logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

FC Porto x CD Tondela

O possível sistema tático do FC Porto

No primeiro jogo oficial da época 2022/2023, que colocou frente a frente FC Porto e CD Tondela, Sérgio Conceição surpreendeu todos os adeptos ao adotar um sistema tático com três avançados de raiz titulares em simultâneo, Evanilson, Taremi e Danny Loader. O único extremo de raiz em campo foi Pêpê, que fez muitas vezes o papel muitas vezes de Otávio, vagueando por diversas posições em campo.

A partir da final da Supertaça não podemos tirar quaisquer conclusões. O Tondela, equipa que vai competir na Segunda Liga, está atualmente proibido de comprar jogadores, ou seja, mantém os jogadores da época passada, com reforços vindos dos escalões de formação. Para além disso, perdeu muitos jogadores fundamentais na época passada na chegada da equipa à final da Taça de Portugal, como Salvador Agra, Trigueira, Tiago Dantas ou Eduardo Quaresma.

Como o Porto enfrentou um adversário fácil, Sérgio Conceição arriscou e colocou em campo os três avançados, abdicando de ter no 11 inicial os habituais dois extremos. Esta final serviu também para testar este sistema tático, que poderá ser utilizado no futuro pelo Porto, eventualmente quando jogar contra equipas inferiores.

O jogo correu bem ao Porto, que ganhou a final da Supertaça por 3-0, e poderia ter marcado muitos mais golos, não fosse a boa exibição do guarda-redes do Tondela a evitar males maiores. Ainda assim, e apesar da vitória, não penso que tenha sido a exibição mais conseguida pelo Porto. Ter Danny Loader atrás da dupla titular de avançados não é a mesma coisa que ter Otávio, um dos melhores jogadores do campeonato português, sendo que a entrada de Otávio em campo, como aconteceu no jogo de apresentação frente ao Mónaco, muda completamente a dinâmica de jogo do Porto.

Até ao momento o Porto contratou um extremo, Gabriel Verón, por 10 milhões de euros, que juntando a Gonçalo Borges, Galeno e Pêpê faz com que o Porto esteja muito bem servido na posição de extremo, e que não jogar com extremos, como aconteceu na Supertaça, é altamente improvável.

Por fim, e até ao momento, os laterais titulares do Porto são João Mário, do lado direito, e Zaidu, do lado esquerdo. São dois laterais com fragilidades defensivas, e jogando a equipa sem extremos aumenta a probabilidade de o adversário causar mais problemas aos laterais portistas.

FC Porto x CD Tondela
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Ao longo da época, e tendo em consideração o plantel atual, a dupla de avançados titulares será Evanilson e Taremi, os extremos Pêpê e Otávio, sendo que Otávio poderá jogar muitas vezes no lugar que Vitinha ocupou na época passada, num meio-campo a dois com Uribe. Caso isso aconteça, haverá uma disputa muito interessante entre Verón, Galeno e Gonçalo Borges na disputa pela posição de titular do ataque portista.

O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

O Francisco é natural de Viseu. É licenciado em Geografia pela Universidade do Porto e a frequentar atualmente o mestrado em ensino de Geografia na Universidade do Porto. Gosta de ver NBA, e em especial os Dallas Mavericks, mas o seu desporto de eleição é o futebol, e o FC Porto.

FC PORTO vs CD TONDELA