Segundo ano a quebrar!

cabeçalho fc porto

Há coisas que nunca mudam, tendem a repetir-se uma e outra vez. O Porto deste ano parece assustadoramente seguir o mesmo caminho do ano passado – um começo promissor com uma quebra a meio da época.

É difícil encontrar uma explicação que não resida em Lopetegui, mas os jogadores deixam transparecer outro motivo mais: falta de espinha dorsal. As quebras são normais, mas o Porto não tem recuperado dessas baixas de forma, o que é preocupante.

Há problemas que o Porto apresenta que já não são de agora, sendo os mais visíveis a distância a que se joga da baliza, a falta de penetração na grande área e a consequente escassez de oportunidades de golo. Tudo junto resulta numa equipa que tem dificuldade em marcar golos e criar perigo através de jogadas colectivas. Os dragões vão, no entanto, disfarçando estas dificuldades quando jogam em casa. O sentimento de quem joga perante o seu público é galvanizador e só isso faz com que o Porto disfarce os problemas mencionados. Já quando é visitante a equipa simplesmente joga mal, tem uma dificuldade de progressão desesperante e não mostra ter força suficiente para enfrentar o adversário de menor capacidade.

A conclusão a que chego é que falta força anímica aos azuis e brancos. Tal como no ano passado, assim que surgem pedras no caminho a equipa entra em espiral recessiva. Não quer dizer que se percam os jogos todos em catadupa mas é notória a falta de coesão e força. Quando um plantel atinge este estado só mesmo o trabalho táctico pode dar fio de jogo à equipa, no entanto, vemos que em Dezembro ainda há jogadores que parecem perdidos e que continuamos a ser aborrecidamente previsíveis. A falta de André André que com a sua energia abria linhas de passe (tal como Oliver na época transacta) também não tem ajudado à situação, e a constante rotação dos jogadores faz com que ninguém cimente confiança no seu jogo.

Maicon
Maicon

O que se vai saber daqui para a frente é se estes jogadores aguentam a pressão, se conseguem reagir sem quebrar ainda mais (como o Porto sempre fez durante anos a fio), e o que se espera de Lopetegui é que faça uma análise sobre as semelhanças desta quebra com a do ano passado e que tenha a humildade de mudar o que está mal. Os dragões estão numa situação de maior pressão do que os seus adversários: o Sporting ainda está (supostamente) em recuperação, e o Benfica tem tentado diminuir as despesas que tinha com o futebol. De nós, e após dois anos sem o campeonato, não se espera nada menos do que o título. Mais uma vez será que temos jogadores com falta de força anímica?

O sentimento dos portistas e a razão das queixas é que todos nós já vimos este filme e foi há pouco tempo. As nossas contratações foram para ganhar o campeonato, foi uma aposta na recuperação do que tem de ser nosso. E quanto a esta reconquista do título, no final do ano veremos se há dirigentes e estratégias ultrapassadas. Parece que a nossa falta de euforia (que leva a duvidar das nossas capacidades) contrasta com excessos de outros lados, onde já se descobriram os melhores dirigentes, melhor jovens jogadores… Lá para Maio será tudo posto em pratos limpos.

 

Imagens: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica empresta defesa ao AVS SAD até ao final da temporada

Diogo Spencer foi cedido ao AVS SAD até ao final da temporada, proveniente do Benfica. O lateral direito representou a equipa B das águias em 2024/25.

FC Porto oficializa saída de Andoni Zubizarreta: «Forma conjunta e amigável»

O FC Porto oficializou esta quarta-feira a saída de Andoni Zubizarreta. Dirigente de 63 anos deixa o cargo de diretor desportivo.

João Diogo Manteigas visa Pedro Proença: «Como é que Rui Caeiro é vice-presidente da Federação sem ter sido eleito?»

João Diogo Manteigas, candidato à presidência do Benfica, visa Pedro Proença pela nomeação de Rui Caeiro na FPF.

Martim Mayer comenta candidatura de Luís Filipe Vieira: «O Benfica não precisa de regressos messiânicos, mas sim de um futuro fresco»

Luís Filipe Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura à presidência do Benfica. Martim Mayer reagiu através de um comunicado.

PUB

Mais Artigos Populares

Yeremay Hernández recusa 4 clubes e apenas disse “sim” ao Sporting

Yeremay Hernández já disse sim ao Sporting. Extremo espanhol recusou entretanto quatro clubes neste mercado de verão.

Renato Sanches está de saída do PSG e já escolheu próximo clube

Renato Sanches está perto do Panathinaikos de Rui Vitória. Médio português não entra nos planos do PSG e sairá este verão.

Julian Draxler e a passagem pelo Benfica: «Nunca recuperei o ritmo necessário para voltar à minha melhor versão»

Julian Draxler esteve emprestado pelo PSG ao Benfica em 2022/23. Médio alemão recorda de forma breve a passagem pela Luz.