Todos na casa de partida

- Advertisement -

hic sunt dracones

No Sporting, Jorge Jesus não vai ter a mesma estrutura nem as mesmas condições de trabalho ou financeiras que lhe eram oferecidas na Luz. Já para os lados do Benfica, Rui Vitória volta à estrutura encarnada para orientar a equipa principal e começar a lançar os jovens da academia para os grandes palcos.

A miríade de opiniões que surgiram após a “bicada” do século era esclarecedora e, ao mesmo tempo, contraditória. Apesar de serem meras opiniões, existia uma grande disparidade entre elas porque a verdade é só uma: ninguém sabe. Ninguém sabe onde é que o Sporting foi buscar tanto dinheiro. Ninguém sabe o que é exigido a Rui Vitória ou a Jorge Jesus para além do óbvio. Ninguém sabe as condições de trabalho oferecidas. Ninguém sabe nada de nada.

Rui Vitória é um treinador que aposta na formação? Jorge Jesus despreza as categorias de base? Clichés! Todos os treinadores trabalham com o que têm. Vitória tem apostado na formação porque não tem tido craques de 15 milhões à disposição. Jesus tem desprezado as categorias de base porque lhe têm dado esses mesmos jogadores. Todos querem uma coisa: ganhar. E para isso costuma ser boa ideia colocar os melhores a jogar.” (António Tadeia)

Apesar de algumas reticências que coloco ao ler a opinião de António Tadeia, que merecia ser muito mais desenvolvida, pergunto-me como não concordar em grande parte com a opinião do comentador de futebol.

Todos juntos na casa de partida
Todos juntos na casa de partida

Mas voltemos ao ponto de partida desta crónica, que, afinal, é sobre o FC Porto. Sim, ponto de partida parece-me o termo mais correto para utilizar neste momento. Tenho ouvido por aí que o FC Porto já começa a época à frente da concorrência porque manteve a estrutura, a equipa técnica e não mudou nada. E ouço-o, inclusive, de adeptos portistas. Passámos uma época a queixar-nos de sermos burgueses, de nos acharmos superiores aos outros. Pior… começámos a época a pensar que estava tudo ganho com uma equipa fabulosa, a “melhor dos últimos 30 anos”.

A casa de partida é a mesma para todos. Ninguém começa com mais ou menos pontos, com mais golos marcados ou menos golos sofridos. Começam todos do zero. A diferença está apenas nas equipas e na maneira como se prepararam e como vão encarando a competição. Pessoalmente? Prefiro acreditar que Jorge Jesus e Rui Vitória serão capazes. Prefiro acreditar que são capazes do que adormecer à sombra de umas “esperadas” prestações aquém do que é normal. Motiva-me mais, incentiva-me a trabalhar mais.

Se querem continuar a achar que está tudo ganho, força. Parece que os “excessos” ainda enchem a pança a muitos enquanto os que têm fome vão definhando.

Foto de capa: fcporto.pt

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo e a relação com Jorge Jesus: «Obviamente tem as suas pancadas»

João Cancelo deixou fortes elogios ao novo selecionador nacional, Jorge Jesus, mas também defendeu Roberto Martínez.

Thierry Henry escolhe o favorito à Bola de Ouro: «Vão dizer-me que ele não ganhou nada»

Thierry Henry escolheu Kylian Mbappé como favorito à Bola de Ouro e justificou a preferência com os números alcançados pelo avançado francês.

Ana Borges confiante no apuramento de Portugal no Mundial Sub-20 Feminino: «Acredito plenamente que vamos passar à próxima fase»

Ana Borges acredita que Portugal vai reagir à derrota na estreia do Mundial sub-20 e garantir a passagem à próxima fase da competição.

José Luis Mendilibar deixa Olympiakos e Imanol Alguacil surge como principal candidato ao cargo

José Luis Mendilibar deixou o comando do Olympiakos e Imanol Alguacil é apontado como o principal candidato ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Diego Callai | O “esquecido” das balizas de Alvalade

Após cinco anos a ser regularmente utilizado na equipa B leonina e com boas exibições, Callai já merecia uma oportunidade na equipa principal.

Tensão entre Robert Lewandowski e Rodrigo De Paul e golos de craques mundiais: Inter Miami de Lionel Messi empata contra Chicago Fire na MLS

O Inter Miami empatou na visita ao terreno do Chicago Fire na MLS. Em campo, nomes como Robert Lewandowski, Lionel Messi e Casemiro.

Jeremiah St. Juste assume que gostava de enfrentar o Sporting na Champions League: «Tenho muitas saudades de Portugal e do Sporting, das pessoas»

Jeremiah St. Juste falou depois do confronto entre o Barcelona e o Feyenoord na Champions League. Catalães venceram de goleada por 5-1.