O possível sistema tático do FC Porto

- Advertisement -

No primeiro jogo oficial da época 2022/2023, que colocou frente a frente FC Porto e CD Tondela, Sérgio Conceição surpreendeu todos os adeptos ao adotar um sistema tático com três avançados de raiz titulares em simultâneo, Evanilson, Taremi e Danny Loader. O único extremo de raiz em campo foi Pêpê, que fez muitas vezes o papel muitas vezes de Otávio, vagueando por diversas posições em campo.

A partir da final da Supertaça não podemos tirar quaisquer conclusões. O Tondela, equipa que vai competir na Segunda Liga, está atualmente proibido de comprar jogadores, ou seja, mantém os jogadores da época passada, com reforços vindos dos escalões de formação. Para além disso, perdeu muitos jogadores fundamentais na época passada na chegada da equipa à final da Taça de Portugal, como Salvador Agra, Trigueira, Tiago Dantas ou Eduardo Quaresma.

Como o Porto enfrentou um adversário fácil, Sérgio Conceição arriscou e colocou em campo os três avançados, abdicando de ter no 11 inicial os habituais dois extremos. Esta final serviu também para testar este sistema tático, que poderá ser utilizado no futuro pelo Porto, eventualmente quando jogar contra equipas inferiores.

O jogo correu bem ao Porto, que ganhou a final da Supertaça por 3-0, e poderia ter marcado muitos mais golos, não fosse a boa exibição do guarda-redes do Tondela a evitar males maiores. Ainda assim, e apesar da vitória, não penso que tenha sido a exibição mais conseguida pelo Porto. Ter Danny Loader atrás da dupla titular de avançados não é a mesma coisa que ter Otávio, um dos melhores jogadores do campeonato português, sendo que a entrada de Otávio em campo, como aconteceu no jogo de apresentação frente ao Mónaco, muda completamente a dinâmica de jogo do Porto.

Até ao momento o Porto contratou um extremo, Gabriel Verón, por 10 milhões de euros, que juntando a Gonçalo Borges, Galeno e Pêpê faz com que o Porto esteja muito bem servido na posição de extremo, e que não jogar com extremos, como aconteceu na Supertaça, é altamente improvável.

Por fim, e até ao momento, os laterais titulares do Porto são João Mário, do lado direito, e Zaidu, do lado esquerdo. São dois laterais com fragilidades defensivas, e jogando a equipa sem extremos aumenta a probabilidade de o adversário causar mais problemas aos laterais portistas.

FC Porto x CD Tondela
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Ao longo da época, e tendo em consideração o plantel atual, a dupla de avançados titulares será Evanilson e Taremi, os extremos Pêpê e Otávio, sendo que Otávio poderá jogar muitas vezes no lugar que Vitinha ocupou na época passada, num meio-campo a dois com Uribe. Caso isso aconteça, haverá uma disputa muito interessante entre Verón, Galeno e Gonçalo Borges na disputa pela posição de titular do ataque portista.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Optámos por deixar um médio baixo para ajudar a controlar entre-linhas»

Vasco Botelho da Costa analisou a derrota do Moreirense frente ao Benfica em conferência de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Erling Haaland e a polémica com Pablo Rosario: «Vão ver uma fotografia em que ele me está a agarrar no rabo»

Erling Haaland esteve embrulhado com Pablo Rosario no FC Porto x Manchester City. Avançado norueguês comentou o lance.

Revelado escândalo na Bola de Ouro 2024: «Disseram a Vinícius Júnior que tinha ganho a Bola de Ouro e já tinha um lugar reservado...

O irmão de Jenni Hermoso utilizou a caixa de comentários do Instagram para reacender a polémica. Em causa, Bola de Ouro 2024.

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Não havia muito espaço por dentro, por isso tentámos esticar a linha defensiva»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica no terreno do Moreirense em conferência de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva explica vários papeis de Gianluca Prestianni e destaca: «Não tenho a menor dúvida do que o Prestianni é e do que será...

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador elogiou Gianluca Prestianni.

Marco Silva elogia Daniel Banjaqui: «Vendemos um lateral que fez uma grande temporada e decidimos apostar em jovens nos quais o clube confia»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador falou de Daniel Banjaqui.

Marco Silva explica opção de adiar o jogo contra o Moreirense: «Já temos mais jogadores com condição física e soluções para rodar»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica sobre o Moreirense. Em conferência de imprensa, o treinador falou no adiamento do encontro.