra o seu clube-mãe e vai trazer mais alguma garantia defensiva em relação a Novais.

JOGADOR A TER EM CONTA?

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Paulinho – o avançado tem sido uma peça chave desde que Rúben Amorim chegou ao comando da equipa técnica. Marcou nos quatro jogos e é fulcral no ataque posicional do Braga. Muito forte nos apoios frontais, recua muitas vezes no terreno para dar linha de passe aos médios e para tabelar com os extremos. Acrescentando a isso, é muito inteligente nos movimentos dentro da área, conseguindo muitas vezes aproveitar o elevado número de cruzamentos efetuados pelos bracarenses.

XI PROVÁVEL

3-4-3: Matheus; Vítor Tormena, Bruno Viana, Raúl Silva; Ricardo Esgaio, Fransérgio, Palhinha, Sequeira; Trincão, Galeno e Paulinho.

COMO JOGARÁ O FC PORTO?

O estilo de jogo de Sérgio Conceição é bastante diferente do de Rúben. Um jogo muito mais direto e físico. A criatividade, ou a falta dela, tem sido o maior problema para o FC Porto. A previsibilidade tem sido um fator recorrente. E a ausência de Nakajima por lesão tem sido algo que apenas piora esta dificuldade de criação de oportunidades. Ainda assim, os Dragões tem individualidades que conseguem desbloquear a defesa adversária numa só jogada, como Luis Diaz e Jesús Corona. E nunca podemos descartar os ataques à profundidade de Marega. Soares também tem estado imparável em frente à baliza, ainda que o resto do seu jogo não esteja no auge. É previsível que o sistema seja, como foi contra o Vitória, 4-3-3, sem alterações no onze.

JOGADOR A TER EM CONTA?

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Corona – tem sido o jogador mais consistente no ataque portista, jogue a extremo ou a lateral. Conta já com 17 assistências em todas as competições nesta presente época. Desequilibra com facilidade com a sua forte condução e drible em espaços curtos. A jogar num FC Porto com dificuldades no jogo interior mas com avançados fortíssimos no jogo aéreo, é muitas vezes através de cruzamentos das alas que os golos aparecem, e é nestas funções que Corona encontra o seu melhor futebol.

XI PROVÁVEL

4-3-3: Diogo Costa; Corona, Mbemba, Marcano, Telles; Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio; Marega, Luis Diaz e Soares.

Foto de capa: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.

Thiago Silva reage a mais um triunfo do FC Porto: «Vitória muito batalhada para fechar uma semana positiva»

Thiago Silva deixou uma mensagem nas redes sociais. Central voltou a ser titular e publicou curta nota relativa ao triunfo contra o Vitória SC.

João Cancelo apoia David Simão após saída do Arouca: «As pessoas genuínas e verdadeiras são na maior parte das vezes os vilões da história»

David Simão anunciou a saída do Arouca. Entre os vários jogadores que responderam ao médio, destaque à mensagem de João Cancelo.

O sonho continua: Amarante escreve página bonita da sua história | Paredes 0-0 Amarante

O empate a zeros entre Paredes e Amarante foi exatamente isso: a certificação de uma época histórica para a formação amarantina.

PUB

Mais Artigos Populares

Anatoliy Trubin chega aos 100 jogos na carreira sem sofrer golos

Anatoliy Trubin atingiu uma marca importante na carreira. Guarda-redes atingiu patamar dos 100 jogos sem sofrer golos.

O PSG e os portugueses

Em apenas uma época, Nuno Mendes passou de herói em Alvalade, ao conquistar um título que fugia há duas décadas, para um PSG repleto de estrelas.

André Luiz tem preferência entre o Benfica e o Olympiacos e continua com o futuro em dúvida

André Luiz dá preferência ao Benfica. Evangelos Marinakis quer colocar o extremo no Olympiacos, mas jogador quer águias.