📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma lição para Nuno Espírito Santo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O empate caseiro do FC Porto ficou marcado por vários acontecimentos que, em muito ou em pouco, contribuíram para que fosse possível. Desde logo, por coincidência ou não, o Dragão voltou a assistir a uma arbitragem onde os responsáveis por essa vertente do jogo pura e simplesmente se recusavam a assinalar grandes penalidades a favor dos Azuis e Brancos. Foram mais três a acrescentar a um valor quase pornográfico que vai aumentando jornada após jornada. Depois, a maldita sorte (ou falta dela): os visitantes marcam naquela que foi praticamente a única oportunidade que tiveram para o fazer, enquanto do outro lado os postes e os adversários iam evitando que o resultado se fosse avolumando para os Dragões. Por último, as opções de Nuno Espírito Santo (NES) para este desafio de extrema importância. Por ser precisamente esta a única vertente controlável, será nela que me irei debruçar neste texto.

Não há como não fazer a divisão: 2016/2017 tem as versões pré-Soares e pós-Soares. A versão pré-Soares era aquela que criava oportunidades, dominava adversários e que precisava de várias oportunidades para chegar ao golo. A versão pós-Soares é uma versão mais letal, que sabe aproveitar espaços e que muitas vezes tem um aproveitamento ofensivo quase perfeito. No Domingo, dia em que os três pontos davam o primeiro lugar antes da visita à Luz, o FC Porto pré-Soares, mesmo com o brasileiro no onze, voltou a dar a cara.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Na minha opinião, esse FC Porto renasceu por dois equívocos de NES: o regresso ao 4-4-2 e alteração da dinâmica no ataque. Para jogar com dois jogadores de área e dois extremos, o treinador portista abdicou de um terceiro elemento a meio-campo, sendo que esta mudança acabou por se mostrar fundamental tanto no golo sofrido, como na previsibilidade com que os Dragões saíam para o ataque. Recuando um pouco no tempo: Óliver brilhou no Porto de Lopetegui a jogar em 4-3-3; Simeone dispensou-o porque o pequeno espanhol sentiu dificuldade em impor-se numa equipa que jogava em 4-4-2; o FC Porto e Óliver vinham a subir de forma jogo após jogo, a jogar com três médios.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.