Será que fomos Porto?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Baixaram a cortinas do ‘espetáculo’ permanente que foi o campeonato português na época 2016/2017. Não é pelas melhores razões que esta temporada será recordada para a posteridade, seja pelas fracas produções futebolísticas que a generalidade dos artistas teimou em não apresentar com regularidade ou pelas controversas decisões dos poderosos órgãos regentes da competição, que (e não vale a pena desmenti-lo) a desvirtuaram monstruosamente. Não obstante toda a inclinação verificada em favor de uns, é tempo de uma profunda, coerente e minuciosa análise daquilo que falhou por parte de quem podia e devia ter feito muito, muito mais.

Numa altura em que se vai especulando e acrescem os rumores sobre quem será o próximo treinador do FC Porto, importa refletir, acima de tudo, naquilo que foi a passagem de Nuno Espírito Santo pelo Dragão. Poucos se esqueceram do belo discurso que o antigo guarda redes havia feito naquela desgostosa época (2009/2010) em que os túneis prevaleceram sobre a verdade desportiva. Nuno juntara todo o plantel na sala de imprensa e, perante as objetivas e microfones dos jornalistas, anunciou ao país a revolta de um grupo de jogadores, oficializando a famosa expressão “Somos Porto!”.

Fonte: Blogue Futebolada NES criou a expressão "Somos Porto"
Fonte: Blogue Futebolada
NES criou a expressão “Somos Porto”

Seis anos se passaram e o timoneiro estava de volta a uma casa que ele mesmo pretendia fosse uma verdadeira fortaleza, temível e intransponível para os adversários que por lá passassem. Na memória de todos os portistas estavam ainda as famosas palavras e, mais do que isso, a “confiança cega” de que havia chegado o homem que, finalmente, incutiria o espírito guerreiro e combativo num plantel que carecia de atitude fazia tempo. Na verdade, esse é um facto que abona claramente a favor de NES. Ao fim de sensivelmente três anos tivemos uma equipa…uma verdadeira equipa e não apenas um conjunto de jogadores. Em termos de atitude e do dar tudo em campo não há nada a apontar a cada um. A forma como muitos deles evoluíram e se tornaram valiosos ativos prontos a desafogar as cantas de uma SAD falida também é algo a ter em conta. Casos como os de Marcano e Brahimi, que já cá estavam, e do próprio Felipe, que foi um tiro certeiro no que à necessidade de centrais de qualidade diz respeito, dizem bem da capacidade de Nuno para tirar o melhor dos atletas. Isso, naturalmente, não se verificou com todos e, por isso, importa recordar o desaparecimento de Layún, como um dado negativo que, espero, não provoque a saída do mexicano.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Maranhão reage à descida do Tondela: «Um pedido de desculpas não será suficiente»

O extremo Pedro Maranhão utilizou as redes sociais para pedir perdão aos adeptos pela despromoção do Tondela, agradecendo todo o apoio recebido.

Manchester United confirma saída de jogador neste verão

O Manchester United emitiu um comunicado oficial sobre o futuro de Tyrell Malacia. Lateral neerlandês vai deixar o clube.

Caroline Moller aparece solta na área depois de canto e bisa para dar o 2-0 ao Benfica na final da Taça de Portugal Feminina

Mais um de Caroline Moller e o Benfica já vence FC Porto por 2-0. Final da Taça de Portugal Feminina joga-se no Estádio do Jamor.

Unai Emery explica o apuramento do Aston Villa para a Champions e os segredos do seu método em entrevista: «Tudo nasce da minha paixão...

Numa entrevista, o treinador espanhol Unai Emery revelou que o sucesso do seu método vencedor assenta na dedicação diária e análise constante.

PUB

Mais Artigos Populares

É para sair: Bayern Munique toma decisão sobre futuro de guarda-redes

O Bayern Munique pretende a saída de Alexander Nubel. Venda direta ou empréstimo com obrigação de compra nos planos dos bávaros.

Benfica tem dossiês em aberto e para resolver no mercado de verão: jogadores preparam-se para regressar à Luz com futuro indefinido

O Benfica emprestou alguns jogadores nos últimos mercados, que se preparam para regressar à Luz muito em breve.

Canoagem: Fernando Pimenta ganha mais uma medalha em Taça do Mundo

Fernando Pimenta ficou em 2.º lugar e ganhou a medalha de prata em K1 5000 metros na Taça do Mundo de Brandemburgo.