Toni Martínez começou melhor, mas Evanilson parte na frente
Sérgio Conceição tem, este ano, ao seu dispor três bons avançados que lhe dão garantias na frente de ataque portista. Com o decorrer do campeonato, Medhi Taremi cimentou o seu lugar no onze azul e branco, tornando-se o goleador de serviço da equipa.
Uma vez que o treinador usa uma tática com dois avançados, tem como opções para fazer dupla com o iraniano Toni Martínez e Evanilson.
⚽⭐ Toni Martínez venceu o prémio da Liga de melhor avançado de agosto 💪💪#FCPorto #ToniMartínez pic.twitter.com/KlBeC8WdBI
— FC Porto (@FCPorto) September 17, 2021
O avançado espanhol começou o campeonato como titular, e não começou muito mal, marcou três golos nos primeiros dois jogos. Manteve a titularidade, mas com a escassez de golos foi perdendo o seu espaço no onze.
Foi ganhando força a opção Evanilson, e foi titular em 5 dos últimos 6 jogos do FC Porto, com quatro golos e uma assistência.
📽 #DaBancada 🤩 O bis do @Evan_lima30 ⚽️⚽️#FCPorto #FCPBFC pic.twitter.com/nCdU4hcf3z
— FC Porto (@FCPorto) October 31, 2021
Toni Martínez, caracteriza-se por ser um ponta de lança possante, que sabe jogar de costas para a baliza, usando bem o corpo para proteger a bola, usufruindo ainda de um forte remate, uma característica perigosa para as redes adversárias.
O brasileiro também partilha da mesma qualidade no que diz respeito a segurar bem a bola de costas para a baliza, a diferença está no brasileiro conseguir oferecer uma maior mobilidade à equipa e melhor qualidade técnica.

Uma análise que não foge muito à comparação feita por Sérgio Conceição às duas opções para fazer companhia a Mehdi Taremi.
«O Toni Martínez é um jogador mais de referência. O Evanilson permite uma equipa mais móvel, dá-nos coisas diferentes no nosso ataque organizado. O Toni explora bem os espaços, é um jogador possante. O Evanilson é mais refinado, naquilo que é a ligação, em jogar em apoio e não dar referências aos centrais, para depois aparecerem outros jogadores, nomeadamente os alas. O Mehdi pisa espaços diferentes também.»
Seja um ou outro, a frente de ataque do FC Porto fica bem entregue, é um sector onde o plantel azul e branco está bem servido.