Uma lição para Nuno Espírito Santo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O empate caseiro do FC Porto ficou marcado por vários acontecimentos que, em muito ou em pouco, contribuíram para que fosse possível. Desde logo, por coincidência ou não, o Dragão voltou a assistir a uma arbitragem onde os responsáveis por essa vertente do jogo pura e simplesmente se recusavam a assinalar grandes penalidades a favor dos Azuis e Brancos. Foram mais três a acrescentar a um valor quase pornográfico que vai aumentando jornada após jornada. Depois, a maldita sorte (ou falta dela): os visitantes marcam naquela que foi praticamente a única oportunidade que tiveram para o fazer, enquanto do outro lado os postes e os adversários iam evitando que o resultado se fosse avolumando para os Dragões. Por último, as opções de Nuno Espírito Santo (NES) para este desafio de extrema importância. Por ser precisamente esta a única vertente controlável, será nela que me irei debruçar neste texto.

Não há como não fazer a divisão: 2016/2017 tem as versões pré-Soares e pós-Soares. A versão pré-Soares era aquela que criava oportunidades, dominava adversários e que precisava de várias oportunidades para chegar ao golo. A versão pós-Soares é uma versão mais letal, que sabe aproveitar espaços e que muitas vezes tem um aproveitamento ofensivo quase perfeito. No Domingo, dia em que os três pontos davam o primeiro lugar antes da visita à Luz, o FC Porto pré-Soares, mesmo com o brasileiro no onze, voltou a dar a cara.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Na minha opinião, esse FC Porto renasceu por dois equívocos de NES: o regresso ao 4-4-2 e alteração da dinâmica no ataque. Para jogar com dois jogadores de área e dois extremos, o treinador portista abdicou de um terceiro elemento a meio-campo, sendo que esta mudança acabou por se mostrar fundamental tanto no golo sofrido, como na previsibilidade com que os Dragões saíam para o ataque. Recuando um pouco no tempo: Óliver brilhou no Porto de Lopetegui a jogar em 4-3-3; Simeone dispensou-o porque o pequeno espanhol sentiu dificuldade em impor-se numa equipa que jogava em 4-4-2; o FC Porto e Óliver vinham a subir de forma jogo após jogo, a jogar com três médios.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão ajuda o AC Milan a vencer o Cremonese nos descontos

Na 27.ª jornada da Serie A, o AC Milan bateu o Cremonese por 2-0, com dois golos apontados nos minutos finais, um deles por Rafael Leão.

César Peixoto desagradado com conferência de José Mourinho: «O Gil Vicente merece mais respeito»

César Peixoto não gostou do facto de ter sido colocada apenas uma questão sobre o Gil Vicente x Benfica na conferência de imprensa de José Mourinho.

Farense vence Lusitânia Lourosa ao cair do pano na 24.ª jornada da Segunda Liga

O Farense venceu o Lusitânia Lourosa por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da Segunda Liga. O golo do triunfo algarvio surgiu ao minuto 89.

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao Sporting x FC Porto

O FC Porto defronta o Sporting na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que plantel do Manchester United está mais satisfeito com Michael Carrick do que com Ruben Amorim: «Lufada de ar fresco»

De acordo com a imprensa inglesa, os jogadores do Manchester United estão muito agradados com Michael Carrick e mais satisfeitos, comparativamente com Ruben Amorim.

GP Tailândia: Marco Bezzecchi vence e começa a nova temporada de Moto GP da mesma forma que terminou a anterior

Marco Bezzecchi termina em primeiro lugar, seguido de Pedro Acosta e Raúl Fernández fecha o pódio do GP da Tailândia de Moto GP.

Barcelona de olho em alvo do Benfica no mercado de janeiro

A imprensa espanhola diz que o Barcelona está interessado em Stije Resink, jogador que foi associado ao Benfica em janeiro.