O possível sistema tático do FC Porto

- Advertisement -

No primeiro jogo oficial da época 2022/2023, que colocou frente a frente FC Porto e CD Tondela, Sérgio Conceição surpreendeu todos os adeptos ao adotar um sistema tático com três avançados de raiz titulares em simultâneo, Evanilson, Taremi e Danny Loader. O único extremo de raiz em campo foi Pêpê, que fez muitas vezes o papel muitas vezes de Otávio, vagueando por diversas posições em campo.

A partir da final da Supertaça não podemos tirar quaisquer conclusões. O Tondela, equipa que vai competir na Segunda Liga, está atualmente proibido de comprar jogadores, ou seja, mantém os jogadores da época passada, com reforços vindos dos escalões de formação. Para além disso, perdeu muitos jogadores fundamentais na época passada na chegada da equipa à final da Taça de Portugal, como Salvador Agra, Trigueira, Tiago Dantas ou Eduardo Quaresma.

Como o Porto enfrentou um adversário fácil, Sérgio Conceição arriscou e colocou em campo os três avançados, abdicando de ter no 11 inicial os habituais dois extremos. Esta final serviu também para testar este sistema tático, que poderá ser utilizado no futuro pelo Porto, eventualmente quando jogar contra equipas inferiores.

O jogo correu bem ao Porto, que ganhou a final da Supertaça por 3-0, e poderia ter marcado muitos mais golos, não fosse a boa exibição do guarda-redes do Tondela a evitar males maiores. Ainda assim, e apesar da vitória, não penso que tenha sido a exibição mais conseguida pelo Porto. Ter Danny Loader atrás da dupla titular de avançados não é a mesma coisa que ter Otávio, um dos melhores jogadores do campeonato português, sendo que a entrada de Otávio em campo, como aconteceu no jogo de apresentação frente ao Mónaco, muda completamente a dinâmica de jogo do Porto.

Até ao momento o Porto contratou um extremo, Gabriel Verón, por 10 milhões de euros, que juntando a Gonçalo Borges, Galeno e Pêpê faz com que o Porto esteja muito bem servido na posição de extremo, e que não jogar com extremos, como aconteceu na Supertaça, é altamente improvável.

Por fim, e até ao momento, os laterais titulares do Porto são João Mário, do lado direito, e Zaidu, do lado esquerdo. São dois laterais com fragilidades defensivas, e jogando a equipa sem extremos aumenta a probabilidade de o adversário causar mais problemas aos laterais portistas.

FC Porto x CD Tondela
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Ao longo da época, e tendo em consideração o plantel atual, a dupla de avançados titulares será Evanilson e Taremi, os extremos Pêpê e Otávio, sendo que Otávio poderá jogar muitas vezes no lugar que Vitinha ocupou na época passada, num meio-campo a dois com Uribe. Caso isso aconteça, haverá uma disputa muito interessante entre Verón, Galeno e Gonçalo Borges na disputa pela posição de titular do ataque portista.

Francisco Aidos
Francisco Aidoshttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica recebe mais de 500 mil euros por transferência do Trabzonspor: eis a razão

Franculino Djú foi confirmado como reforço do Trabzonspor, deixando o Midtjylland. O avançado já passou pelo Benfica.

Luka Modric fala sobre José Mourinho: «O Real Madrid acertou em cheio nas suas contratações»

Luka Modric falou sobre José Mourinho, referindo que a contratação do treinador por parte do Real Madrid foi acertada.

Jaime Faria cai de pé contra Carlos Alcaraz

Jaime Faria foi eliminado do US Open na última madrugada, depois de ter sido derrotado por Carlos Alcaraz por 3-1.

Mercado a toda a velocidade: Casa Pia interessado em defesa do Marselha

Alexi Koum pode ser um dos últimos reforços do Casa Pia nesta janela de transferências, deixando o Marselha.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomás Araújo renova contrato com o Benfica: a nova cláusula de rescisão do defesa

Tomás Araújo renovou o seu contrato com o Benfica e passou a ter uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Pedro Gonçalves com mais opções de ficar em definitivo na Fiorentina: eis o motivo

Pedro Gonçalves trocou o Sporting pela Fiorentina por empréstimo, existindo uma cláusula de opção de compra que pode ser ativada.

Richard Ríos assinou pelo Al Ittihad mas… a transferência podia ter caído

Richard Ríos foi confirmado recentemente como reforço do Al Ittihad, mas a mudança poderia não ter ocorrido.