Decorreu esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal. 13 equipas da Primeira Liga Portuguesa estão presentes nesta 5ª eliminatória (FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, Moreirense FC, Boavista FC, Vitória SC, Vitória FC, SC Braga, CD Aves, CD Feirense, Rio Ave FC, GD Chaves e CD Tondela) enquanto que apenas duas da Segunda Liga Portuguesa (FC Paços de Ferreira e Leixões SC) e uma do Campeonato de Portugal (CDC Montalegre).

Após o sorteio, eis o resultado:

O FC Porto recebe uma equipa que tem estado em destaque na Liga NOS pela sua boa forma, Moreirense FC, que está neste momento na 6ª posição. Num histórico de confrontos entre os dois emblemas, a equipa de Moreira de Cónegos nunca conseguiu ganhar, ou até mesmo empatar, no Estádio do Dragão. No entanto, as deslocações dos azuis e brancos à freguesia vimaranense são sempre muito perigosas. Nos últimos 10 jogos do FC Porto em casa do Moreirense, os Dragões apenas ganharam quatro. Já a equipa minhota venceu duas partidas e o empate deu-se em quatro jogos. O último encontro das duas equipas foi a 2 de setembro de 2018 a contar para a 4ª jornada da Liga NOS, encontro esse que o FC Porto venceu por 3-0. Herrera, Aboubakar e Moussa Marega fizeram os três golos da partida.

FC Porto aquando da vitória em Vila Real a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal
Fonte: FC Porto

De realçar que o Moreirense já fez excelentes resultados esta época, embora tenha começado mal o campeonato. Já vence há cinco jogos oficiais consecutivos, um deles com um sabor especial. Os pupilos de Ivo Vieira surpreenderam tudo e todos ao conquistar os três pontos em pleno Estádio da Luz com uma vitória por 3-1, golos de Chiquinho, Pedro Nuno e Ndiaye.

O Moreirense conta com uma Taça da Liga, duas Segundas Liga Portuguesa, e duas taças da extinta II Divisão.

O antigo lateral do FC Porto, João Pinto, foi representar os Dragões à Cidade do Futebol e afirmou o seguinte: “Calhou o Moreirense e jogar no Dragão. Sabemos de antemão que se as equipas estão neste sorteio é porque têm valor. O Moreirense, sempre que joga no Dragão, tem criado algumas dificuldades. O FC Porto vai jogar este jogo como tem jogado os outros, respeitando o adversário, com o pensamento de ganhar o jogo e passar à eliminatória seguinte”.

Os jogos da quinta eliminatória da Taça de Portugal estão agendados entre os dias 18 a 20 de dezembro.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários