📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma lição para Nuno Espírito Santo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O empate caseiro do FC Porto ficou marcado por vários acontecimentos que, em muito ou em pouco, contribuíram para que fosse possível. Desde logo, por coincidência ou não, o Dragão voltou a assistir a uma arbitragem onde os responsáveis por essa vertente do jogo pura e simplesmente se recusavam a assinalar grandes penalidades a favor dos Azuis e Brancos. Foram mais três a acrescentar a um valor quase pornográfico que vai aumentando jornada após jornada. Depois, a maldita sorte (ou falta dela): os visitantes marcam naquela que foi praticamente a única oportunidade que tiveram para o fazer, enquanto do outro lado os postes e os adversários iam evitando que o resultado se fosse avolumando para os Dragões. Por último, as opções de Nuno Espírito Santo (NES) para este desafio de extrema importância. Por ser precisamente esta a única vertente controlável, será nela que me irei debruçar neste texto.

Não há como não fazer a divisão: 2016/2017 tem as versões pré-Soares e pós-Soares. A versão pré-Soares era aquela que criava oportunidades, dominava adversários e que precisava de várias oportunidades para chegar ao golo. A versão pós-Soares é uma versão mais letal, que sabe aproveitar espaços e que muitas vezes tem um aproveitamento ofensivo quase perfeito. No Domingo, dia em que os três pontos davam o primeiro lugar antes da visita à Luz, o FC Porto pré-Soares, mesmo com o brasileiro no onze, voltou a dar a cara.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Na minha opinião, esse FC Porto renasceu por dois equívocos de NES: o regresso ao 4-4-2 e alteração da dinâmica no ataque. Para jogar com dois jogadores de área e dois extremos, o treinador portista abdicou de um terceiro elemento a meio-campo, sendo que esta mudança acabou por se mostrar fundamental tanto no golo sofrido, como na previsibilidade com que os Dragões saíam para o ataque. Recuando um pouco no tempo: Óliver brilhou no Porto de Lopetegui a jogar em 4-3-3; Simeone dispensou-o porque o pequeno espanhol sentiu dificuldade em impor-se numa equipa que jogava em 4-4-2; o FC Porto e Óliver vinham a subir de forma jogo após jogo, a jogar com três médios.

Foto de Capa: FC Porto

Rui Sousa
Rui Sousa
Amante de futebol e Dragão desde sempre, faz do FC Porto um amigo de todas as ocasiões. Como qualquer portista que se preze, defende o Brasão Abençoado com unhas e dentes sempre que necessário.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica aborda penálti sobre Nico Otamendi com imagens nas redes sociais: «Ciclone Haas»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga. Penálti assinalado deu que falar e as águias reagiram nas redes sociais.

Sporting quer contratar extremo brasileiro que atua na Premier League e há conversações

O Sporting quer contratar Luís Guilherme ao West Ham. Leões abrem conversações pelo extremo brasileiro de 19 anos.

Roberto Martínez elogia 2 jogadores da Seleção Nacional: «É capaz de executar o que nós, treinadores, pensamos a qualquer momento»

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal MARCA. Selecionador Nacional mostra-se rendido a Vitinha e a Nuno Mendes.

Os 3 pilares, a mudança de Cristiano Ronaldo e os 1000 golos: tudo o que disse Roberto Martínez sobre o capitão da Seleção

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez identifica maior fortaleza da Seleção Nacional e melhor geração do futebol português

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez não coloca Portugal como favorito a ganhar o Mundial 2026 e explica o porquê

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com algumas declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez comenta sorteio de Portugal e revela não gostar do novo formato do Mundial: «Gostaria que…»

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.