Segundo ano a quebrar!

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Há coisas que nunca mudam, tendem a repetir-se uma e outra vez. O Porto deste ano parece assustadoramente seguir o mesmo caminho do ano passado – um começo promissor com uma quebra a meio da época.

É difícil encontrar uma explicação que não resida em Lopetegui, mas os jogadores deixam transparecer outro motivo mais: falta de espinha dorsal. As quebras são normais, mas o Porto não tem recuperado dessas baixas de forma, o que é preocupante.

Há problemas que o Porto apresenta que já não são de agora, sendo os mais visíveis a distância a que se joga da baliza, a falta de penetração na grande área e a consequente escassez de oportunidades de golo. Tudo junto resulta numa equipa que tem dificuldade em marcar golos e criar perigo através de jogadas colectivas. Os dragões vão, no entanto, disfarçando estas dificuldades quando jogam em casa. O sentimento de quem joga perante o seu público é galvanizador e só isso faz com que o Porto disfarce os problemas mencionados. Já quando é visitante a equipa simplesmente joga mal, tem uma dificuldade de progressão desesperante e não mostra ter força suficiente para enfrentar o adversário de menor capacidade.

A conclusão a que chego é que falta força anímica aos azuis e brancos. Tal como no ano passado, assim que surgem pedras no caminho a equipa entra em espiral recessiva. Não quer dizer que se percam os jogos todos em catadupa mas é notória a falta de coesão e força. Quando um plantel atinge este estado só mesmo o trabalho táctico pode dar fio de jogo à equipa, no entanto, vemos que em Dezembro ainda há jogadores que parecem perdidos e que continuamos a ser aborrecidamente previsíveis. A falta de André André que com a sua energia abria linhas de passe (tal como Oliver na época transacta) também não tem ajudado à situação, e a constante rotação dos jogadores faz com que ninguém cimente confiança no seu jogo.

Maicon
Maicon

O que se vai saber daqui para a frente é se estes jogadores aguentam a pressão, se conseguem reagir sem quebrar ainda mais (como o Porto sempre fez durante anos a fio), e o que se espera de Lopetegui é que faça uma análise sobre as semelhanças desta quebra com a do ano passado e que tenha a humildade de mudar o que está mal. Os dragões estão numa situação de maior pressão do que os seus adversários: o Sporting ainda está (supostamente) em recuperação, e o Benfica tem tentado diminuir as despesas que tinha com o futebol. De nós, e após dois anos sem o campeonato, não se espera nada menos do que o título. Mais uma vez será que temos jogadores com falta de força anímica?

O sentimento dos portistas e a razão das queixas é que todos nós já vimos este filme e foi há pouco tempo. As nossas contratações foram para ganhar o campeonato, foi uma aposta na recuperação do que tem de ser nosso. E quanto a esta reconquista do título, no final do ano veremos se há dirigentes e estratégias ultrapassadas. Parece que a nossa falta de euforia (que leva a duvidar das nossas capacidades) contrasta com excessos de outros lados, onde já se descobriram os melhores dirigentes, melhor jovens jogadores… Lá para Maio será tudo posto em pratos limpos.

 

Imagens: FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Stefan Baiaram confirma rejeição do Benfica e avaliação do FC Porto: «Mourinho disse-me que ele não é jogador para o Benfica»

Stefan Baiaram foi oferecido ao Benfica e ao FC Porto. O avançado romeno de 23 anos está ao serviço do Universitatea Craiova, orientado por Filipe Coelho.

Confirmada a mudança de selecionador em Marrocos: Hoalid Regragui deixa o cargo e é rendido por Mohamed Ouahbi com o português João Sacramento como...

Marrocos confirmou a mudança de selecionador. Mohamed Ouahbi foi eleito o novo timoneiro da equipa e Hoalid Regragui foi despedido.

Igor Tudor continua só a perder pelo Tottenham e recusa-se a pensar em despedimento: «Pode parecer estranho, mas acredito mais depois deste jogo do...

Igor Tudor analisou a derrota do Tottenham diante do Crystal Palace. Técnico continua a guiar o clube a apenas derrotas.

Afonso Assis renova contrato com o Moreirense até junho de 2030

Afonso Assis renovou o contrato com o Moreirense. O médio de 19 anos estendeu a sua ligação ao clube até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Cristian Lema anuncia fim de carreira: «Quando a cabeça diz que é altura de parar, não faz sentido insistir»

Cristian Lema terminou a carreira de futebolista profissional aos 35 anos. O antigo defesa do Benfica pendurou as chuteiras de forma definitiva após rescindir com o Boca Juniors.

Rodrigo Ramos troca o Ararat-Armenia pelo Dínamo Tibilisi

Rodrigo Ramos, extremo português de 22 anos, reforça o Dinamo Tbilisi, vindo do Ararat‑Armenia, onde participou de nove partidas na última temporada.

Giacomo Bonaventura anuncia adeus ao futebol aos 36 anos: «Hoje é o momento de dizer stop ao futebol jogado»

Giacomo Bonaventura anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol aos 36 anos. O antigo internacional italiano pendura as chuteiras após uma última passagem pelo Al Shabab.