Ter cabeça, mas também “ilusión”

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Fim da linha. A era basca do FC Porto terminou quando estava prestes a entrar num ponto de irreversibilidade manifesta. Se a decisão deveria ter sido tomada há mais tempo, será impossível saber, mas agora há que enfrentar o futuro de peito aberto, cabeça fria, pragmatismo e (porque não?) com alguma “ilusión”. Ilusão, peço desculpa.

A questão que se prende com a sucessão de Julen Lopetegui é mais complicada do que aparenta. Parece a velha história da manta que é curta: se cobrimos os pés, descobrimos o resto do corpo e vice-versa. Os preferidos parecem estar fora de alcance. André Villas-Boas vai deixar o Zenit, mas apenas no final da presente época; até acreditaria que um apelo ao coração do técnico que é assumidamente dragão poderia fazê-lo pensar duas vezes, mas a contrapartida financeira que seria exigida ao FC Porto deveria fugir (e muito) daquilo de que o clube estará disposto a abrir mão. Marco Silva parece estar numa situação semelhante à de AVB. Em grande na Grécia, poderia aceitar o convite portista, mas apenas no final da época. E, mesmo aí, há um entrave de enorme dimensão, que é a “cláusula anti-rivais” instaurada pelo Sporting, aquando da saída do treinador do clube.

Marco-Silva-Sporting
Marco Silva, tal como AVB, parecem soluções difíceis
Fonte: desporto365.com

Quanto a Nuno Espírito Santo, não me vou alongar: na minha sincera opinião, para colocar o ex-guarda-redes ao leme dos destinos táticos do FCP, mais valia deixar Lopetegui até ao final da estação, independentemente dos dividendos conseguidos até lá. Portanto, sobra Leonardo Jardim.O madeirense seria uma aposta séria e convicta, não só pelas suas capacidades, mas também pela serenidade que poderia trazer ao grupo de trabalho. Os rumores apontam para uma certa insatisfação do técnico no Mónaco, derivada da chegada de Makelelé para o posto de diretor do clube. A hipótese possível, mas também credível.

No entanto, esta última opção obrigaria a apostar em Leonardo Jardim com a consciência de que seria para durar. Acusem-me de egoísmo, mas a minha solução passaria por algo já antes visto: promover Luís Castro e esperar pelo verão para fazer voltar Villas-Boas. Estaria a hipotecar o futuro imediato do FC Porto? Não sei. Castro até poderia surpreender. Seria uma solução modesta, mas também pensada. E, analisando matematicamente, o título ainda é possível e a Taça de Portugal está ao perfeito alcance das ambições portistas. Pior que Lopetegui será difícil, não?

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026 | A grande antevisão

Este Mundial de 2026 ficará para sempre associado ao número 48. Nunca tantas seleções participaram numa fase final.

9 substituições ao intervalo e só 2 jogadores continuam em campo: eis as alterações na equipa de Portugal contra a Nigéria

Portugal defronta a Nigéria no último encontro antes do Mundial 2026. Roberto Martínez mudou nove jogadores ao intervalo.

Inglaterra x Costa Rica adiado por mau tempo: jogo já começou

A Inglaterra x Costa Rica já começou. Jogo era para ter sido iniciado às 21h00, mas foi adiado devido ao mau tempo.

Almería de Cristiano Ronaldo já conhece adversário na final do playoff de subida à La Liga

O Málaga eliminou esta quarta-feira o Las Palmas e vai jogar contra o Almería na final do playoff de subida à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

5 melhores treinadores do Mundial 2026

A poucas horas do começo do Mundial 2026, todo o mundo do futebol está ansioso pelo arranque da prova e por assistir às atuações das seleções.

João Tralhão despede-se do Benfica: «Quase duas décadas a trabalhar ao vosso lado é um verdadeiro privilégio»

João Tralhão despediu-se do Benfica na sequência da saída de José Mourinho para o Real Madrid, e encerrou uma longa ligação ao clube da Luz.

AM Bola na Rede #1 – A antevisão ao Mundial 2026: Vai dar Portugal?

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No episódio de estreia, a antevisão da prova e da participação de Portugal.