Será que fomos Porto?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Baixaram a cortinas do ‘espetáculo’ permanente que foi o campeonato português na época 2016/2017. Não é pelas melhores razões que esta temporada será recordada para a posteridade, seja pelas fracas produções futebolísticas que a generalidade dos artistas teimou em não apresentar com regularidade ou pelas controversas decisões dos poderosos órgãos regentes da competição, que (e não vale a pena desmenti-lo) a desvirtuaram monstruosamente. Não obstante toda a inclinação verificada em favor de uns, é tempo de uma profunda, coerente e minuciosa análise daquilo que falhou por parte de quem podia e devia ter feito muito, muito mais.

Numa altura em que se vai especulando e acrescem os rumores sobre quem será o próximo treinador do FC Porto, importa refletir, acima de tudo, naquilo que foi a passagem de Nuno Espírito Santo pelo Dragão. Poucos se esqueceram do belo discurso que o antigo guarda redes havia feito naquela desgostosa época (2009/2010) em que os túneis prevaleceram sobre a verdade desportiva. Nuno juntara todo o plantel na sala de imprensa e, perante as objetivas e microfones dos jornalistas, anunciou ao país a revolta de um grupo de jogadores, oficializando a famosa expressão “Somos Porto!”.

Fonte: Blogue Futebolada NES criou a expressão "Somos Porto"
Fonte: Blogue Futebolada
NES criou a expressão “Somos Porto”

Seis anos se passaram e o timoneiro estava de volta a uma casa que ele mesmo pretendia fosse uma verdadeira fortaleza, temível e intransponível para os adversários que por lá passassem. Na memória de todos os portistas estavam ainda as famosas palavras e, mais do que isso, a “confiança cega” de que havia chegado o homem que, finalmente, incutiria o espírito guerreiro e combativo num plantel que carecia de atitude fazia tempo. Na verdade, esse é um facto que abona claramente a favor de NES. Ao fim de sensivelmente três anos tivemos uma equipa…uma verdadeira equipa e não apenas um conjunto de jogadores. Em termos de atitude e do dar tudo em campo não há nada a apontar a cada um. A forma como muitos deles evoluíram e se tornaram valiosos ativos prontos a desafogar as cantas de uma SAD falida também é algo a ter em conta. Casos como os de Marcano e Brahimi, que já cá estavam, e do próprio Felipe, que foi um tiro certeiro no que à necessidade de centrais de qualidade diz respeito, dizem bem da capacidade de Nuno para tirar o melhor dos atletas. Isso, naturalmente, não se verificou com todos e, por isso, importa recordar o desaparecimento de Layún, como um dado negativo que, espero, não provoque a saída do mexicano.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Jardim lamenta empate do Flamengo frente ao Vasco: «Entregamos o jogo»

O Flamengo não conseguiu segurar a vitória frente ao Vasco e acabou por empatar no último lance do jogo, após estar a vencer 2-0. Leonardo Jardim lamentou o desfecho do encontro.

Diogo Dalot assistiu ao título do FC Porto: «Bastante orgulhoso do clube e espero que para o ano possamos ser campeões outra vez»

Diogo Dalot falou depois da vitória do Manchester United diante do Liverpool. Defesa deixou uma mensagem ao FC Porto depois do título.

Michael Carrick tem o melhor registo da Premier League desde que assumiu o Manchester United mas ainda não sabe se continua: «Não está ao...

Michael Carrick ainda não sabe o seu futuro no Manchester United. O técnico tem o melhor registo entre todos os treinadores, desde que chegou à Premier League.

Ex-Benfica em destaque no Santos no lugar de Neymar: «Fico feliz de o ter como substituto»

Benjamín Rollheiser tem ganho protagonismo no Santos, assumindo a posição de Neymar. O antigo avançado do Benfica tem estado em destaque nas últimas jornadas.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pereira ataca arbitragem após empate do Alanyaspor: «Não percebo mesmo se não sabem que o futebol é um desporto de contacto»

João Pereira não escondeu a indignação com a arbitragem do encontro do Alanyaspor frente ao Antalyaspor. O técnico lamentou um golo anulado pelo VAR à sua equipa.

Benfica chega aos 10 empates na mesma edição da Primeira Liga pela 5ª vez na história

O Benfica empatou contra o Famalicão por 2-2. Este foi o 10.º empate do Benfica na mesma edição da Primeira Liga.

Carlos Vicens não descarta presença de Ricardo Horta em Friburgo: «Esta aí todo o dia a chatear os médicos»

Carlos Vicens analisou o empate do Braga frente ao Estoril Praia, na Primeira Liga. O técnico falou ainda da possibilidade de Ricardo Horta jogar frente ao Friburgo.